Educação | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Educação

Cadeiras De Papelão Construindo O Momento De Brincar Pra Crianca Com Deficiencia

IPA Brasil - Associação Brasileira pelo Direito de Brincar e à Cultura

Utilizando cadeiras de papelão,com o apoio dos pés em uma superfície e uma postura de alinhamento do corpo, é observado que há um melhor posicionamento da coluna, da cabeça e do quadril da criança, o que facilita a função dos braços e o contato de olho com os pais e os brinquedos. A dificuldade de manter as mãos próximas do corpo para segurar o brinquedo pode diminuir o tempo de brincadeira e de interação com os pais.Após a adequação postural e orientações quanto aos brinquedos e brincadeiras para a faixa etária há um maior envolvimento da criança no processo de comunicação, participação nas atividades de escola, contato visual e interação, maior tempo de brincadeiras e momentos de diver

Temas: Saúde Educação Ver mais

Caminho Do Futuro

Associação Movimento Futuro

Para despertar o interesse do público priorizado em suas ações, a organização planejou uma metodologia de natureza lúdica, fundamentada no jogo denominado “Caminho do Futuro”, que propõe um percurso pedagógico composto por 6 passos: passo 1 (Inter-Agir) com foco no autoconhecimento do aluno; passo 2 (Com-Fiar) que visa estabelecer laços entre alunos e comunidade; passo 3 (Sonhar) tem como princípio identificar o sonho dos estudantes para transformarem os seus espaços em conjunto com a comunidade; passo 4 (Planejar) as estratégias de intervenção articuladas com o conteúdo curricular; passo 5 (Realizar) é o momento “mão na massa” e passo 6 (Contagiar), momento de celebração do que foi construído, divulgação do sonho materializado e sonhar com o próximo projeto.

Temas: Educação Ver mais

Caminhos Da Reciclagem

Associação Aliança Empreendedora

A Caminhos da Reciclagem é uma metodologia para fortalecimento de organizações de catadores, por meio da melhoria de seus processos de produção, gestão e comercialização. Já foi aplicada em 6 estados brasileiros.

Temas: Educação Renda Ver mais

Capacitação Profissional Para Jovens Em Administração E Tecnologia Da Informação

Instituto da Oportunidade Social (IOS)

A Tecnologia Social do IOS - Instituto da Oportunidade Social é um modelo de ensino profissionalizante em rotinas administrativas, softwares de produtividade e outras tecnologias, que preparam adolescentes e jovens para ingressarem no mundo do trabalho e conquistarem o 1o emprego e a consequente geração de renda. Adicionalmente ao conteúdo técnico, o modelo de ensino possui aulas de extensão escolar de português e matemática, e possui um portfólio vasto de atividades que promovem o desenvolvimento comportamental e emocional dos atendidos, promovendo o desenvolvimento dos jovens de forma holística. São importantes diferenciais da Tecnologia Social do IOS: - Conhecimentos técnicos e softwares constantemente atualizados pelas empresas parceiras, e seus conteúdos são desenhados por uma equipe interna do Instituto, focada em tornar o aprendizado interessante e acessível para as juventudes; - Conhecimentos comportamentais e emocionais constantemente atualizados pela nossa equipe composta por Psicopedagoga, Psicóloga e Assistentes Sociais; - Metodologia de ensino preparada para capacitar e acompanhar novos Professores, em modelo EAD híbrido, oportunizando que a Tecnologia Social possa ser implantada em qualquer cidade do Brasil; - Equipe de retaguarda para acompanhar toda a implantação e atendimento dos novos alunos; - Diversos Indicadores de acompanhamento da TS disponíveis em software de Gestão Educacional e Power BI.

Temas: Educação Renda Ver mais

Casinha De Cultura - Redescobrindo A Brinquedoteca

ChildFund Brasil – Fundo para Crianças!

Casinha de Cultura é um espaço de encontro e convivência inclusivo, que respeita a diversidade, a interlocução e ação conjunta, o brincar, a autoestima pela valorização da cultura local e aproximação entre gerações. A tecnologia é embasada em dois eixos: Identidade Cultural e Cultura da Criança.

Temas: Educação Ver mais

Cata Letras: Alfabetização E Letramento Com Catadoras De Materiais Recicláveis

Associação Cooper 3Rs

O CATA- LETRAS, “ tecnologia social sócio educativa”, certificada pela Fundação Banco do Brasil, é um Programa de Alfabetização e Letramento diferenciado e que vem sendo elaborado na Associação Cooper 3Rs, em Mogi Guaçu, desde janeiro de 2015, para garantir a participação efetiva, autonomia e poder de decisão de um grupo de catadoras de materiais recicláveis nos destinos e nos contextos de leitura e escrita desta organização social. Vem de encontro aos princípios e valores de acesso, emancipação e empoderamento feminino na autogestão da associação. Hoje, o grupo semanal é composto por 6 catadoras, 1 catador, uma fonoaudióloga educadora ambiental especializada em educação ambiental e pós graduada em psicopedagogia, com uma catadora graduada em Pedagogia. Mas o CATA - LETRAS acontece na rotina da Central de Triagem de Resíduos Sólidos, em que todos os catadores e catadoras se utilizam, se apropriam e aperfeiçoam continuadamente a alfabetização e o letramento.

Temas: Educação Renda Ver mais

Catapoesia

Trilhas da Serra - Educação, Cultura e Cidadania

A metodologia Catapoesia tem o objetivo de formar coletivos juvenis para serem protagonistas da produção de livros com capas de papelão a partir da coleta de histórias em comunidades e em bairros, privilegiando os conteúdos de caráter cultural e social e tornando os jovens autônomos no trabalho.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Censo Maré - Cartografia, Demografia E Atividades Econômicas

Associação Redes de Desenvolvimento da Maré

O Censo Maré é uma tecnologia social realizada pela Redes da Maré, em parceria com o Observatório de Favelas, desde 2011, no maior conjunto de favelas da cidade do Rio de Janeiro, o Complexo da Maré. Consiste no desenvolvimento de levantamentos cartográficos, econômicos e demográficos voltados para a ampliação e difusão do conhecimento sobre o território e as condições de vida de seus moradores. A metodologia conjuga conhecimento técnico e participação comunitária.

Temas: Educação Ver mais

Central Do Bem: Comerciantes Da Periferia Comprando Em Rede.

Associação Ateliê de Ideias

A Central de Compras contribui para o desenvolvimento da economia local de uma periferia de Vitória/ES. Articulando 40 comerciantes dos morros de Jaburu e São Benedito, em rede, proporciona aos pequenos comerciantes, o fortalecimento de seus negócios, a partir de compras coletivas, permitindo o aumento do poder de negociação juntos aos fornecedores, a redução de custos gerais com transporte de mercadorias e a criação de ações conjuntas de melhoria tanto para seus associados (como o acesso a ferramentas e conhecimentos de negócio e de comunicação e marketing) quanto para o consumidor local, que hoje muitas vezes se vê privado do acesso a muitos itens de consumo, na própria comunidade.

Temas: Renda Educação Ver mais

Centro De Autismo Dona Meca - Cda

Obra Social Dona Meca

O Centro de Autismo (CDA) - é composto por alguns setores que já fazem parte da gama de atividades desenvolvidas na OSDM em 25 anos de atuação na área social de habilitação e reabilitação de crianças e adolescentes com deficiência. São eles: Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicomotricidade e Psicologia, sendo estas atividades a base do trabalho multidisciplinar de Estimulação Neurossensorial do CDA. Para ser atendida pelo CDA, a criança precisa estar diagnosticada dentro do Espectro do Autismo ou em investigação, apresentando alteração da interação social, da comunicação verbal e não-verbal, e alteração do comportamento.

Temas: Saúde Educação Ver mais

Fale Conosco