Educação | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Educação

Kalivono: Kalihunoe Ike Vo’um

Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural

A tecnologia Formação Continuada de Professores para o Trabalho com a Língua, Arte e Cultura, de 2013 a 2015 produziu material didático bilíngue português-terena para o ensino fundamental. A presente proposta é a reaplicação da tecnologia, dessa vez, direcionada à educação infantil – seguindo os parâmetros de construção a partir da realidade dos indígenas da etnia terena, no município de Miranda, no Mato Grosso do Sul. Temos como foco central a valorização do uso da língua materna e dos conhecimentos tradicionais da cultura no ambiente escolar, em especial nas séries iniciais.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Kit Brincanto: Jogos E Promoção De Saúde Sexual E Reprodutiva Na Juventude

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

O Kit BrincanTO é uma tecnologia educativa que pode ser utilizada em ações que objetivam a promoção de saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens. O Kit BrincanTO é um conjunto de 8 jogos educativos (digitais e físicos) que abordam temáticas como mudanças corporais na adolescência, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada, prevenção de violência sexual, vivências da sexualidade de forma segura e gênero/sexualidade. A utilização dos jogos é norteada para a criação de espaços dialógicos nos quais jovens e profissionais (saúde e educação) possam construir conhecimentos que contribuam para a adoção de atitudes criticas e promotoras de saúde.

Temas: Saúde Educação Ver mais

Kitaanda Bantu Etnodesenvolvimento De Povos E Comunidades Tradicionais

ASSOCIAÇÃO NACIONAL CULTURAL DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO BANTU

A Kitaanda Bantu é uma estratégia de desenvolvimento sustentável de povos e comunidades tradicionais criada no ano de 2004 pela ACBANTU como uma resposta à situação de vulnerabilidade social que viviam famílias cadastradas para o recebimento de cestas de alimentos. Utilizando o conceito de Etnodesenvolvimento os participantes partem de sua cultura tradicional para elaboração coletiva de ações de geração de renda e inclusão social em núcleos produtivos: agroecologia, gastronomia, artesanatos, ervas medicinais, etc. Os recursos obtidos são investidos nas famílias participantes e na preservação cultural das comunidades gerando assim autonomia, solidariedade e pertencimento.

Temas: Renda Educação Ver mais

Fale Conosco