Educação | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Educação

Paespe: Inclusão Social E Cidadania Através Da Educação

Empresa Junior de Engenharia Quimica e Engenharia Ambiental

o Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado desenvolve atividades com 360 pessoas em vulnerabilidade social, sendo 200 alunos da rede pública de ensino e 160 adultos (pais e parentes). Essas atividades englobam 12 das 17 ODS estabelecidas pela ONU: 1- ERRADICAÇÃO DA POBREZA; 3- SAÚDE E BEM ESTAR; 4-EDUCAÇÃO DE QUALIDADE; 5-IGUALDADE DE GÊNERO; 6- ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO; 8-TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO; 9-INDUSTRIA, INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA; 10- REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES; 11- CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS; 12- CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEL; 14- VIDA NA ÁGUA; 15- VIDA TERRESTRE.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Parceria Votorantim Pela Educação

Votorantim Industrial SA

A tecnologia atua para melhoria da educação por meio de duas frentes de ação:a) qualificação da demanda com a mobilização das comunidades (professores, alunos, lideranças) em torno de ações voluntárias; e, b) qualificação da oferta com o apoio e capacitação da gestão pública na área de educação.

Temas: Educação Ver mais

Paternidade E Cuidado

INSTITUTO PROMUNDO

O Curso de Ensino à Distância “Promoção do Envolvimento dos Homens na Paternidade e no Cuidado” foi criado para aproximar profissionais de saúde das temáticas relacionadas a Paternidade e Cuidado, partindo da experiência e conteúdo do Programa P (P de Paternidade), para aumentar as competências dos homens e a participação em relação ao seu papel de pai; ampliar o conhecimento dos homens a respeito dos cuidados na gravidez; incentivar ações concretas que podem reduzir o risco materno e infantil; promover a igualdade de gênero e a divisão de tarefas domésticas e de cuidado; e prevenir a violência contra a mãe e a criança. O curso, está inserido numa plataforma do Ministério da Saúde.

Temas: Educação Ver mais

Pedagogia Da Roda

Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD)

A roda privilegia o diálogo e a inclusão. A matéria-prima do processo de aprendizagem são as pessoas, pois educação acontece no plural. Cada um é sujeito da aprendizagem com suas experiências de vida, contribuindo com sua formação e a dos demais, em um espaço horizontal e igualitário.

Temas: Educação Ver mais

Pedagogia Do Encantamento

Associação EMCANTAR de Arte, Educação, Cultura e Meio Ambiente

A "Pedagogia do Encantamento" é uma tecnologia educacional construída ao longo dos 25 anos de atuação da Cia. Cultural EMCANTAR. A metodologia parte do princípio de que a arte encanta e inspira as pessoas a vivenciar seus potenciais. Assim, sua aplicação se dá na perspectiva do desenvolvimento humano e da transformação social: pela experiência artística, transformar e ressignificar a vida de crianças e adolescentes; transformar e ressignificar sua convivência em coletividades; transformar e ressignificar a percepção de si mesmos na sociedade. Divida em etapas de estímulos, criação e produção, a metodologia pode ser aplicada em diferentes linguagens artísticas.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Peixe Na Mesa, Planta Na Mata

Fundação de Desenvolvimento Agropecuário do Espírito Santo (Fundagres)

A Associação de Agricultores Familiares da Comunidade do Espírito Santo, ASAFACES, de origem quilombola, se destaca pela produção agrícola de baixo impacto ambiental, sendo 04 as propriedades que se destacam na produção agroecológica. O projeto buscou aprimorar a agricultura integrada agroecológica, implantando a piscicultura do peixe nativo lambari, a olericultura, a produção de mudas de espécies nativas e a produção de energia solar, que movimenta o sistema de recirculação e filtragem da água da piscicultura, sendo esta utilizada para a irrigação das hortas e das mudas. Tais sistemas produtivos são ensinados a jovens e adultos da comunidade, aumentando a produção de alimentos saudáveis

Temas: Educação Alimentação Ver mais

Pense E Faça

Associação de Instrução Popular e Beneficência

O projeto visa aprimorar o nível educacional e ampliar os horizontes culturais e sociais dos alunos, desenvolvendo competências cognitivas, emocionais, sociais e éticas através do Pensar Estratégico e do Raciocínio Lógico. É aplicado em 8 escolas da rede pública, localizadas em regiões com altos índice de vulnerabilidade e com resultado abaixo da média em avaliações externas com problemas de evasão escolar e indisciplina por parte dos alunos. A articulação com as escolas visa a intervenção para prevenção da violação de direitos dos alunos, apoio para melhoria do desempenho escolar e a diminuição da evasão, possibilitando que os atendidos encontrem na escola um ambiente transformador.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Pescando Com Redes 3G

INSTITUTO BRASILEIRO DE DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE - IABS

Criação de ferramentas usando a tecnologia 3G para os pescadores e marisqueiras (artesanais e indígenas) possibilitando segurança na navegação, monitoramento e gestão dos barcos e comunidade (produção e financeira), geração de trabalho e renda, abertura de mercado local e segurança alimentar.

Temas: Renda Educação Ver mais

Plano Advocacy: Dez Passos Para A Cidadania

Associação Concern Universal Brasil

Aplicação de uma metodologia para resolução de problemas desenvolvida em dez passos: do diagnóstico realizado pela comunidade seguido pela definição de objetivos e análise da situação até o monitoramento das ações desenvolvidas. Inclui identificação de stakeholders e estudo da legislação local.

Temas: Educação Ver mais

Plantando Árvores - Conscientizar E Educar (Sembrando Árboles - Con Y Ed - Perú)

Centro de Artes de la Humanidad (PERU)

A tecnologia trata da recuperação de espaços abandonados pela população através do plantio de árvores, criando pulmões verdes. O resultado esperado é a sensibilização dos cidadãos para respeitar o meio ambiente, trabalhar em conjunto para o bem comum e melhorar a sua vizinhança. Promover um trabalho coletivo, onde todos participam para criar um espaço verde comunitário de acesso livre e gratuito, um lugar para aprender, desenvolver e compartilhar sem procurar benefícios pessoais, mas o bem da comunidade.

Temas: Meio ambiente Educação Ver mais

Fale Conosco