Problema Solucionado
Dados divulgados pelo movimento Todos Pela Educação mostram que a educação no país tem avançado,mas que ainda há desafios a serem superados, visando a plena qualidade dos processos de ensino e aprendizado. Para acelerar estas melhorias, não basta o aprimoramento das políticas públicas, é preciso o envolvimento de toda a sociedade. Isso poderá ocorrer na medida em que as comunidades demandarem e atuarem para a valorização da educação. Um exemplo evidente é o engajamento dos pais no acompanhamento escolar. Pesquisas têm reforçado que as famílias respondem por até 70% no sucesso escolar de seus filhos.
Outro aspecto crítico é a aplicação e a capilaridade das políticas públicas. O Plano de Desenvolvimento da Educação garante uma maior disponibilidade de recursos para a área, porém a falta de conhecimentos técnicos por parte da gestão pública dos municípios impede que estes recursos sejam acessados. Assim, é um desafio capacitar os gestores para a implementação destas políticas em âmbito local. Nesse contexto, a tecnologia atua mobilizando as comunidades para o compromisso e valorização da educação e reivindica o entendimento e aplicação das políticas públicas nacionais em âmbito local.
Descrição
A tecnologia está baseada na criação de dois grupos de trabalho voluntário em cada um dos municípios participantes: o Grupo de Mobilização, formado pelos agentes-chave, lideranças da comunidade que se disponham a realizar ações de mobilização para a valorização da educação e o Grupo de Apoio à Gestão Pública, que reúne técnicos da secretaria municipal de educação para discutir e planejar ações visando ao aprimoramento das políticas públicas.
Os dois grupos são comandados por um mobilizador local, funcionário do Grupo Votorantim, responsável por:
a) Identificar e engajar os participantes;
b) Organizar as reuniões;
c) Conduzir os encontros;
d) Sistematizar as ações propostas;
e) Acompanhar e sistematizar os resultados.
O mobilizador é apoiado por um consultor técnico especializado em educação, que oferece suporte durante a realização das reuniões.
Ao longo de um ano, o projeto é realizado por meio de quatro ciclos de atividade. Em cada ciclo, e para cada grupo de trabalho, há um tema a ser trabalhado, um objetivo a ser alcançado, uma ação básica a ser realizada e uma meta a ser atingida. Os temas trabalhados no Grupo de Mobilização são:
1) Sensibilização das famílias;
2) Valorização da educação pelos alunos;
3) Valorização e reconhecimento dos professores;
4) Participação da comunidade na escola.
No Grupo de Apoio à Gestão Pública os temas são:
1) Avaliação;
2) Planejamento;
3) Plano de carreira docente;
4) Financiamento.
Os ciclos são iniciados com uma reunião presencial para cada um dos grupos de trabalho. Os encontros têm duração média de quatro horas para o Grupo de Mobilização e oito horas para o Grupo de Apoio à Gestão Pública.
Nas reuniões, os grupos são sensibilizados para o tema do ciclo, discutem a sua realidade local em relação a esse tema e definem as ações que irão desenvolver na comunidade durante os próximos dois meses. Há o incentivo para que sejam escolhidas ações simples para garantir que cada um possa contribuir no seu próprio dia-a-dia.
Para orientar as reuniões e a atuação dos grupos em cada um dos ciclos, são disponibilizados kits de Implementação, contendo:
a) Roteiro do mobilizador e do consultor;
b) Textos, vídeos e demais conteúdos de sensibilização;
c) Materiais para a implementação das ações dos grupos como cartilhas, folders etc;
d) Sugestões de planos de ação para o desenvolvimento de atividades práticas;
e) Instrumentos para sistematização das atividades e dos planos de trabalho.
Como exemplos de ações realizadas visando sensibilizar as famílias estão: visitas às famílias para a disseminação da cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos”; reuniões com pais para a discussão da importância da participação ativa na escola; encenação de peças de teatro; campanhas de rádio etc.
Já nos encontros do Grupo de Apoio à Gestão Pública, a equipe da secretaria de educação conhece melhor questões centrais das políticas públicas - como ferramentas de avaliação (IDEB, Prova Brasil etc), de planejamento (o Plano de Ações Articuladas) e de financiamento (Fundeb, PDDE etc.) - e planeja com apoio do consultor ações que possam ser desenvolvidas para qualificar a oferta da educação pública.
A estratégia principal adotada está baseada no empoderamento da comunidade e do gestor público, que assumem o compromisso e são instrumentalizados para atuar de maneira diferenciada em prol da educação. Para ampliar o engajamento, a metodologia prevê ainda atividades que são comuns a todas as cidades. Dentre elas, destacam-se:
a) Concurso Tempos de Escola, competição nacional que premia redações escritas pelos alunos;
b) Prêmio Professores do Brasil, realizado em parceria com o MEC, que reconhece ações de professores;
c) Parcerias com entidades para a oferta de formações a professores e gestores.
A tecnologia prevê ainda ações de comunicação para levar informações sobre educação e disseminar as boas práticas, como o Blog Educação (www.blogeducacao.org.br) e o Twitter.
Recursos Necessários
- Espaço físico (sala e/ou auditório) e materiais (como datashow, flipchart etc.) para a realização dos encontros. O espaço pode ser articulado pelos próprios parceiros: o salão da igreja, quadra da escola, biblioteca da cidade etc;
-Cópias dos materiais de apoio já elaborados pelo Instituto Votorantim e que podem ser adaptados conforme necessidade (guia com metodologia, apresentações e sugestões de planos de ação) para o desenvolvimento das atividades de mobilização;
-Elaboração de materiais de comunicação (como boletins, informativos, sites, convites etc) para a disseminação das atividades e dos resultados alcançados.
Resultados Alcançados
É possível perceber resultados diretos da mobilização como a maior articulação entre agentes locais, assim como o aprimoramento das políticas públicas de educação. No entanto, um dos principais desafios da metodologia é quantificar os resultados de um processo de mobilização. Alguns resultados aferidos até o momento:
1. Sensibilizar as famílias sobre a importância do acompanhamento da vida escolar:
-34% dos mobilizadores indicam o resgate do acompanhamento da família na vida escolar como principal resultado do projeto;
-Centenas de reuniões e atividades realizadas com as famílias para a discussão do tema;
-160 mil cartilhas "Acompanhem a vida escolar dos seus filhos" distribuídas para famílias. O material foi transformado em peças teatrais, com apresentações em praças, teatros e escolas.
2. Ampliar o engajamento da comunidade e do controle social:
-26% dos mobilizadores indicam a ampliação do conhecimento sobre educação e políticas públicas como principal valor do projeto;
-21% indicam o estimulo à participação social;
-Criação e/ou fortalecimento de Conselhos Municipais de Educação;
-Criação de Comitês Locais para acompanhamento do PAR;
-Maior engajamento nos conselhos escolares;
-Novas articulações locais unindo Conselhos Tutelares, agentes de saúde, grupos de Terceira Idade etc.
3. Apoiar o poder público a assumir o compromisso pela garantia da qualidade da educação, com processos de planejamento, avaliação e financiamento:
-Elaboração e/ou aprimoramento do PAR;
-Articulações regionais entre prefeitos e secretários municipais de educação de mais de 10 cidades (a cada encontro) para a efetivação de políticas públicas de educação a partir de desafios conjuntos.
4. Sensibilizar os alunos sobre a importância da dedicação aos estudos para seu desenvolvimento pessoal e da sociedade:
-Cerca de 1300 alunos inscritos no Concurso Tempos de Escola;
5. Dar visibilidade e estimular o reconhecimento do trabalho pedagógico dos professores:
-Criação de fóruns locais de professores para troca de experiências;
-Realização de palestras e discussões a partir das demandas.
Outros resultados alcançados:
-Reconhecimento pelos parceiros como o próprio (MEC), pois o projeto tem sido convidado para compartilhar suas experiências em encontros para a apresentação da metodologia na Conferência Nacional de Educação; no Encontro Nacional de Lideranças da Mobilização Social; e no I Encontro de Empresas sobre Mobilização Social (SP).
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