Educação | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Educação

Vamos Encurtar Essa História?

Erem Frei Orlando

Afinal, por que Harry Porter, Percy Jackson ou MINECRAFT ainda não fazem parte do debate literário na escola, na mesma escala de importância com que ocupam o imaginário dos jovens fora dela?O projeto “Vamos encurtar esta história?” instiga os estudantes a revisitarem e produzirem as narrativas de filmes, séries e games que mais gostam, reescrevendo assim novos finais para as histórias. Mesmo sem cinema na sua cidade o desafio foi aceito: os estudantes estão produzindo curtas metragens que fazem o maior sucesso “Harry Potter, o recomeço” (em uma semana, o vídeo teve mais de 20 mil visualizações no site oficial do Harry Potter Brasil). Foi exibido em praça pública para a comunidade.

Temas: Educação Ver mais

Varal Agência De Comunicação

Associação Ateliê de Ideias

A Varal Agência de Comunicação tem dois objetivos principais: (1) formar jovens locais para atuarem com qualidade em atividades técnico-profissionais ligadas às áreas de comunicação, marketing e cultura e (2) ser um espaço de promoção e produção de cultura para toda a região, formada por oito comunidades na área central de Vitória, Espírito Santo. Por um lado, a Varal é um centro de formação de jovens, que têm vocação e desejo para trabalharem em áreas como jornalismo, fotografia, produção audiovisual e marketing. Por outro lado, a Varal é um equipamento cultural que promove a arte e a cultura que são produzidas nas próprias comunidades dentre seus mais de 30 mil moradores.

Temas: Educação Renda Ver mais

Vida Em Libras

ACERP - Associacao de Comunicação Educativa Roquette Pinto

"A Vida em Libras" é um programa de TV concebido e realizado para o público surdo. O produto é bilíngue: apresentado em Libras - a língua brasileira de sinais - e também em Português. No ar desde 2013 na TV INES, uma web TV, "A Vida em Libras" elege temas e a partir deles apresenta um vocabulário relativo ao assunto tratado. Apresentado por um surdo, o programa é todo elaborado para atender demandas desse público, carente de informações acessíveis em sua língua. Cultura, esportes, economia, educação, gastronomia, saúde e situações do dia a dia são alguns dos temas que “A Vida em Libras” aborda, sempre com o auxílio de animações, locuções e legendas.

Temas: Educação Ver mais

Viravida: Capacitação De Jovens Em Situação De Risco De Exploração Sexual

Serviço Social da Indústria Departamento Regional do Distrito Federal

Articulando a rede pública de saúde e de assistência social ao Sistema S, o ViraVida promove a inserção social e profissional de jovens em situação de extrema vulnerabilidade social, por meio de cursos especiais — incluindo atendimento médico e psicológico — associados a programas de aprendizagem.

Temas: Educação Renda Ver mais

Visão De Liberdade: Materiais Didáticos Em Braile E Livros Falados

Conselho Comunitário de Segurança de Maringá

Através de equipamentos e técnicas necessárias para produção de materiais didáticos em braile, os presos da Penitenciária Estadual de Maringá produzem livros falados e outros materiais para crianças com deficiência visual.

Temas: Educação Ver mais

Viva-Voz! Por Uma Escola Sem Violência

MATER DEI - CAM - CASA DE APOIO A MENINA

O objetivo da tecnologia é conscientizar, caracterizar e propor estratégias de enfrentamento para o fenômeno do bullying e da violência escolar na rede pública de ensino,contribuindo para a instauração de uma Educação para a Paz como forma preventiva da violência. Desenvolvemos um material exclusivo, de linguagem simples e acessível, auto-guiado,que pode ser distribuído nos estabelecimentos de ensino em caráter gratuito,contendo: Cartilha de capacitação para o corpo docente acompanhada de vídeo-aulas; manual de boas práticas para o desenvolvimento de atividades junto aos estudantes; material informativo para pais e cuidadores e o jogo cooperativo "Cartas Para a Humanidade".

Temas: Educação Ver mais

Vlibras: Uma Tecnologia Livre E Gratuita Para Inclusão Digital De Pessoas Surdas

Universidade Federal da Paraíba

O VLibras é uma plataforma de código aberto, livre e gratuita, que traduz automaticamente conteúdos digitais em diversos suportes (textos, áudios e vídeos) para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) através de tradução automática e uso de um Avatar 3D, tornando computadores, dispositivos móveis e websites acessíveis para pessoas surdas. Atualmente, o aplicativo móvel do VLibras já teve mais de 100 mil downloads, enquanto que o módulo plug-in está sendo utilizado em mais de 1500 websites, incluindo os websites do Governo Federal, da Câmara dos Deputados, do Senado, além de vários sites comerciais.

Temas: Educação Renda Ver mais

Vovô Sabe Tudo

Prefeitura Municipal de Santos

O Projeto Vovô Sabe Tudo foi implantado pela Secretaria de Assistência Social em 1998. Atualmente tem como orientação a Lei n° 2904 de 10 de maio de 2013 e o Decreto n° 6.472 de 30 de julho de 2013. O foco do trabalho é intergeracional, onde os idosos atendem não só na política de assistência, mas também na educação, turismo e meio ambiente. Juntos os vovôs realizam diversas oficinas de aprendizagem. O grande mérito da Tecnologia está no fato de reunir em um só momento, uma geração que tem a representação social do Passado a uma outra concebida no imaginário social como Futuro. Através da interação no Presente, eles conseguem recriar a vida em conjunto, resignificando seus papéis.

Temas: Educação Saúde Ver mais

Voz Que Transforma

Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região

O projeto “Voz Que Transforma” surgiu devido a escassez de obras literárias em áudio e pelo sistema braille para os alunos com deficiência visual inseridos no ensino regular. Infelizmente ainda há poucos materiais acessíveis, desfavorecendo o processo educacional e o acompanhamento do processo de ensino aprendizagem dos alunos. Sendo assim, o projeto é voltado para a produção de audiobooks, acessos à leitura em áudio e disseminação dos acervos bibliográficos para E. E. Prof. Cid de Oliveira Leite cujos docentes e discentes necessitam de tal material. O acesso do livro em áudio proporciona uma efetiva participação dos usuários no ensino regular, e o desenvolvimento de suas potencialidade

Temas: Educação Ver mais

Fale Conosco