Educação

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@ped: Ações Pedagógicas Em Ambientes Digitais

Sociedade Espírita Trabalho e Esperança - SETE

Trata-se de uma metodologia de ensino da matemática e português a partir de jogos eletrônicos de entretenimento, aplicável em escolas e em instituições de educação não-formal. Contempla: o levantamento, estudo e escolha de jogos digitais, a partir da comunidade educativa; a elaboração de atividades que exploram leitura/escrita e a matemática presentes nos jogos de modo implícito ou explícito; a realização de oficinas para os estudantes, organizados em pequenos grupos com base no domínio conceitual, intermediados por um mediador problematizador. Todas as etapas contam com o protagonismo dos educandos, desde a escolha dos jogos, a elaboração de atividades e a vivência das mesmas.

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“Cultivando O Cuidado”: Empoderar Mulheres Para Proteger Crianças E Adolescentes

Aldeias Infantis SOS Brasil

A presente tecnologia corresponde à metodologia desenvolvida pela Aldeias Infantis SOS Brasil com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná desde 2016 para o atendimento a mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica com risco de perda do cuidado parental. A metodologia parte da premissa de que o cuidado com a criança e o adolescente envolvem o bem-estar de seus cuidadores, que em grande maioria foram crianças que também tiveram seus direitos violados. A TS pretende quebrar o ciclo de vulnerabilidade social e econômica por meio do acompanhamento psicológico e direcionamento profissional de mulheres em oficinas de prática profissional e empoderamento econômico.

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A Célula Ao Alcance Da Mão

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Criação de réplica do corpo humano em dimensões macro e microscópicas. Coleção com 64 peças em gesso, resina e outros materiais para facilitar o estudo da estrutura e funcionamento do organismo por videntes e deficientes visuais. Atende a professores, estudantes e a toda a comunidade.

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A Descoberta Da Língua Escrita

Arrastão Movimento de Promoção Humana

A tecnologia social “A descoberta da língua escrita” é um conjunto de didáticas inovadoras de leitura e produção da escrita com crianças e adolescentes, com foco em promover o gosto de ler no prazer pela leitura e literatura, contribuindo para a formação do pensamento crítico.

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A Escola É Cidade & A Cidade É Escola

Eduqativo - Instituto Choque Cultural

A TS “A Escola é Cidade e a Cidade é Escola” é um conjunto de exposições artísticas que acontecem em escolas e outros espaços educativos públicos e deixam como legado, pinturas e outras instalações artísticas. Associadas às exposições educadores e/ou agentes culturais recebem formação artístico-cultural para darem continuidade ao processo de melhoria do espaço educativo iniciado com a exposição e integrarem outras ações artísticas e culturais que já acontecem no espaço e no entorno, ampliando seu potencial como equipamento cultural.

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A Gincana Verde

Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social

A Gincana Verde é uma ação de mobilização social continuada desenvolvida em parceria com a comunidade visando à implementação de práticas socialmente responsáveis a partir de duas vertentes: A educação ambiental para a efetivação da coleta seletiva mobilização para a destinação correta de resíduos na cidade e a mobilização local de recursos para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Uberaba – FUMDICAU. De forma sistematizada, esta tecnologia promove a articulação em rede e o fortalecimento do trabalho intersetorial envolvendo atores sociais e instituições/órgãos do poder público, empresas privadas e do terceiro setor para participarem ativamente de ações continuadas em prol do desenvolvimento sustentável da comunidade local.

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A Organização E Pedagogia Transformadoras Da Escola Nacional Florestan Fernandes

Escola Nacional Florestan Fernandes - ENFF

Inaugurada em 2005, a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) é um espaço de interlocução entre várias organizações sociais do campo e da cidade, do Brasil e de outros países. Desde sua fundação, a ENFF tem como missão atender às necessidades de capacitação de sujeitos que buscam um mundo mais justo. Seu Projeto Político Pedagógico busca abordar as dimensões que perpassam as ações formativas do cotidiano, de forma participativa e criativa. A tecnologia social aplicada tem como objetivo construir um modelo organizativo e pedagógico para existência, manutenção e continuidade de uma escola pertencente e voltada aos trabalhadores/as, assim como já é aplicado na própria Sede da ENFF.

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A Vida É Feminina

Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente (EDISCA)

O Projeto A Vida é Feminina foi criado em 2003 e tem como objetivo promover o desenvolvimento pessoal e socioeconômico de mulheres, responsáveis pelos educandos da EDISCA. Já atendemos 275 mães, tias ou avós, sendo a média de permanência das mulheres no projeto de 12 meses. A metodologia integra atividades nas áreas de desenvolvimento pessoal e formação para a cidadania, profissionalização e atendimentos nas áreas de nutrição e saúde. O diferencial desta proposta é o desenvolvimento de competências cognitivas, pessoais, relacionais e produtivas. Os resultados podem ser constatados em todas essas dimensões, especialmente na elevação da renda familiar. Concluímos a última turma em 2019, 35% de inclusão produtiva. O principal reconhecimento externo foi sermos premiados na 4º edição do Prêmio ODM Brasil.

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Academia Educar - Protagonismo Juvenil E Cidadania

FUNDAÇÃO EDUCAR DPASCHOAL DE BENEMERÊNCIA E PRESERVAÇÃO DA CULTURA E MEIO AMBIENTE

A Academia Educar oferece aos adolescentes a oportunidade de despertarem uma postura protagonista e cidadã por meio de uma jornada pedagógica de 250 horas composta por 32 oficinas e 7 projetos-desafios. Protagonismo Juvenil e cidadania são vividos na prática durante o processo de planejamento e execução das atividades, solucionando problemas reais da escola e da comunidade. Ao longo do ano, participantes são liderados por monitores juvenis, egressos, e pela equipe Educar, que facilitam o processo garantindo uma aprendizagem relevante e significativa capaz de alterar a trajetória de vida desses jovens que consolidam competências sócio-emocionais relevantes para uma vida plena.

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Academia Estudantil De Letras

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

A “Academia Estudantil de Letras – AEL” configura-se em espaço de leitura que explora a função humanizadora da literatura, sensibilizando, provocando reflexões e favorecendo o exercício do protagonismo infanto-juvenil e adulto. O projeto desenvolve a competência leitora e escritora; assegura o acesso e a apreciação de textos literários, contribui com a ampliação do universo cultural, elevando a autoestima. Promove a inclusão social no processo de aquisição da linguagem, por metodologia lúdica, configurando-se em estratégia pedagógica de motivação prazerosa, que apresente resultados positivos de transformação da vida dos educandos.

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