Educação | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Educação

Lab Financeiro

INSTITUTO CAIXA SEGURADORA

O Lab Financeiro é uma tecnologia de aprendizagem em rede que busca trazer uma nova mentalidade em relação ao dinheiro, através de uma linguagem simples e conteúdos acessíveis. Elaborado com o foco nas pessoas e observando as suas particularidades, tem como proposta oferecer uma experiência de imersão e conexão. É uma tecnologia social pautada na economia compartilhada e na psicologia econômica. Propõe uma jornada de formação, experiências partilhadas e ações coletivas. Objetiva disseminar e gerar um efeito multiplicador de conteúdos, estimulando a mudança comportamental contínua e expansiva, formando uma onda de prosperidade, onde boas escolhas geram bons resultados para comunidade.

Temas: Educação Renda Ver mais

Leme - Letramento Multimídia Estatístico

Universidade Federal do Rio Grande - FURG

O LeME é uma TS, desenvolvida desde 2012, que visa o Letramento Multimídia Estatístico. Promove crianças e jovens a pesquisadores, que elegem temáticas do interesse de suas comunidades, criam instrumentos de pesquisa, coletam dados, realizam as Estatísticas e socializam os resultados. A denominação LeME faz analogia ao dispositivo que controla embarcações, pois esta tecnologia social foi criada em uma Universidade Federal situada no litoral sul do Brasil. Com a certificação da FBB, pretende atracar em outros piers, onde ainda não esteve presente, no Brasil e no mundo, para promover o direito humano de alfabetização estatística, na atual sociedade da informação que vivemos.

Temas: Educação Ver mais

Leve – Inclusão Social E Educação Ambiental

Instituto Brasil Solidário - IBS

O LEVE - Local de Entrega Voluntária Escolar - é uma tecnologia socioambiental, que busca unir educação ambiental nas escolas com a prática da coleta seletiva municipal, transformando os estudantes em protagonistas da difusão da coleta de material reciclável. A proposta envolve a implantação de um coletor sustentável dentro das escolas, sendo construído com materiais reaproveitados, trazendo uma solução viável e de baixo custo, para o desenvolvimento de atividades pedagógicas de forma prática e participativa, dando a oportunidade dos alunos vivenciarem e defenderem junto à comunidade, os princípios ambientais, além de trabalhar a inclusão social dos catadores.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Librário: Libras Na Escola E Na Vida

Universidade do Estado de Minas Gerais

A tecnologia social do “Librário: Libras na escola e na vida” busca promover a interação entre surdos e ouvintes no contexto escolar e social, propiciando a quebra de barreiras na comunicação. Isto acontece através da realização de oficinas de Libras – Língua Brasileira de Sinais - gratuitas para a comunidade e encontros entre comunidade surda e ouvinte, onde são ministrados cursos e seminários de interesse de ambos, a fim de promover a inclusão.Uma das ferramentas pedagógica desenvolvida é o Librário, o jogo que ensina Libras é constituído de um baralho de pares de cartas, com o sinal da Libras, palavra em Português e imagens que incentivam a aprendizagem da Libras, de forma lúdica.

Temas: Educação Renda Ver mais

Fale Conosco