Educação | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Educação

De Olho Na Água

Fundação Brasil Cidadão para Educação Cultura Tecnologia e Meio Ambiente (FBC)

O Projeto De Olho na Água, norteado por indicadores a serem atingidos na década da biodiversidade (2011 a 2020), voltado para a gestão de corpos hídricos através da reversão de processos de degradação e promoção de práticas sustentáveis reunindo a implantação de tecnologias socais para uso racional da água, tendo em vista a segurança hídrica, conservação e preservação de ambientes e espécies, recuperação e ampliação de cobertura vegetal e fixação de carbono. Dentro de uma concepção sistêmica de território foram implantados canteiros bio-sépticos e cisternas de ferrocimento em 8 comunidades de Icapuí e 9 hectares de mangue recuperados com mais de 100 mil mudas produzidas e plantadas.

Temas: Educação Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Desenvolvendo Autonomia E Protagonismo Através Da Auto-Organização De Estudantes

MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO PROMOCIONAL DO ESPÍRITO SANTO

A auto-organização dos estudantes na Escola Família Agrícola de Boa Esperança é um um sistema integrado e previsto dentro do projeto político-pedagógico da escola, e tem como princípio a promoção do protagonismo e autonomia dos jovens na perspectiva de sua emancipação e engajamento socioprofissional, implicando ainda na promoção e no desenvolvimento social, econômico, cultural e político de suas comunidades. Pesquisas demonstram que os estudantes que passaram por este processo de formação, desenvolveram uma consciência crítica a respeito de diversos assuntos da sociedade, o que lhes dá condições para inserção no mundo profissional de forma autêntica e comprometida com a sociedade.

Temas: Educação Ver mais

Desenvolvimento Integral De Comunidades No Pantanal

Ecoa - Ecologia e Ação

Com as especificidades necessárias às 5 regiões pantaneiras alcançadas, a tecnologia tem por base a mobilização para desenvolver o associativismo; educação;saúde;energia; uso sustentável de bens naturais e o planejamento em processos de previsão e mitigação frente aos eventos climáticos extremo

Temas: Renda Educação Ver mais

Diagnóstico De Potencialidade E Identidades Culturais - Cidadania E Cocriação

Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais

Trata-se da aplicação de metodologia dividida em cinco etapas para diagnosticar as potencialidades de uma cidade a partir das identidades culturais do local, propor ações práticas e políticas públicas com o objetivo de formar redes de cooperação envolvendo governo e sociedade. Importante considerar a compreensão de cultura a partir do conceito antropológico: modo de vida, costumes e hábitos- Tecnologia Social (TS). A TS trabalha com a definição de sustentabilidade intrínseca ao tripé da Cidade Criativa: Sustentabilidade, Conectividade e Cultura e avança para o conceito de Cidade Humana/Educadora, com foco na transformação do cidadão usuário da cidade em cocriador de seu espaço.

Temas: Renda Educação Ver mais

Diminuindo Distancias E Gerando Empoderamento No Mundo Globalizado

Centro Capacitação Profissional e Apoio Pedagógico para Deficientes Auditivos de Cubatão e Região (CECAP-DA)

A tecnologia tem como objetivo: inclusão, capacitação e empoderamento.Dessa forma, beneficia os alunos e proporciona ações que melhoram a autoestima construindo cidadãos competentes e produtivos integrados na sociedade ouvinte e não apenas conhecedores da prática e dos conceitos.Essa tecnologia prevê ferramentas que auxiliam na construção como novos recursos de informática e livros atualizados de português e libras além do mobiliário das salas de aula.

Temas: Educação Renda Ver mais

Disperdiçômetro: A Escola Promovendo Conscientização E Criação De Estratégias Aplicáveis

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

O projeto teve início em janeiro de 2018 com o objetivo de aproximar a comunidade educacional sobre o consumo alimenta, atuando numa perspectiva da formação para conscientização utilizando os índices coletados na escola referente ao desperdício de comida diário dos estudantes e colaboradores, em especial no momento do almoço, gerando um comprometimento para todos os envolvidos que é possível desperdiçar menos alimentos, mudar hábitos e fazer uma reflexão desde pequeno quanto a relação individual e coletiva de como tomar decisões sobre a alimentação assumindo os seus limites de consumo para diminuir esse impacto global dos próximos anos. De todo modo, considerando que não é possível em um ambiente com 350 pessoas não gerar lixo orgânico, as atividades também perpassam pela criação de estratégias de destinação, haja vista que a escola possui uma horta cujos alimentos abastecem a cozinha e há um rebanho de ovelhas que podem fazer uso daquilo que considerado adequado para o seu alimento e gerar economia nos investimentos de ração.

Temas: Alimentação Educação Ver mais

Doutores Das Águas Atendimento Médico E Odontológico Pelos Rios Da Amazônia

DOUTORES DAS ÁGUAS

A tecnologia social Doutores das Águas: atendimento médico e odontológico pelos Rios da Amazônia, tem como o foco principal melhorar a qualidade de vida da população de comunidades ribeirinhas em afluentes do Rio Negro, entre os estados de Amazônia e Roraima, e em comunidades em afluentes do Rio Madeira no estado do Amazonas, por meio da assistência médica, odontológica e ações educacionais para a saúde e bem-estar. Todos os anos no mês de abril uma equipe multidisciplinar de voluntários percorre 10 comunidades ribeirinhas com uma população total aproximada de 2.000 pessoas. Para isso além dos profissionais envolvidos a tecnologia conta com um barco ambulatório estruturado com salas de atendimento médico e odontológico, farmácia, estoque e dependências para a equipe de voluntários que se dedicam a esse trabalho.

Temas: Saúde Educação Ver mais

Fale Conosco