Problema Solucionado
A forma verticalizada com que os diferentes setores da sociedade é organizada, inclusive a escola, não permite uma formação emancipatória para os sujeitos partindo do desenvolvimento de princípios como protagonismo, solidariedade, companheirismo, cooperação, criticidade e compromisso social. Isso resulta ainda numa inserção superficial e descomprometida destes no mundo socioprofissional. Somado a isso, nos deparamos atualmente com a realidade da indisciplina, violência, drogas e criminalidade cada vez mais entranhados na escola, e vemos que os mecanismos de controle social utilizados até hoje por esse sistema verticalizado não deram alternativas concretas para resolução desta problemática. A auto-organização dos estudantes é um sistema que segue em contraponto a esta lógica verticalizada de organização, exercitando no ambiente escolar uma organização democrática para o estudo, para o trabalho e para a vivencia.
Descrição
A Escola Família Agrícola de Boa Esperança é uma instituição que presta serviços de educação para adolescentes/jovens do município de Boa Esperança e região. A escola oferta o curso técnico em agropecuária integrado ao Ensino Médio, com duração de quatro anos. A auto-organização dos estudantes da Escola família Agrícola de Boa Esperança é um instrumento pedagógico integrado ao plano de formação, e abrange toda vivencia dos estudantes no cotidiano da sessão. Ela se fundamenta pelo principio político da participação, onde os estudantes são protagonistas em seu processo de formação contribuindo na gestão da escola, assumindo de forma orientada a gestão da vivência na sessão; e pelo principio sociológico da coletividade, pois o ser humano, mais do que social, no sentido que precisa dos outros, é comunitário, no sentido em que se realiza servindo aos outros.
Para ativar seu protagonismo os estudantes organizam-se de forma associativa, em caráter informal, com abrangência em comissões de trabalho que envolvem aspectos de articulação e de manutenção do espaço e da vida coletiva. Cada comissão é composta por estudantes da série do ciclo maior (3ª e 4ª séries), que assumem as funções de coordenação, e estudantes do ciclo menor (1ª e 2ª séries). Cada comissão possui funções específicas de articulação (horários, atividades culturais e esportivas, alimentação, mística) e também de manutenção (limpeza e organização dos ambientes e recursos utilizados pelos estudantes). Tanto as funções de articulação como as de manutenção têm a perspectiva de promover os princípios de solidariedade, companheirismo, cooperação, leitura crítica da realidade e compromisso social. A forma como as funções são distribuídas em cada instância, e a inserção dos estudantes em cada instancia de acordo com o nível da formação, se torna pedagógico à medida que os estudantes do ciclo maior desenvolve a habilidade de coordenação/direção, e o ciclo menor participa das decisões e das ações, e faz com que o desenvolvimento do cotidiano escolar se mostre como uma organização democrática que garanta a participação de todos nas decisões e que cada parte se sinta responsável pelo todo.
A associação de estudantes, denominada AECEFFABE, está organizada em 4 comissões, sendo estas: Agropecuária, Ambiente educativo, Dormitório e Cozinha e refeitório. As coordenações de cada comissão compõem um núcleo de articulação geral, e ocupam os cargos diretivos da associação (!º Articulador, 2º articulador, secretário, tesoureiro). Para cada comissão existe um monitor da equipe de professores que faz a assessoria necessária. Em cada início de semana os coordenadores das comissões se reúnem com os monitores para desenvolver o planejamento semanal, cada comissão com sua abrangência e envolvendo os estudantes no desenvolvimento das diversas funções e tarefas. A associação promove ainda espaços de crítica e autocrítica para refletir os desafios individuais e coletivos e propor encaminhamentos.
Recursos Necessários
- Espaço físico da escola (salas de estudo, biblioteca, laboratórios de informática e ciências, cozinha e refeitório, áreas de experiência agropecuárias) e os devidos instrumentos para sua manutenção;
- Materiais didáticos;
- Recursos multimídia;
- Instrumentos para promoção da arte e cultura;
Resultados Alcançados
Os resultados da auto-organização estão presentes tanto no cotidiano da escola, manifestada na maior condição de ensino-aprendizagem pela organização dos estudantes, a inibição das iniciativas de oportunismo e de banalização dos processos escolares e maior compromisso nas atividades individuais e coletivas, bem como na conduta e vivência socioprofissional dos estudantes e ex-estudantes. Em ambos os casos, com intensidades diferentes, os estudantes expressam maior protagonismo, autonomia, espírito de liderança, engajamento e inserção no meio socioprofissional, novas percepções sobre as relações de trabalho, convivência, coletividade e os valores de boas relações sociais.
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