Resultados da busca

“Cultivando O Cuidado”: Empoderar Mulheres Para Proteger Crianças E Adolescentes

Aldeias Infantis SOS Brasil

A presente tecnologia corresponde à metodologia desenvolvida pela Aldeias Infantis SOS Brasil com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná desde 2016 para o atendimento a mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica com risco de perda do cuidado parental. A metodologia parte da premissa de que o cuidado com a criança e o adolescente envolvem o bem-estar de seus cuidadores, que em grande maioria foram crianças que também tiveram seus direitos violados. A TS pretende quebrar o ciclo de vulnerabilidade social e econômica por meio do acompanhamento psicológico e direcionamento profissional de mulheres em oficinas de prática profissional e empoderamento econômico.

Temas: Educação Renda Ver mais

10Caminhos: Núcleos De Design Participativo Em Economia Solidária

Universidade Federal da Integração Latino-americana

A tecnologia social aqui inscrita se estrutura sobre dois pilares importantes: de um lado, o design participativo, que confere aos processos criativos e produtivos a possibilidade de que cada um dos participantes possam buscar seus processos de criação e produção de maneira horizontal e participativa, pela construção coletiva de projetos de produtos e processos produtivos; de outro lado, pela Economia Solidária, como forma organizativa adotada, confere a possibilidade de criação de relações produtivas pela e na coletividade, relacionando a produção coletiva com o "buen vivir" e amparada pelo Indice de Felicidade Bruta, como indice qualitativo dos resultados alcançados.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

A Organização E Pedagogia Transformadoras Da Escola Nacional Florestan Fernandes

Escola Nacional Florestan Fernandes - ENFF

Inaugurada em 2005, a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) é um espaço de interlocução entre várias organizações sociais do campo e da cidade, do Brasil e de outros países. Desde sua fundação, a ENFF tem como missão atender às necessidades de capacitação de sujeitos que buscam um mundo mais justo. Seu Projeto Político Pedagógico busca abordar as dimensões que perpassam as ações formativas do cotidiano, de forma participativa e criativa. A tecnologia social aplicada tem como objetivo construir um modelo organizativo e pedagógico para existência, manutenção e continuidade de uma escola pertencente e voltada aos trabalhadores/as, assim como já é aplicado na própria Sede da ENFF.

Temas: Educação Ver mais

A Trama Do Algodão Que Transforma

Cooperativa Central Justa Trama

A tecnologia é desenvolvimento da cadeia de produção do algodão agroecológico que envolve todos os elos de produção desde o plantio até a produção de roupas com tingimento com pigmentos naturais/vegetais e comercialização da roupa e acessórios, Somos economia solidária, temos valores justos para cada etapa, sem atravessador. O algodão é plantado de forma agroecológica, consorciado com outros plantios e sem agrotóxicos. A nível local, a organização da comunidade. Em dois dos cinco elos organizamos bancos comunitários de desenvolvimento liderados por mulheres, promovendo acesso a credito, consumo local com moeda social e capacitação através de cursos para gerar renda.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Abelhas Nativas

Associação Maranhense para a Conservação da Natureza

A tecnologia consiste em estratégia de desenvolvimento socioambiental a partir do manejo das abelhas nativas sem ferrão. Atua em duas frentes: estímulo ao sistema produtivo, com geração de renda de produtos, subprodutos e derivados; e pela educação ambiental, tanto em nível formal como não formal.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Academia Educar - Protagonismo Juvenil E Cidadania

FUNDAÇÃO EDUCAR DPASCHOAL DE BENEMERÊNCIA E PRESERVAÇÃO DA CULTURA E MEIO AMBIENTE

A Academia Educar oferece aos adolescentes a oportunidade de despertarem uma postura protagonista e cidadã por meio de uma jornada pedagógica de 250 horas composta por 32 oficinas e 7 projetos-desafios. Protagonismo Juvenil e cidadania são vividos na prática durante o processo de planejamento e execução das atividades, solucionando problemas reais da escola e da comunidade. Ao longo do ano, participantes são liderados por monitores juvenis, egressos, e pela equipe Educar, que facilitam o processo garantindo uma aprendizagem relevante e significativa capaz de alterar a trajetória de vida desses jovens que consolidam competências sócio-emocionais relevantes para uma vida plena.

Temas: Educação Renda Ver mais

Acolhida, Recuperação E Inclusão Social De População De Rua Adulta.

Associação Solidários Amigos de Betânia

Betânia, fundada em 1999, visa aproximar-se de moradores de rua com responsabilidade, ternura e compaixão, para recuperarem sua dignidade e cidadania através da educação, capacitação profissional, recuperação da dependência química, da auto-estima e da saúde, com enfoque socioeducativo.

Temas: Saúde Renda Ver mais

Acordos Sustentáveis Em Uc

Instituto Pacto Amazônico

-Mapeamento e zoneamento do uso dos recursos naturais realizados de forma participativa pelas populações do interior e entorno nas Unidades de Conservação; -Cenário de uso passado, presente e planejamento futuro. - Banco das cadeias produtiva - Alternativas Participativas

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Aglomerados Urbanos Em Área Protegida

ASSOCIAÇÃO PROTIPICOL

O objetivo geral é melhorar a qualidade de vida das populações que vivem em áreas de proteção ambiental através da criação de novas fontes de renda, e fortalecimento das rendas existentes, que preservam o meio ambiente e valorizam a cultura local.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

Agroextrativismo, Uma Alternativa Sustentável Para A Agricultura Familiar

Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão (ASSEMA)

Agroextrativismo é um sistema de produção que combina a agropecuária com o extrativismo do coco babaçu, alicerçado em princípios ecológicos, sociais, ambientais, econômicos, políticos, culturais e éticos.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Fale Conosco