Problema Solucionado
O Projeto 10CAMINHOS :pretende atuar na geração de renda através do design participativo. Os Núcleos de Design Participativo em Economia Solidária visam oferecer soluções projetuais e de gestão de recursos pela dinâmica coletiva e solidária. Nesta perspectiva, a questão de fundo consiste em apresentar a criatividade, a solidariedade e o design como uma alternativa, econômica e epistemológica, para grupos humanos com maior vulnerabilidade econômica e social ao crime de descaminho. O crime de descaminho, caracterizado pela evasão de divisas, que tem sido naturalizado como alternativa precária de renda, em especial para as regiões de fronteiras do Brasil. Diante deste recorte, a equipe de pesquisa pretende identificar processos produtivos, pesquisa de materiais, inovação em produtos e tecnologias sociais para o desenvolvimento de processos criativos e produtivos como forma de educação fiscal da população em uma perspectiva cidadã de combate à evasão de divisas.
Descrição
Na Tecnologia Social "10Caminhos: Design Participativo e Economia Solidária" consiste em uma proposta de intervenção comunitária com o objetivo de criar oficinas de criação de objetos de design e artesanato. Geração de trabalho que chamamos de "caminhos" contra a vulnerabilidade econômica típica de fronteira o crime de descaminho, aqui pensado tanto como crime de evasão fiscal como modo de consumo em regiões como a Tríplice Fronteira em Foz do Iguaçu. Como projeto de pesquisa em design, o desenvolvimento de produtos e processos produtivos vêm articulado com a própria análise do papel da produção, da industrialização e da criação de um setor produtivo de bens de consumo. Desta forma, o paralelo no nome quer apontar várias questões presentes nesse território da maior fronteira do pais e do Mercosul , em termos de número de pessoas, mas principalmente pela quantidade de mercadorias, legais e ilegais, que atravessam essa região. No caso das condutas ilegais na fronteira, como trafico, contrabando e descaminho, para além de um enorme repertório de violência fica marcado o território pela falta de emprego. No caso do descaminho, encarado como um crime menor, sabe-se que o produto em muitos casos, oferece concorrência desleal ao produto produzido no país. Nesses termos o país perde sempre:1. perde na falta de tributo, 2. perde na concorrência desleal que elimina o emprego e 3. perde no valor gasto para custear o fim último do produto apreendido, aterro sanitário ou incineração*. . O projeto de pesquisa cadastrado na PRPPG-UNILA tem como área principal o projeto de produtos, prioritariamente upcycling, para a geração de renda. Como pesquisa em Design , desenvolvemos processos de ensino da técnica e o estímulo a criação de protótipos de objetos e organizamos processos de gestão produtiva, marketing e estimulo à consolidação de processos de venda. O termo "Coaching de inovação comunitária e tecnológica" talvez pudesse ter a abrangência necessária para descrever os processos de criação, organização de uma marca, produção de portfolio e itinerários criativos, que são algumas das técnicas utilizados para assessorar e contribuir para a criação de negócios criativos no bairro da Vila C. . Neste sentido, a assessoria por meio de metodologias próprias do design estratégico e do design thinking, comumente aplicados à empresas de inovação, são adicionadas ao convívio criativo com a comunidade do bairro operário da Vila C, em Foz do Iguaçu. O propósito aqui é de fazer o link entre criatividade e solidariedade. São utilizadas articulações que se centram na hipótese de que explorar a relação entre a capacidade criativa com a capacidade de empreender de forma solidária produz cidadãos mais felizes e com ligações mais fortes no território.
A metodologia se orienta na assessoria e aconselhamento, oportunizando conhecimento da área de design de produto e de posicionamento de produto, seguimos as temporalidades de cada grupo , contudo, o aconselhamento poderá seguir nas seguintes fases:
1. Organização de sessões de produção criativa no Conselho Comunitário da Vila C ;
2. Consolidação de um grupo de trabalho entre as costureiras da Vila c até a formação da equipe do Coletivo de Costura 10Caminhos;
3. Sessões coletivas e participativas de projeto de produto (vários métodos)analise dos protótipos e produção de série ;
4. organização de catálogo de produtos, estratégias de financiamento, desfiles e parcerias, gestão de estrutura produtiva (atualmente Oficina de costura e Máquinas industriais cedidas pelos CCVC) e demais fases até que o empreendimento possa de fato comercializar os seus produtos e obter uma carteira de clientes para o produto.
Uma observação importante que devemos colocar é que as atividades de gestão financeira, fica integralmente sob a responsabilidade de cada uma das integrantes do Coletivo de Costura atendido.
Na proposta original do projeto buscaremos apoiar a constituição de 10 núcleos diferentes, sempre de acordo com as possibilidades de sensibilização comunitária.
Umas das ideias importantes de marcar no projeto é que o turismo da Usina Itaipu, formadora do bairro operário, está a cerca de 150 metros da entrada do bairro da Vila C. Segundo dados da barragem, o turismo no ano de 2016 foi de cerca de 1 milhão de turistas, cerca de 500 mil turistas a menos do que as Cataratas. Ou seja, existe uma enorme quantidade de potenciais consumidores de produtos da Economia criativa que passam muito próximos ao bairro , que pode ser um catalizado da Economia Regional e do desenvolvimento comunitário. Se faz necessário desenvolver espaços criativos, entretenimento, serviços e produtos, que possam captar a atenção desse fluxo turístico.
*A parceria com a Receita Federal busca propor formas de utilização de mercadorias apreendidas no processo que intitulamos "Destruição criativa".
Recursos Necessários
A problemática central é a necessidade de infraestrutura específica e poder proporcionar espaço para o desenvolvimento de produtos de design.
1- Núcleo Criativo 10caminhos
No caso dos processos criativos, que serão utilizados para apoiar os núcleos a serem constitutos, são necessários materiais como impressoras, computadores, plotters de recorte, injetora plástica, materiais de bancada (esmeril, serras, limas, brocas etc...), equipamento para desenvolver materiais gráficos e digitais, espaço para desenvolvimento de protótipos e produtos , etc. Na atualidade essas fases da geração de produtos e propostas gráficas são atendidas com as condições disponíveis à coordenadora via Universidade ou recursos partilhados. desta forma a primeira condição para o desenvolvimento criativos dos negócios do bairro seria o projeto estar dotado de recursos para a criação.
2- Coletivo de Costura 10caminhos
O coletivo de costura precisa ser formalizado, apoiado de forma a alcançar sua expressão jurídica como empreendimento solidário. gastos com melhoria da infraestrutura com materiais próprios de oficina de costura (aviamentos, tesouras etc...). Organização da loja física e apoio para realização de ações de captação do turismo para entrar os 150 m no bairro.
3- Organização do segundo núcleo para a produção de componentes arquitetonicos vazados utilizando cigarro e tabaco proveniente de autos de apreensão. Materiais proprios de canteiro (moldes para cimento, betoneiras etc).
Resultados Alcançados
Foi criado o primeiro Núcleo na comunidade da Vila C, a constituição do Coletivo de Costura 10Caminhos .
O coletivo é formado por uma equipe de 8 senhoras da comunidade que estão articuladas em regime de produção participativa e com partilha solidária das responsabilidade do negócio solidário.
O 10caminhos participou no ano de 2016-2017 do Desafio Lab da Cadeia da Moda, organizado pelo Instituto C&A e Social Good Brasil tendo ficado entre os empreendimentos na reta final. O desafio foi desenvolvido em uma série de 4 fases na Cidade de São Paulo e Barueri.
Foram desenvolvidos dois catálogos de produtos (facebook) , marca e materiais de Design Gráfico desenvolvidos para apoiar o Empreendimento Solidário.
Apoio e sugestão de participação em eventos de inovação social.
Desenvolvimento de parceria com o CCVC para apoio para a constituição da Vila C Criativa, distrito criativo da tríplice fronteira.
Comentários