Meio ambiente | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Meio ambiente

10Caminhos: Núcleos De Design Participativo Em Economia Solidária

Universidade Federal da Integração Latino-americana

A tecnologia social aqui inscrita se estrutura sobre dois pilares importantes: de um lado, o design participativo, que confere aos processos criativos e produtivos a possibilidade de que cada um dos participantes possam buscar seus processos de criação e produção de maneira horizontal e participativa, pela construção coletiva de projetos de produtos e processos produtivos; de outro lado, pela Economia Solidária, como forma organizativa adotada, confere a possibilidade de criação de relações produtivas pela e na coletividade, relacionando a produção coletiva com o "buen vivir" e amparada pelo Indice de Felicidade Bruta, como indice qualitativo dos resultados alcançados.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

A Chácara Da Horta (La “Chacra Huerto” - Perú)

Asociación Rural Amazónica Andina Choba-Choba (PERU)

A tecnologia camponesa amazônica conhecida como "Chacra Huerto" é praticada por mais de 20 mil pequenos agricultores nativos e não-nativos em solos inclinados, dependentes da aleatoriedade de precipitação e microclimas. É uma recriação nos sistemas agrícolas tradicionais de "derrubar e queimar", dos pomares tradicionais milenarizados. Tem as características de ser pequeno, múltipla e diversificada e de concentrar uma alta diversidade e densidade de culturas transitórias, árvores e animais domésticos. Eles imitam os ecossistemas naturais e estão em sintonia com as condições socioculturais, econômicas e agroecológicas das famílias. Eles surgem como alternativas à pressão populacional.

Temas: Alimentação Meio ambiente Ver mais

A Escola É Cidade & A Cidade É Escola

Eduqativo - Instituto Choque Cultural

A TS “A Escola é Cidade e a Cidade é Escola” é um conjunto de exposições artísticas que acontecem em escolas e outros espaços educativos públicos e deixam como legado, pinturas e outras instalações artísticas. Associadas às exposições educadores e/ou agentes culturais recebem formação artístico-cultural para darem continuidade ao processo de melhoria do espaço educativo iniciado com a exposição e integrarem outras ações artísticas e culturais que já acontecem no espaço e no entorno, ampliando seu potencial como equipamento cultural.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

A Gincana Verde

Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social

A Gincana Verde é uma ação de mobilização social continuada desenvolvida em parceria com a comunidade visando à implementação de práticas socialmente responsáveis a partir de duas vertentes: A educação ambiental para a efetivação da coleta seletiva mobilização para a destinação correta de resíduos na cidade e a mobilização local de recursos para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Uberaba – FUMDICAU. De forma sistematizada, esta tecnologia promove a articulação em rede e o fortalecimento do trabalho intersetorial envolvendo atores sociais e instituições/órgãos do poder público, empresas privadas e do terceiro setor para participarem ativamente de ações continuadas em prol do desenvolvimento sustentável da comunidade local.

Temas: Meio ambiente Educação Ver mais

A Importância Do Planejamento Para A Preservação Dos Recursos Hídricos

DEPARTAMENTO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE PENÁPOLIS

O planejamento, com visão abrangente e de longo prazo, culminou na recuperação e preservação do único manancial de abastecimento de Penápolis, manancial este que estava destinado à extinção devido ao grande grau de degradação causada pelo cultivo da cana de açúcar, que tomou o lugar das matas ciliares e trouxe consigo a erosão e o desaparecimento das áreas de baixadas nascentes. A partir dos dados de degradação na região e a preocupação quanto ao abastecimento de água criou-se o Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado (CIRL) para a recuperação e preservação da bacia através de trabalhos de recomposição da mata ciliar, manejo do solo, conservação das estradas rurais e conscientização.

Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

A Trama Do Algodão Que Transforma

Cooperativa Central Justa Trama

A tecnologia é desenvolvimento da cadeia de produção do algodão agroecológico que envolve todos os elos de produção desde o plantio até a produção de roupas com tingimento com pigmentos naturais/vegetais e comercialização da roupa e acessórios, Somos economia solidária, temos valores justos para cada etapa, sem atravessador. O algodão é plantado de forma agroecológica, consorciado com outros plantios e sem agrotóxicos. A nível local, a organização da comunidade. Em dois dos cinco elos organizamos bancos comunitários de desenvolvimento liderados por mulheres, promovendo acesso a credito, consumo local com moeda social e capacitação através de cursos para gerar renda.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Abelhas Nativas

Associação Maranhense para a Conservação da Natureza

A tecnologia consiste em estratégia de desenvolvimento socioambiental a partir do manejo das abelhas nativas sem ferrão. Atua em duas frentes: estímulo ao sistema produtivo, com geração de renda de produtos, subprodutos e derivados; e pela educação ambiental, tanto em nível formal como não formal.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Acordos Sustentáveis Em Uc

Instituto Pacto Amazônico

-Mapeamento e zoneamento do uso dos recursos naturais realizados de forma participativa pelas populações do interior e entorno nas Unidades de Conservação; -Cenário de uso passado, presente e planejamento futuro. - Banco das cadeias produtiva - Alternativas Participativas

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Aglomerados Urbanos Em Área Protegida

ASSOCIAÇÃO PROTIPICOL

O objetivo geral é melhorar a qualidade de vida das populações que vivem em áreas de proteção ambiental através da criação de novas fontes de renda, e fortalecimento das rendas existentes, que preservam o meio ambiente e valorizam a cultura local.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

Agricultura Urbana E A Revolução Dos Baldinhos

Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (CEPAGRO)

A "Revolução dos Baldinhos" é um projeto sócio-ambiental de agricultura urbana e gestão comunitária de resíduos orgânicos. É a sensibilização para coleta e transformação dos resíduos em adubo pelo processo de compostagem. É realizado pelos jovens da comunidade para melhoria da saúde das famílias.

Temas: Meio ambiente Alimentação Ver mais

Fale Conosco