Meio ambiente | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Meio ambiente

Gente Da Maré: Melhorando As Condições De Vida Das Marisqueiras Do Nordeste

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

O Projeto Gente da Maré (GDM), financiado pela Agência Canadense de Cooperação Internacional com contrapartida do Ministério da Pesca e Aquicultura e do Programa de Desenvolvimento de Comunidades Costeiras (FAO/DCC), foi executado pela Organização Não-Governamental World Fisheries Trust com o apoio de instituições e Universidades brasileiras. O GDM teve como objetivos principais melhorar a qualidade de vida de marisqueiras familiares no Nordeste brasileiro, além de apoiar o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão. Foram envolvidas mais de 1.300 mulheres do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia. Durante o projeto foram criadas duas redes produtivas comunitárias.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

Gente Não É Sucata

Instituto Laborearte de Capacitação Profissional e Ética dos Socialmente Excluídos- INCAPESE

A Tecnologia Social “Gente não é Sucata” foi reconhecida como TS pela FBB, edição do Prêmio/ 2001. Sob o slogan “Cientistas da Esperança” onde recebemos este certificado tão importante. Ela carrega a força da ESPERANÇA e a designamos como CIENTISTAS pois fizemos a união de ingredientes aparentemente adversos, mas que quando se juntam transformam a realidade daquele grupo. Ela alia saber popular pois mexe com a imaginação e essência que vem de dentro de cada pessoa aliado ao conhecimento técnico-cientifico fazendo com juntos possam mudar contextos sociais gerando transformação. De um lado: matérias-primas desprezadas, resíduos industriais, sucatas domésticas que geram problemas ambientais. Do outro lado: Público-alvo que sofrem com as vulnerabilidades sociais, que vivem a margem e sem oportunidades de desenvolverem seu potencial criativo e produtivo. Ambos são colocados frente à frente: pessoas muitas vezes vistas como sucatas, mas com potenciais imensos e com a proposta de transformarem o lixo em um elo de valor social e econômico. Podemos observar que as vulnerabilidades sociais se concentram nos espaços onde as desigualdades sociais se tornam um vetor para o aumento da violência. Transformar significativamente os espaços urbanos e levar arte através do desenvolvimento sustentável do protagonismo juvenil e das mulheres, da geração de renda juntamente com a gestão de resíduos sólidos são as ferramentas metodológicas reaplicáveis para efetivação da nossa tecnologia social que permite uma impactante transformação socioambiental.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Gestão Compartilhada Dos Recursos Pesqueiros

Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM)

O gerenciamento dos recursos pesqueiros por meio do manejo participativo une conhecimento tradicional e científico na prática da gestão do manejo nos sistemas de lagos. A atividade é assessorada pelo Programa de Pesca do Instituto Mamirauá. Para realizar o manejo os usuários estabelecem normas de uso, restrições de acesso e ações de proteção que promovem o uso sustentável do recurso e a melhoria da renda das famílias. Os pescadores participam de capacitações, contagem dos estoques, protegem os corpos d’água, pescam e comercializam sua produção. A partir do resultado das contagens pescam, no máximo, 30% dos adultos, deixando os 70% restantes para assegurar a reprodução da espécie.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Gestão Comunitária De Resíduos Orgânicos E Agricultura Urbana

Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (CEPAGRO)

O Projeto Revolução Baldinhos (PRB) é uma iniciativa de gestão comunitária de resíduos orgânicos e agricultura urbana, que sensibiliza as famílias para a reciclagem das sobras de comida e as transforma em composto orgânico, disseminando o plantio como promoção da saúde e alimentação saudável.

Temas: Alimentação Meio ambiente Ver mais

Gincana De Preservação Dos Patrimónios Culturais E Naturais Do Vale Do Gramame

Congregação Holística da Paraíba - Escola Olho Vivo do Tempo

É uma prática educativa que desenvolve ações de cuidado e preservação do meio ambiente para a salvaguarda do patrimônio natural e cultural da região. Trata-se de uma tecnologia de educação ambiental que tem como fio condutor os recursos naturais e o patrimônio imaterial do Vale do Gramame, construindo diálogos com as vivências dos mestres/as de tradição oral local e outros saberes e fazeres do cotidiano da comunidade. Tem sido realizada com crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, tendo como mediadores os educadores/as, sendo realizada de forma colaborativa envolvendo parcerias públicas e privadas. Como resultado, foi publicada uma cartilha para disseminar essa experiência.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Guarda Parque Mirim

Associação dos Moradores da Rua Martinho Poeta

O Guarda Parque Mirim é um programa social que prioriza o aprendizado integral da criança na faixa etária de 9 a 11 anos através da educação ecológica e artística. Ocorre na Área de Proteção Ambiental Delta do Jacuí, localizada nos municípios de Porto Alegre, Eldorado do Sul, Canoas, Nova Santa Rita, Camaquã e Triunfo, no Rio Grande do Sul, e tem como objetivo sensibilizar os estudantes para uma atitude responsável com o meio ambiente, com o outro e consigo. As atividades do programa ocorrem em 10 encontros sistemáticos em consonância com a base curricular do 4º ano do Ensino Fundamental. O Guarda Parque Mirim está sem sua quinta edição e possui vinculação direta com as escolas públicas.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Guardiões Do Vale Do Jacuípe

ASSOCIAÇÃO RÁDIO COMUNITÁRIA CAMPESTRE FM

O "Projeto Guardiões do Jacuípe" visa a multiplicação da tecnologia social de monitoramento das ações climáticas com previsão do tempo, que possibilita a prevenção de desastres ambientais, causados por chuvas, com tempo / resposta para ações emergenciais e consequentemente defesa das comunidades, em especial as mais afetadas e localizadas em áreas de risco, por meio da formação de uma rede de jovens guardiões, capacitados e comprometidos com as suas comunidades, jovens esses, que tem um amplo conhecimento e responsabilidade com a área ambiental local, entre eles os lençóis freáticos, a mata atlântica, o uso racional das águas e a preocupação com as nascentes da região.

Temas: Meio ambiente Educação Ver mais

Fale Conosco