Problema Solucionado
Nas posturas e falas dos educadores e educadoras que moram na comunidade e constroem o cotidiano da EVOT percebe-se um sentimento de saudade relacionado ao recente passado rural e pacato do Vale, sobretudo quando eles refletem sobre as questões relacionadas à degradação do meio ambiente. Contudo, identifica-se também, nas suas falas e posturas, a importância das histórias do Vale do Gramame para o fortalecimento das identidades nessa construção de um agora de desafios e contradições. O rio Gramame é uma forte referência para a comunidade, é parte das memórias de muitos moradores do lugar, é um dos mais importantes rios da Paraíba, que abastece João Pessoa e cidades do entorno. Apesar de toda a sua importância, o rio Gramame vem sofrendo gravemente pela poluição causada pelo despejo de resíduos industriais (inclusive já constatada a presença de metais pesados), lixos domésticos, assoreamento e destruição da mata ciliar, e pela negligência dos órgãos responsáveis pela preservação e fiscalização. Assim, a EVOT junto com a comunidade vem construindo possibilidades para lidar com as problemáticas causadas pela especulação e expansão imobiliária e a degradação do meio ambiente.
Descrição
Para a iniciar, os educadores devem construir coletivamente um esboço de todas as ações a serem realizadas, inclusive com os respectivos apoios e parcerias, tendo como foco atividades lúdicas de preservação do patrimônio natural e cultural do território. Em seguida, o edital é construído pelos educadores e apresentado aos educandos e demais participantes para ser lido, debatido, feito os ajustes e aprovado. Após a aprovação, deve ser publicado em painel na escola, impresso em formato de folder e entregue a todos os participantes. A gincana é iniciada com o lançamento do edital, contendo as seguintes informações:
-Tarefas/atividades: deve ser descrito sucintamente cada atividade a ser desenvolvida pelo educando, devendo, quando necessário, quantificar.
-Indicador: deve ser descrito o produto ou resultado esperado, para avaliar se a atividade foi executada com êxito.
-Pontuação: deve-se apresentar a pontuação referente a cada atividade.
-Acompanhamento: apresentar o responsável pela organização da atividade.
-Data /Período de realização da atividade: colocar a data ou o período que a atividade deverá ser executada e/ou concluída
Os critérios de participação são:
-Ser educando/a da entidade.
-Participar integralmente das atividades em todo o período da gincana (março a dezembro).
-Em caso de problemas de saúde deve ser apresentado atestado médico para posterior reposição da pontuação.
-Cada turma terá um caderno de acompanhamento da gincana, e poderá ser consultado pelos educandos para tomar conhecimento do andamento da sua participação/pontuação. O educando deve realizar todas as atividades, ao longo do ano letivo, para ter sua pontuação garantida. Para cada tarefa deve ser atribuída uma pontuação que somada deverá totalizar 100 pontos. Cada educando acompanha o seu próprio desenvolvimento e ainda é permitido ver a pontuação dos colegas, através da Tabela de acompanhamento das pontuações*, com abertura para incentivarem uns aos outros para a construção de conhecimentos e chegarem a uma boa pontuação, tornando a gincana cooperativa e sem a disputa. São tarefas a serem cumpridas com a ajuda dos educadores que estarão junto aos educandos, contribuindo para que os mesmos executem as tarefas com êxito.
-Ao longo do ano, os participantes vão acumulando pontos, podendo totalizar o máximo de 100 pontos. Ao final, os pontos são totalizados em pontuação mínima, média e máxima, e as premiações são feitas de acordo com cada uma, conforme descrito acima.
O prêmio surpresa e o sorteio são entregues nas festividades de encerramento do ano letivo. Costumamos enfatizar que celebramos a coletividade na participação cooperativa dos educandos que, ao longo do ano, apoiam e se interessam pela tarefa um do outro.
Exemplos de modelos para o item ‘Pontuações e Premiações’:
20 a 50 pontos: Uma tarde na pizzaria
50 a 80 pontos: Uma tarde na pizzaria mais brinde surpresa
80 a 100 pontos: Uma tarde na pizzaria mais brinde surpresa mais participação no sorteio de brindes
Recursos Necessários
Os recursos humanos e materiais necessários para implementação desta tecnologia consideram a infraestrutura de uma entidade já em funcionamento, a exemplo de escolas, associações, grupos comunitários, ONG's, entre outras, o que facilita a implementação da tecnologia com baixíssimo custo adicional às atividades cotidianas, inclusive considerando que as ações devem ser planejada priorizando as diversas possibilidades de articulações e parcerias com o setor público; com o comércio local e com voluntários. Elencamos abaixo, alguns itens que podem constar no orçamento da Gincana:
Pessoal: oficineiros, educadores, professores, coordenadores, outros.
Transporte: ônibus, van, outros.
Material Pedagógico: diário do educando, caneta, equipamento audiovisual, mudas de árvores, computador, papéis, adubo, kit jardinagem, outros
Alimentação: lanche e água
Despesas administrativas: água, energia, telefone, outros.
Premiação: pizzaria, sorveteria, cinema, teatro, brindes, brinquedos e jogos, roupas, calçados, livros, lápis, outros.
Diante do exposta, esclarecemos que não existe um orçamento financeiro fixo para a realização da Gincana, variando de acordo com a realidade de cada espaço, considerando o número de participantes, as articulações e as atividades realizadas.
Equipamentos: caixa de som, microfone, computador, filmadora
Resultados Alcançados
-Reconhecimento da ação como tecnologia social, pelo Instituto FICAS.
-Sistematização da tecnologia em uma cartilha impressa, publicada e distribuída nas escolas do território e outras organizações sociais.
-Realização de 10 gincanas ao longo de dez anos consecutivos
-800 árvores plantadas no território
-Fortalecimento de vínculos com as instituições parceiras
-Fortalecimento da relação de pertencimento
-Fortalecimento da relação com as escolas públicas do território
-Maior cuidado com o meio ambiente
-Mais mobilizações para ações coletivas de cuidado com o meio ambiente, em especial com o rio Gramame
-Valorização da cultura local
-Processo de tombamento da Ponte dos Arcos, importante equipamento da comunidade
-Valorização dos saberes e fazeres de tradição oral local
-Maior aproximação com os mestres e mestras de tradição oral local
-Distribuição de livros
-Visibilidade na imprensa local
Comentários