Meio ambiente | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Meio ambiente

Carbono Neutro Idesam - Promovendo Renda E Conservação Na Rds Do Uatumã

Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia– Idesam

O Programa Carbono Neutro Idesam (PCN), visa à implantação de Sistemas Agroflorestais ( SAFs) em áreas degradadas e improdutivas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, para perenizar a produção agrícola e florestal por meio de um modelo de desenvolvimento social de “baixo-carbono” aliado à geração de renda para as poluções tradicionais que ali residem, compensando a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) de parceiros interessados e do próprio Idesam.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Carneiro Hidráulico De Pvc

Epagri - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC

O carneiro hidráulico de PVC é uma bomba hidráulica caseira que substitui o motor elétrico. Por ser um dispositivo simples, de fácil entendimento, prático e de baixo custo que bombeia a água de uma região mais baixa para uma região mais alta, sem utilizar energia elétrica ou combustível fóssil, qualquer pessoa de qualquer gênero ou idade consegue montar e instalar, (O peso do carneiro varia entre 800 gramas e 5 kg). Para instalar, basta apenas que ela participe de alguma capacitação, curso ou treinamento. É construído com algumas peças (canos e conexões de PVC) e válvulas de metal, facilmente encontradas em lojas de material de construção de qualquer cidade e Estado.

Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Casa Do Chá: Método Para Implementação Da Política Pública De Fitoterápicos

Prefeitura Municipal de Rio Rufino

1) Coleta de ervas e informações do saber popular: Os profissionais da Casa do Chá vão até os agricultores, para a coleta das ervas e de informações do uso tradicional. 2) Preparo: Os Profissionais da Casa do Chá fazem o beneficiamento das ervas, resultando em tinturas, cremes e sabonetes. A partir das normas sanitárias e indicações científicas. 3) Divulgação: São encaminhadas para as unidades de saúde, informativos dos produtos. Os profissionais indicam o uso e repassam as demandas da comunidade.4) Distribuição: Os usuários vão até a Casa do Chá com a indicação dos profissionais de saúde, e, então o farmacêutico faz a orientação e entrega gratuita do produto.

Temas: Meio ambiente Saúde Ver mais

Catapoesia

Trilhas da Serra - Educação, Cultura e Cidadania

A metodologia Catapoesia tem o objetivo de formar coletivos juvenis para serem protagonistas da produção de livros com capas de papelão a partir da coleta de histórias em comunidades e em bairros, privilegiando os conteúdos de caráter cultural e social e tornando os jovens autônomos no trabalho.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Centro De Compostagem - Fábrica De Solos

prefeitura municipal de picui

A Tecnologia Centro de Compostagem - Fábrica de Solos proporciona a intervenção no combate à desertificação que ocorre no semiárido brasileiro, através do processo de compostagem, que é uma forma de transformação dos resíduos orgânicos descartados pela população em fertilizante orgânico, proporcionando a redução de resíduos sólidos, garantindo a participação social e servindo como ferramenta para a educação ambiental através de aulas práticas e teóricas no município de Picuí.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Centro Integrado De Ações Comunitárias - Ciac

Instituto Educação,Cidadania e Cultura da Sustantebilidade - Instituto IECCUS - IECCUS

O Projeto CENTRO INTEGRADO DE AÇÕES COMUNITÁRIAS – CIAC é uma grande ação de fomento, desenvolvimento e inovação para a qualidade de vida e educação na cidade de Fortaleza/CE. Sua iniciativa é pautada por princípios, lógicas e éticas da sustentabilidade tendo como conceitos base o DENSENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL e TECNOLOGIAS SOCIAIS. A cidade de Fortaleza é um grande centro urbano, massivo e adensado que demonstra diversas problemáticas e crises de infraestrutura, como a maioria das grandes cidades brasileiras. Nesse sentido, apontar soluções e oportunidades que possam servir de referência para a melhoria a qualidade de vida é um dos principais objetivos do CIAC, visando se consolidar como uma UNIDADE DE REFFERÊNCIA PEDAGÓGICA em tecnologias sociais aplicadas à sustentabilidade. O CIAC está localizado no bairro de Sapiranga, uma região de grandes contrastes sociais e de evidente desigualdade, onde uma grande parcela da população ainda não tem acesso aos direitos básicos de saneamento e, principalmente, de educação. Um agir consciente propulsiona a iniciativa deste projeto que visa integrar a educação ambiental com o empoderamento comunitário, trazendo a comunidade para dentro do centro de ensino e demonstrando e incentivando as soluções viáveis para uma mudança de hábitos e para um bem viver com qualidade e integração com a natureza. Com a oportunidade desse projeto, por iniciativa da Fundação Samura, que já atuava na região através da Creche-Escola Samura, sonhou-se com a expansão do número de crianças atendidas. Através da inserção de novas instalações, como Biblioteca Comunitária, Cozinha Comunitária, Horta Comunitária, Salão Multiuso e Anfiteatro, buscou-se aproximar ainda mais os estudantes, os pais e a comunidade como um todo para usufruir dos benefícios dessa nova estrutura. O CIAC foi idealizado e projetado a partir dos três pilares das tecnologias sociais: baixo impacto, baixo custo e fácil replicação, servindo de modelo em técnicas como bioconstrução, geotinta, captação de água da chuva, saneamento ecológico e arquitetura eficiente. Com essa ação, visa-se incluir, no contexto pedagógico, um ensino voltado à educação ambiental que atenda aos padrões da Política Nacional de Educação Ambiental. Dele devem fazer parte temas ambientais e transversais à formação de crianças, jovens e adultos, aproximando as pessoas das soluções mais eficientes para o dia a dia. Somando a essa iniciativa, está o Instituto Educação, Cidadania e Cultura da Sustentabilidade - IECCUS, sediado em João Pessoa. O IECCUS conta com uma equipe de profissionais e voluntários dispostos a articular o que for necessário para tornar essas tecnologias viáveis e acessíveis, tornando o sonho do CIAC uma realidade.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Cerrado Vida – O Assentamento Agroextrativista Americana

Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA/NM)

Um assentamento diferenciado correlacionando população e ambiente, revela a preservação sustentável do Cerrado promovendo a geração de renda e a segurança alimentar, utilizando o agroextrativismo como linha mestra e a construção coletiva participativa no plano de desenvolvimento.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Ciclorrotas - Metodologia Cidadã De Planejamento Cicloviário

Associação Brasileira dos Usuários de Meios de Transporte Terrestre à Propulsão Humana - Transporte Ativo

A metodologia do planejamento cidadão das Ciclorrotas oferecem um modelo de planejamento de infraestrutura urbana inovador. Trata-se da união de diversos grupos de interesse, moradores, ciclistas, população flutuante e demais pessoas interessadas para a produção de um projeto pronto de melhoria viária voltada a circulação de bicicletas. Através da tecnologia social utilizada na elaboração das Ciclorrotas é possível (re)pensar todo uma área da cidade em acordo com as diferentes necessidades de circulação e apresentar um resultado pronto para ser executado pelo poder público, seja em parceria com a iniciativa privada ou diretamente.

Temas: Meio ambiente Ver mais

Cisterna Pré-Fabricada: Reservando Água Para Uso Doméstico E Produção Agrícola

Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - UFSCAR

Cisterna pré-fabricada produzida em argamassa armada, com baixo custo e em etapas reduzidas de trabalho; um único tipo de peça gera reservatórios com volumes distintos de armazenamento, servindo a demandas diferentes.

Temas: Recursos Hídricos Meio ambiente Ver mais

Cisternas De Placas Pré-Moldadas

Programa de Aplicação de Tecnologia Apropriada às Comunidades (PATAC)

Reservatórios cilíndricos, construídos próximo à casa da família agricultora, que armazenam a água da chuva captada por uma estrutura com calhas de zinco e canos de PVC, proporcionando água de boa qualidade e saúde aos moradores do semiárido.

Temas: Recursos Hídricos Meio ambiente Ver mais

Fale Conosco