Meio ambiente | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Meio ambiente

Meio ambiente

Carbono Neutro Idesam - Promovendo Renda E Conservação Na Rds Do Uatumã

Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia– Idesam

O Programa Carbono Neutro Idesam (PCN), visa à implantação de Sistemas Agroflorestais ( SAFs) em áreas degradadas e improdutivas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, para perenizar a produção agrícola e florestal por meio de um modelo de desenvolvimento social de “baixo-carbono” aliado à geração de renda para as poluções tradicionais que ali residem, compensando a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) de parceiros interessados e do próprio Idesam.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Carneiro Hidráulico De Pvc

Epagri - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC

O carneiro hidráulico de PVC é uma bomba hidráulica caseira que substitui o motor elétrico. Por ser um dispositivo simples, de fácil entendimento, prático e de baixo custo que bombeia a água de uma região mais baixa para uma região mais alta, sem utilizar energia elétrica ou combustível fóssil, qualquer pessoa de qualquer gênero ou idade consegue montar e instalar, (O peso do carneiro varia entre 800 gramas e 5 kg). Para instalar, basta apenas que ela participe de alguma capacitação, curso ou treinamento. É construído com algumas peças (canos e conexões de PVC) e válvulas de metal, facilmente encontradas em lojas de material de construção de qualquer cidade e Estado.

Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Casa Do Chá: Método Para Implementação Da Política Pública De Fitoterápicos

Prefeitura Municipal de Rio Rufino

1) Coleta de ervas e informações do saber popular: Os profissionais da Casa do Chá vão até os agricultores, para a coleta das ervas e de informações do uso tradicional. 2) Preparo: Os Profissionais da Casa do Chá fazem o beneficiamento das ervas, resultando em tinturas, cremes e sabonetes. A partir das normas sanitárias e indicações científicas. 3) Divulgação: São encaminhadas para as unidades de saúde, informativos dos produtos. Os profissionais indicam o uso e repassam as demandas da comunidade.4) Distribuição: Os usuários vão até a Casa do Chá com a indicação dos profissionais de saúde, e, então o farmacêutico faz a orientação e entrega gratuita do produto.

Temas: Meio ambiente Saúde Ver mais

Centro De Compostagem - Fábrica De Solos

prefeitura municipal de picui

A Tecnologia Centro de Compostagem - Fábrica de Solos proporciona a intervenção no combate à desertificação que ocorre no semiárido brasileiro, através do processo de compostagem, que é uma forma de transformação dos resíduos orgânicos descartados pela população em fertilizante orgânico, proporcionando a redução de resíduos sólidos, garantindo a participação social e servindo como ferramenta para a educação ambiental através de aulas práticas e teóricas no município de Picuí.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Centro Integrado De Ações Comunitárias - Ciac

Instituto Educação,Cidadania e Cultura da Sustantebilidade - Instituto IECCUS - IECCUS

O Projeto CENTRO INTEGRADO DE AÇÕES COMUNITÁRIAS – CIAC é uma grande ação de fomento, desenvolvimento e inovação para a qualidade de vida e educação na cidade de Fortaleza/CE. Sua iniciativa é pautada por princípios, lógicas e éticas da sustentabilidade tendo como conceitos base o DENSENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL e TECNOLOGIAS SOCIAIS. A cidade de Fortaleza é um grande centro urbano, massivo e adensado que demonstra diversas problemáticas e crises de infraestrutura, como a maioria das grandes cidades brasileiras. Nesse sentido, apontar soluções e oportunidades que possam servir de referência para a melhoria a qualidade de vida é um dos principais objetivos do CIAC, visando se consolidar como uma UNIDADE DE REFFERÊNCIA PEDAGÓGICA em tecnologias sociais aplicadas à sustentabilidade. O CIAC está localizado no bairro de Sapiranga, uma região de grandes contrastes sociais e de evidente desigualdade, onde uma grande parcela da população ainda não tem acesso aos direitos básicos de saneamento e, principalmente, de educação. Um agir consciente propulsiona a iniciativa deste projeto que visa integrar a educação ambiental com o empoderamento comunitário, trazendo a comunidade para dentro do centro de ensino e demonstrando e incentivando as soluções viáveis para uma mudança de hábitos e para um bem viver com qualidade e integração com a natureza. Com a oportunidade desse projeto, por iniciativa da Fundação Samura, que já atuava na região através da Creche-Escola Samura, sonhou-se com a expansão do número de crianças atendidas. Através da inserção de novas instalações, como Biblioteca Comunitária, Cozinha Comunitária, Horta Comunitária, Salão Multiuso e Anfiteatro, buscou-se aproximar ainda mais os estudantes, os pais e a comunidade como um todo para usufruir dos benefícios dessa nova estrutura. O CIAC foi idealizado e projetado a partir dos três pilares das tecnologias sociais: baixo impacto, baixo custo e fácil replicação, servindo de modelo em técnicas como bioconstrução, geotinta, captação de água da chuva, saneamento ecológico e arquitetura eficiente. Com essa ação, visa-se incluir, no contexto pedagógico, um ensino voltado à educação ambiental que atenda aos padrões da Política Nacional de Educação Ambiental. Dele devem fazer parte temas ambientais e transversais à formação de crianças, jovens e adultos, aproximando as pessoas das soluções mais eficientes para o dia a dia. Somando a essa iniciativa, está o Instituto Educação, Cidadania e Cultura da Sustentabilidade - IECCUS, sediado em João Pessoa. O IECCUS conta com uma equipe de profissionais e voluntários dispostos a articular o que for necessário para tornar essas tecnologias viáveis e acessíveis, tornando o sonho do CIAC uma realidade.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Cerrado Vida – O Assentamento Agroextrativista Americana

Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA/NM)

Um assentamento diferenciado correlacionando população e ambiente, revela a preservação sustentável do Cerrado promovendo a geração de renda e a segurança alimentar, utilizando o agroextrativismo como linha mestra e a construção coletiva participativa no plano de desenvolvimento.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Ciclorrotas - Metodologia Cidadã De Planejamento Cicloviário

Associação Brasileira dos Usuários de Meios de Transporte Terrestre à Propulsão Humana - Transporte Ativo

A metodologia do planejamento cidadão das Ciclorrotas oferecem um modelo de planejamento de infraestrutura urbana inovador. Trata-se da união de diversos grupos de interesse, moradores, ciclistas, população flutuante e demais pessoas interessadas para a produção de um projeto pronto de melhoria viária voltada a circulação de bicicletas. Através da tecnologia social utilizada na elaboração das Ciclorrotas é possível (re)pensar todo uma área da cidade em acordo com as diferentes necessidades de circulação e apresentar um resultado pronto para ser executado pelo poder público, seja em parceria com a iniciativa privada ou diretamente.

Temas: Meio ambiente Ver mais

Cisterna Pré-Fabricada: Reservando Água Para Uso Doméstico E Produção Agrícola

Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - UFSCAR

Cisterna pré-fabricada produzida em argamassa armada, com baixo custo e em etapas reduzidas de trabalho; um único tipo de peça gera reservatórios com volumes distintos de armazenamento, servindo a demandas diferentes.

Temas: Recursos Hídricos Meio ambiente Ver mais

Cisternas De Placas Pré-Moldadas

Programa de Aplicação de Tecnologia Apropriada às Comunidades (PATAC)

Reservatórios cilíndricos, construídos próximo à casa da família agricultora, que armazenam a água da chuva captada por uma estrutura com calhas de zinco e canos de PVC, proporcionando água de boa qualidade e saúde aos moradores do semiárido.

Temas: Recursos Hídricos Meio ambiente Ver mais

Cocôzap: Mapeamento, Mobilização E Incidência Em Saneamento Em Favelas

Associação Data Labe

A tecnologia “Cocôzap: mapeamento, mobilização e incidência em saneamento em favelas” tem a ideia central de fomentar um canal de denúncia, debate e proposição em saneamento, a partir de mapeamentos participativos sobre problemas de saneamento na Maré. Através de uma conta no whatsapp, moradores fazem queixas sobre problemas enfrentados com saneamento, que são armazenadas em uma base de dados criptografada e posteriormente georreferenciadas em um mapa do bairro, disponível no site do Cocôzap. Na ausência de dados oficiais, esse processo tem o potencial de qualificar as estruturas de saneamento existentes, possibilitar estratégias de mobilização e subsidiar políticas públicas em favelas.

Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Fale Conosco