Meio ambiente | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Meio ambiente

De Olho Na Água

Fundação Brasil Cidadão para Educação Cultura Tecnologia e Meio Ambiente (FBC)

O Projeto De Olho na Água, norteado por indicadores a serem atingidos na década da biodiversidade (2011 a 2020), voltado para a gestão de corpos hídricos através da reversão de processos de degradação e promoção de práticas sustentáveis reunindo a implantação de tecnologias socais para uso racional da água, tendo em vista a segurança hídrica, conservação e preservação de ambientes e espécies, recuperação e ampliação de cobertura vegetal e fixação de carbono. Dentro de uma concepção sistêmica de território foram implantados canteiros bio-sépticos e cisternas de ferrocimento em 8 comunidades de Icapuí e 9 hectares de mangue recuperados com mais de 100 mil mudas produzidas e plantadas.

Temas: Educação Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Desenvolvimento Sust. E Participação Em Favelas Limítrofes A Un. De Conservação

Favela Verde

Busca introduzir, implementar e promover abordagens inovadoras para o Design e Implementação de Projetos Participativos para o Desenvolvimento Sustentável Urbano. Nossa ponto focal são favelas limítrofes a Unidades de Conservação. Utilizamos uma abordagem bottom-top, onde a construção do projeto requer uma desconstrução prévia, e uma posterior harmonização com a realidade local. A metodologia é baseada em várias técnicas e estratégias: interativas, coletivas, experienciais, que buscam ampliar a representatividade e diversidade.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Dessalinizadores Solar

APA - Associação de Profissionais em Agroecologia

O dessalinizador solar é uma tecnologia social de que tem proporcionado inúmeros benefícios socioeconômicos e ambientais: é uma tecnologia de baixo custo de implantação e manutenção; possibilita segurança hídrica através do fornecimento de água potável; promove a transformação social frente a gestão dos recursos hídricos locais; utiliza a energia solar (limpa e renovável) para a promoção de água potável; além de possibilitar a convivência com o semiárido. Resumidamente, o dessalinizador solar é uma tecnologia de fácil construção, o que favorece sua disseminação social; é de baixo custo, o que possibilita seu uso individual ou coletivo; e não causa impactos ambientais.

Temas: Recursos Hídricos Meio ambiente Ver mais

Dispositivo De Urbanização Sustentável: Vala De Infiltração Com Uso De Rscc

Sociedade Mineira de Cultura

As valas de drenagem com entulho é uma TS aplicada em vilas, favelas, ocupações urbanas e assentamentos rurais, quando é necessário direcionar o caminho das águas da chuva em encostas e ruas de terra, de modo a evitar processos de erosão nesses territórios, provocados por enxurradas. Essa técnica também reduz o volume de sedimentos carregados pelo escoamento da água superficial, e evita o acúmulo desses sedimentos no fundo de vale. Ao diminuir os impactos do caminho das águas no terreno, as valas de drenagem reduzem a necessidade de manutenção das encostas. O uso de materiais, recursos locais e de ferramentas usuais tornam possível a produção das valas por meio de mutirões.

Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Fale Conosco