Meio ambiente | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Meio ambiente

Implantação De Safs-Sistemas Agroflorestais Para Composição De Reserva Legal

Associação dos Trabalhadores Rurais da Reforma Agrária.

SAFs-Sistemas Agroflorestais consiste em Plantar de forma integrada uma diversidade de plantas de porte rasteiro, baixo, médio, intermediário e alto com ciclos de vida diversos intercalados de forma que se possa aproveitar o espaço de plantio tanto na vertical quanto na horizontal em uma escala de tempo previamente planejada. O SAF imita as florestas naturais, produz hortaliças, grãos, tubérculos, frutos, madeiras, plantas capazes de fertilizar o solo.O sistema de SAF favorece a micro e macro fauna, promove a recuperação de solos degradados, infiltra água e estreita a relação do homem com a terra. Garante autonomia alimentar para os camponeses em quantidade, qualidade e diversidade.

Temas: Alimentação Meio ambiente Ver mais

Implantação De Um Consórcio Intermunicipal Para Realização Da Gestão Ambiental

Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento Ambiental – Consórcio Iberê

O Projeto Mata Ciliar é desenvolvido pelo Consórcio Iberê nos sete municípios consorciados em parceria com diversas instituições. Tem como objetivo criar condições técnicas e operacionais para que os beneficiários, pequenos agricultores, que possuem propriedades com até dois módulos fiscais (40 hectares), possam recuperar e proteger as APPs degradadas e conservar os recursos hídricos. Ao longo dos últimos anos, o Consórcio Iberê atendeu 424 famílias, isolando e recuperado 282 hectares de área para recuperação e de preservação permanente.

Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Impulsão E Fortalecimento Dos Micros E Pequenos Negócios De Pindorama

Associação de Confecção Nova Esperança de Pindorama

A Associação é composta por 30 famílias e compreende os setores de costura, serigrafia, artesanato, informática e horta orgânica, gerando oportunidade para a comunidade, inserindo-a no contexto de inclusão social. Antes famílias sem perspectivas, hoje beneficiadas com ação empreendeedora sustentável.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

Incubação Ao Inverso

Universidade Federal de Minas Gerais

A Incubação ao Inverso é um metodologia de intervenção técnica junto à cooperativas populares, desenvolvida pelo Núcleo AlterNativas de Produção - EEUFMG. Trata-se da sistematização de um processo de pesquisa-ação junto às Associações e Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis (ACs). O princípio balizador da tecnologia é a imersão dos técnicos nas ACs, em um processo de residência técnica para responder a demandas concretas das políticas públicas de reciclagem, projetando dispositivos materiais e processos na cadeia produtiva. Essa tecnologia se propõe a estruturar a cooperação entre os saberes e conhecimentos dos catadores e dos técnicos em processos de projeto colaborativos.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta Em Propriedades De Agricultura Familiar

Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

A integração lavoura-pecuária-floresta integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais, realizadas na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotação. Os efeitos sinérgicos entre os componentes incluem a adequação ambiental e a viabilidade econômica da atividade agropecuária

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Fale Conosco