Meio ambiente | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Meio ambiente

O Algodão Agroecológico Gerando Renda E Conhecimento No Curimataú Paraibano

Associação de Apoio a Políticas de Melhoria da Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Verticalização da Produção Familiar

No assentamento Queimadas os produtores de algodão começaram o manejo do algodão agroecológico no ano de 2006 com o surgimento do Projeto Escola Participativa do Algodão Agroecológico, através do apoio técnico da ARRIBAÇÃ. No ano de 2012 os produtores começaram a passar por problemas por causa da demora no pagamento da produção, pelo fato de que o processo de certificação por auditoria se tornou inviável. Dessa forma decidiram se organizar em um Organismo Participativo de Aceitação e Conformidade – OPAC denominado Rede Borborema de Agroecologia para certificar a produção agroecológica e garantir sua comercialização. Os agricultores são certificados como produtores orgânicos.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

O Consórcio Pcj E A Gestão Dos Recursos Hídricos

Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí

Somos uma associação civil de direito privado sem fins lucrativos que, desde 1989, atua com independência técnica e financeira, arrecadando e aplicando recursos em programas ambientais. Com o apoio de municípios e empresas associados, o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí trabalha para recuperar os mananciais de sua área de abrangência. A base do nosso trabalho está na sensibilização sobre as questões hídricas, planejamento de ações de recuperação de mananciais e incentivo às iniciativas voltadas à preservação da água. A história de nossa entidade foi construída a partir de cada projeto que buscou o uso racional de água, a recuperação de matas ciliares e o correto gerenciamento de recursos hídricos, através de cada capacitação que buscou fortalecer os valores da educação ambiental em nossa região. Conquistamos esta marca através da cooperação regional entre iniciativa pública, iniciativa privada, terceiro setor e sociedade civil organizada na busca de soluções conjuntas para garantia da qualidade ambiental de nossa região. Sabemos que ainda há muito trabalho pela frente, mas já temos muitas conquistas para celebrar! O Consórcio PCJ foi pioneiro na implementação das ferramentas da Política Nacional de Recursos Hídricos, como a estruturação dos Comitês PCJ e os Planos das Bacias PCJ, outorgas e cobrança pelos usos dos recursos hídricos. Hoje temos a honra de ser uma entidade referência na área de gestão dos recursos hídricos, com parcerias nacionais como a Agência Nacional de Águas e internacionais através de Cooperação Técnica com a Agência Loire-Bretagne da França e Confedereação Hidrográfica Jucar da Espanha. Temos participação ativa em Redes de Organismos de Bacias Hidrográficas como a RELOB, RIOB e REBOB.

Temas: Recursos Hídricos Meio ambiente Ver mais

O Cooperativismo Popular Como Espaço De Expressão Da Mulher

Centro de Referência em Cooperativismo e Associativismo - CRCA

Condições para o protagonismo feminino: construção de espaços e instrumentos; acompanhamento técnico próximo com distanciamento gradativo; garantia do funcionamento dos órgãos sociais cooperativistas e suas prerrogativas de liberdade e democracia; o diálogo como meio para solução de conflitos e resolução de problemas.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

O Jardim Sensorial/Ccab/Ufca: Um Espaço Educador Inclusivo E Sustentável

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI-UFCA

O jardim sensorial composto por diferentes espécies vegetais e materiais reciclados foi concebido para atuar de forma educativa com a intenção de conscientizar a sociedade local para o respeito as diferenças, reduzindo a força dos preconceitos e maior atenção para a forma de viver das pessoas com algum tipo de deficiência, com ênfase aos deficientes visuais. É um instrumento inovador e útil, não só para os cegos mas para toda comunidade por estimular sentidos que se encontram adormecidos pela prioridade dada à visão. Na sua implantação e condução houve a preocupação com a educação ambiental e por isso foi construído para incentivar ao uso e manejo correto do meio ambiente.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Ocupa Sua Rua (Ocupa Tu Calle - Perú)

Asociación UNACEM (PERU)

Ocupa sua rua é uma estratégia promovida por Lima Como Vamos que busca reduzir a desigualdade urbana no acesso a espaços públicos de qualidade. Para conseguir isso, promove o esforço colaborativo na recuperação e revitalização de espaços desativados através de intervenções urbanas simples, de baixo custo e ambientalmente sustentáveis. Desta forma, tornando a cidade mais amigável, mais segura, menos poluída, mais acessível e com maiores oportunidades para a economia local, fomentamos melhores relações entre cidadãos e suas autoridades.

Temas: Meio ambiente Ver mais

Oficinas Lablivre/Metaprojeto – Parque Da Juventude

Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Criado em 2007 e situado no Parque da Juventude em São Paulo – capital, o Lablivre / Metaprojeto é um espaço aberto que oferece oficinas temáticas para o público de baixa renda. O Lablivre proporciona aos usuários o acesso a novas oportunidades educacionais, desenvolvimento de tecnologias, experimentações metodológicas e aprendizagem, a partir de atividades que envolvem, reciclagem de computadores, programação, uso de softwares livres, códigos abertos, cursos de inglês e LIBRAS, ampliando assim a inclusão digital, cultural e social da população menos favorecida.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Origens Brasil

Instituto Manejo e Certificação Florestal e Agrícola - IMAFLORA

O IMAFLORA é o administrador do Origens Brasil®, um sistema de garantia de origem pioneira que recebeu o premio de inovação da ONU, desenvolvido e customizado para a realidade da Amazônia e dos povos indígenas/populações tradicionais que vivem nela. O Origens Brasil® (www.origensbrasil.org.br), através de ferramentas tecnológicas, de comunicação, conexão comercial, e articulação em rede dos diferentes atores da cadeia de produção, conecta quem produz com quem compra, promovendo relações comerciais rastreáveis, éticas, com menos intermediários, transparentes, e que conserva a Amazônia. Através de um celular, o consumidor faz a leitura de um selo/QR Code, e tem acesso a informações que vem da plataforma tecnológica sobre o produtor, origem, forma de produção e comercialização.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Ostras Depuradas De Alagoas

INSTITUTO BRASILEIRO DE DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE - IABS

A tecnologia envolve a inserção produtiva de ostra e outros bivalves de produção de base comunitária no mercado turístico. Seu objetivo é gerar trabalho e renda de forma sustentável e valorizar as comunidades ostreicultora do litoral de Alagoas, a partir do fortalecimento da cadeia de valor e da ampliação de seu consumo a partir o apoio de renomados Chefs locais. Atualmente, é possível observar a perda da identidade de diversas comunidades litorâneas e o turismo, se planejado de forma sustentável, pode ser um forte aliado no processo de fortalecimento da identidade dos territórios pela sua função de dinamizador da economia e por dar visibilidade a estas comunidades e seus modos de vida.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

Ostreicultores De Matarandiba-Ostramar

Associação Comunitária de Matarandiba

A Tecnologia Social em questão é a Ostreicultura Solidária, aplicada na comunidade de Matarandiba, na cidade de Vera Cruz – Bahia, pelo empreendimento econômico solidário chamado Ostramar. A Ostreicultura Solidária representa uma tecnologia de maricultura voltada para a produção de Ostra de modo sustentável e também um método de produção associada baseada na gestão coletiva e repartição dos ganhos. O grupo utiliza o sistema de balsas e de mesa, métodos utilizados para que ostras implantadas em locais de cultivo cresçam até atingirem o tamanho adequado para comercialização. Esta tecnologia vem sendo usada em algumas comunidades do baixo sul e recôncavo da Bahia.

Temas: Meio ambiente Alimentação Ver mais

Fale Conosco