Meio ambiente | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Meio ambiente

Rádio Maleta Ou Rádio-Móvel: Comunicação Livre

Sociedade Meridional de Educação

Rádio Móvel que permite a elaboração, execução e transmissão de gravações em áudio com alta qualidade, baixo custo econômico, baseada no conceito de sustentabilidade e reciclagem de materiais, que permite a escolas e ONGs trabalharem a Alfabetização Midiática, Educomunicação e a democratização da comunicação, já que amplia os canais de voz e o intercâmbio de experiências e informações de estudantes, professor@s e comunidade.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Reciclagem Com Cidadania: Formação De Associação De Catadores Ecológicos

Associação dos Agentes Ecológicos de Santa Rita

A tecnologia metodológica de trabalho associativo e organizativo para catadores de recicláveis, buscando melhoria das condições de trabalho do catadores e aumento dos ganhos mensais, com distribuição justa dos recursos angariados com a venda de recicláveis.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

Reciclagem: Oportunidade De Transformação Social

Verde Vida Programa Oficina Educativa

O Verde Vida Programa Oficina Educativa, da cidade de Chapecó, SC, é uma associação com fins não econômicos, coleta recicláveis, separa, vende, para viabilizar recursos e atender adolescentes em situação de risco. Além de colaborar com o meio ambiente, gera efetiva transformação social e evita custos para o poder público. Possui forte interação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Sustentabilidade está presente em todas as suas iniciativas, atua como um verdadeiro Bioma.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

Reciclar: Menos Lixo, Mais Segurança Alimentar

Prefeitura Municipal de Glaucilândia

Esta tecnologia social tem como princípio a limpeza dos quintais através da coleta seletiva de resíduos sólidos (metal, plástico, ferro velho, papelão) e óleo saturado proporcionando uma destinação correta dos resíduos coletados e em contrapartida promove a troca destes resíduos por mudas frutíferas, pintinhos ou sementes de hortaliças. Conscientiza os agricultores, promove a produção de alimentos a custo zero e a segurança alimentar, proporciona a diversificação de alimentos no quintal, melhora a renda, diminui focos de dengue, acidentes domésticos, mortalidade de animais pela ingestão de plástico e a contaminação do lençol freático e leitos dos córregos e rios.

Temas: Alimentação Meio ambiente Ver mais

Reciclo

P. B. Zanzini & Cia Ltda.

O Reciclo é um programa de responsabilidade socioambiental que contribui no correto destino do lixo e na recuperação das bacias dos rios da região. Funciona com a adesão dos colaboradores da Zanzini e da comunidade, particularmente crianças e adolescentes, à coleta seletiva e reciclagem do lixo.

Temas: Meio ambiente Educação Ver mais

Recuperação Da Fertilidade Dos Solos (Recuperación De La Fertilidad - Perú)

Asociación de Productores Aagropecuarios Chincaycocha - Junin (PERU)

APROACHIJ é uma associação dedicada à produção agropecuária orgânica, que tem prioridade: a recuperação dos solos através da aplicação de fertilizantes orgânicos e conservação da biodiversidade, incorporada a isto o manejo de tecnologias de inovação no processo de produção tendo em conta mudanças climáticas, terminando com um produto final que garante uma certificação orgânica.

Temas: Meio ambiente Ver mais

Recuperação De Fontes De Água E Cisternas Na Região De Vacaria-Rs

Caritas Brasileira Regional Rio Grande do Sul

Promoção e recuperação de fontes de água, construção de cisternas e mutirões de limpeza em propriedades de agricultura familiar em Paim Filho, Maximiliano de Almeida, São João da Urtiga, Salto do Jacuí, Jacuizinho, Estrela Velha, e Santa Margarida do Sul – RS com mapeamento preliminar, envolvimento comunitário

Temas: Recursos Hídricos Meio ambiente Ver mais

Rede De Agroecologia Povos Da Mata

Associação Povos da Mata Atlântica do Sul da Bahia de Certificação Participativa

O Sistema Participativo de Garantia envolve um processo horizontal de avaliação da conformidade, no qual a decisão é compartilhada entre todos os participantes, isto é, ocorre a instituição de um poder compartilhado. As famílias envolvidas nesse processo são chamadas a terem pensamento e voz ativa, a serem colaborativas para que a rede se estruture e que a certificação participativa tenha credibilidade com respeito social, cultural e ambiental. É assim um espaço de articulação estruturada em rede de agricultores familiares, quilombolas, assentamentos, reservas indígenas, e pessoas envolvidas e simpáticas com a produção, processamento, comercialização e consumo de alimentos agroecologicos

Temas: Alimentação Meio ambiente Ver mais

Rede De Artesanato Da Floresta

Casa do Rio

Tecnologia para o empoderamento e emancipação socioeconômica de mulheres de zonas rurais da Amazônia e sua inclusão na economia local,por meio da salvaguarda e da releitura das manualidades tradicionais de matriz indígena, estabelecendo pontes com a criação contemporânea como forma de inserção no mercado do design e moda. Uma TS participativa e inclusiva,que estimula a formação de redes e parcerias, possibilita a geração de trabalho e renda, promove troca de conhecimentos,difusão de informações, discussão de gênero e valorização do trabalho da mulher frente à família e à sociedade.Trabalha a cadeia da sociobiodiversidade sustentável,estimulando a conservação ambiental.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Rede De Cantinas Da Terra Do Meio

Associacao Dos Moradores da Reserva Extrativistas do Iriri - Amoreri

Processo de organização de povos ribeirinhos e indígenas para estruturar um sistema de comercialização de produtos extrativistas adequado à realidade da Terra do Meio (PA), região formada por diversas Áreas Protegidas, de difícil acesso e altos custos de transporte. Tendo em vista o isolamento geográfico das comunidades ribeirinhas e indígenas da Terra do Meio e as dificuldades que encontravam em estruturar a comercialização de seus diferentes produtos tradicionais da floresta em contratos mais justos, estabelecidos de forma transparente e coletiva, se organizaram nos últimos 6 anos em uma rede de cantinas, espalhadas em um território de mais de 8000000 de hectares de florestas.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

Fale Conosco