Problema Solucionado
A preocupação com a reciclagem do lixo vem aumentando. No Brasil, a reciclagem se difundiu em relação a latas de alumínio (87%), mas, em comparação com outros países, continua restrita para plástico, papel e papelão. Enquanto os brasileiros reciclam 17,5% do plástico que consomem, na Bélgica e na Alemanha a reciclagem atinge patamares de 28,5% e 60%, respectivamente. Quanto ao papel e papelão, 43,9% são reciclados aqui, bem menos que nos Estados Unidos (55%) e no México (60%).
De acordo com pesquisa, o lixo representava 12% de insatisfação em Dois Córregos, cidade onde a Zanzini Móveis está instalada. O aterro sanitário municipal encontra-se em fase de esgotamento. Além disso, é uma questão que ameaça também a economia local, já que a cidade faz parte do roteiro turístico da região. A relação entre os objetivos e critérios deste prêmio é a tecnologia mais limpa, por meio de reciclagem de lixo e reaproveitamento dos resíduos produtivos; utilização de fontes de energia alternativa; parcerias com a comunidade na preservação ambiental; geração de renda para a comunidade; divulgação de indicadores, balanços sociais, planos estratégicos, valores e princípios ambientais.
Descrição
A Zanzini é uma empresa preocupada com o meio ambiente, por isso possui um Departamento de Meio Ambiente, com Política Ambiental e indicadores desta política definidos, que é responsável pelo levantamento dos aspectos e impactos ambientais provenientes de suas atividades, além da verificação de leis e normas ambientais aplicáveis ao seu negócio. A busca incessante pela melhoria ambiental na reutilização de resíduos e redução da utilização de recursos naturais disponíveis faz o departamento de Meio Ambiente da Zanzini Móveis implementar programas e projetos ambientais que visam o cumprimento de sua Política Ambiental.
Os resíduos ou sobras de produção são utilizados no próprio processo produtivo e/ou em outros processos de outras empresas, de acordo com as normas ambientais ou em forma de reaproveitamento. O solvente da tinta utilizada no processo é à base de água e a sua destinação é a incineração, tratamento ou reaproveitamento por empresas especializadas.
A empresa possui um Programa de Coleta Seletiva de Lixo, denominado Programa Reciclo, que tem como um de seus objetivos manter o respeito e preservação do meio ambiente, educando crianças, adolescentes da comunidade e colaboradores para esta sistemática através de parcerias firmadas com escolas públicas e comunidade carente. O lixo coletado pela empresa através do Programa é encaminhado para reciclagem.
Os processos ambientais da Zanzini são implementados e monitorados de acordo com a ISO 14001, em fase de implementação. Os móveis Zanzini utilizam chapas de madeira aglomerada, provenientes de florestas certificadas pelo Selo Verde (Selo designado a empresas responsáveis pelo reflorestamento de suas florestas), são produzidos com partículas de madeira selecionadas de pinus e eucalipto.
Os colaboradores recebem todas as orientações e equipamentos para preservação de sua saúde e integridade física. Desta forma, consumidores, meio ambiente e colaboradores não são prejudicados. A empresa pratica outras formas de redução da utilização de recursos naturais, como utilização de chapas com espessura 12 mm, antes utilizava chapa 15 mm, em partes internas dos produtos Zanzini; utilização de embalagens recicladas; produtos biodegradáveis para limpeza de sua frota, aproximadamente 15 caminhões; reutilização da frente e verso do papel, em forma de rascunho; recebimento de matérias-primas em embalagens retornáveis, como caixas apropriadas e pallets; utilização do controle FIFO para o estoque de matéria-prima, para utilizá-la antes do vencimento; manutenção preventiva de máquinas e equipamentos e veículos, para evitar emissão de gases e ruídos; e retorno dos componentes de móveis defeituosos, no cliente, para reaproveitamento dos mesmos.
Foi criado também um comitê de disseminação das questões ambientais para a implementação da norma ISO 14001, que trata da conscientização e destinação de todos os Aspectos e Impactos Ambientais pertinentes ao processo industrial Zanzini. Para todas as situações de risco há um Plano de Ação Emergencial de Rota de Fuga, onde todos os colaboradores recebem treinamento adequado para as situações emergenciais, relevantes aos aspectos e impactos ambientais. A Zanzini reúne-se com ONG´s, Entidades e Órgãos Públicos periodicamente, para discussão de questões ambientais, como disposição de lixo reciclado e resíduos industriais.
Recursos Necessários
Utilização de uma área de 375 m2 responsável pelos seguintes processos: Recebimento e seleção; pesagem; armazenamento de material; prensagem do material; armazenamento de fardos; venda de material.
Veículos - Uma empilhadeira com capacidade para carga de 3.600 kg., cedida pela empresa; dois automóveis para coleta, com capacidade para 4.000 kg,. e três prensas para beneficiar e embalar corretamente os materiais, com capacidade para fardos de 150 kg.
Resultados Alcançados
O Programa já possibilitou, desde abril de 2001, a reciclagem de 1.493 toneladas de lixo, que deixaram de ser despejadas na Natureza, e o auxílio educacional para aproximadamente 200 colaboradores da Zanzini Móveis. Foram doadas bicicletas e brindes para os alunos que se destacaram no Programa. As escolas conveniadas receberam recursos financeiros, paisagismo e equipamentos.
Outros resultados:
- redução do desperdício;
- redução dos gastos com a limpeza urbana;
- educação ambiental;
- oportunidade de fortalecer organizações comunitárias;
- geração de emprego e renda pela comercialização dos recicláveis;
- diminuição dos custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias.
- Início do projeto de arborização do setor Industrial de Dois Córregos;
- Profissionalização do trabalho dos catadores de papel;
- Distribuição de 20.000 sacolas de lixo no Sistema Rodoviário Ecovias;
- Distribuição de mudas de árvores frutíferas aos colaboradores da empresa;
- Distribuição de mudas de árvores às escolas parceiras do Programa, na semana do meio ambiente;
- Palestras de conscientização na empresa e escolas parceiras;
- Auxílio a práticas esportivas;
- Campanhas de Reciclagem através de emissoras de rádios locais, que conscientizaram a população e aumentaram a reciclagem.
- Passeio Ecológico envolvendo colaboradores e comunidade;
- Início da arborização do aterro sanitário de Dois Córregos, através da doação de material para a plantação das mudas e de horas voluntárias para realização e preparação dos trabalhos;
Estudantes (colaboradores) beneficiados com o Auxilio Educacional, proveniente da venda do lixo reciclado;
Confecção de material e objetos provenientes do lixo reciclável, através da doação de material e auxilio em técnicas de aprendizado ambiental.
O Programa Reciclo, por sua atuação e comprometimento com o meio ambiente e a sociedade vem se destacando nacionalmente e obtendo o reconhecimento de importantes instituições:
Prêmio CIESP 1º lugar em 2006 e 2007 na categoria Desempenho Ambiental;
Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social -1º lugar em 2003 na categoria empresa;
Prêmio RH Cidadão - Premiação promovida pela Revista Gestão e RH em 2004;
Prêmio Planeta Casa - Finalista em 2003 e 2004 da premiação promovida pela Editora Abril,
através da Revista Casa Cláudia.
Comentários