Resultados da busca

A Gincana Verde

Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social

A Gincana Verde é uma ação de mobilização social continuada desenvolvida em parceria com a comunidade visando à implementação de práticas socialmente responsáveis a partir de duas vertentes: A educação ambiental para a efetivação da coleta seletiva mobilização para a destinação correta de resíduos na cidade e a mobilização local de recursos para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Uberaba – FUMDICAU. De forma sistematizada, esta tecnologia promove a articulação em rede e o fortalecimento do trabalho intersetorial envolvendo atores sociais e instituições/órgãos do poder público, empresas privadas e do terceiro setor para participarem ativamente de ações continuadas em prol do desenvolvimento sustentável da comunidade local.

Temas: Meio ambiente Educação Ver mais

Acolhida, Recuperação E Inclusão Social De População De Rua Adulta.

Associação Solidários Amigos de Betânia

Betânia, fundada em 1999, visa aproximar-se de moradores de rua com responsabilidade, ternura e compaixão, para recuperarem sua dignidade e cidadania através da educação, capacitação profissional, recuperação da dependência química, da auto-estima e da saúde, com enfoque socioeducativo.

Temas: Saúde Renda Ver mais

Acordos Sustentáveis Em Uc

Instituto Pacto Amazônico

-Mapeamento e zoneamento do uso dos recursos naturais realizados de forma participativa pelas populações do interior e entorno nas Unidades de Conservação; -Cenário de uso passado, presente e planejamento futuro. - Banco das cadeias produtiva - Alternativas Participativas

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Aglomerados Urbanos Em Área Protegida

ASSOCIAÇÃO PROTIPICOL

O objetivo geral é melhorar a qualidade de vida das populações que vivem em áreas de proteção ambiental através da criação de novas fontes de renda, e fortalecimento das rendas existentes, que preservam o meio ambiente e valorizam a cultura local.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

Agricultura Urbana E A Revolução Dos Baldinhos

Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (CEPAGRO)

A "Revolução dos Baldinhos" é um projeto sócio-ambiental de agricultura urbana e gestão comunitária de resíduos orgânicos. É a sensibilização para coleta e transformação dos resíduos em adubo pelo processo de compostagem. É realizado pelos jovens da comunidade para melhoria da saúde das famílias.

Temas: Meio ambiente Alimentação Ver mais

Agroecologia Na Comunidade

ACSSUS

É o uso de técnicas, aplicação de métodos para proporcionar adubos naturais às plantas das hortas orgânicas no Munícipio de Parintins, a partir de compostos orgânicos pelo processamento de diversos componentes residuais, dejetos, aproveitamento de materiais procedentes de restos de folhagens, estrumes E FRUTÍFERAS REGIONAIS,bem como uso de materiais inoculantes que contribuírão para a aceleração do processo devido a maior quantidade em termos proporcionais de microorganismos que poderão difundir a exemplo das bactérias aeróbicas e anaeróbicas. o desafio dessa tecnologia foi ter sido a partir de inoculantes regionais apresentados resultado como a redução de 120 dias para 60 a decomposição

Temas: Alimentação Meio ambiente Ver mais

Análise Financeira De Sistemas Agroflorestais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

AmazonSaf, uma planilha eletrônica, e o AnaliSafs, um aplicativo, auxiliam no planejamento de Sistemas Agroflorestais (SAFs) e permitem executar, de uma maneira simples e transparente, as análises financeiras pertinentes, que possibilitam não somente a avaliação de projetos desses sistemas de produção de forma mais adequada, mas também e, principalmente, a identificação e comprovação de que sua utilização é viável do ponto de vista financeiro, o que é determinante para que políticas públicas voltadas a sua adoção possam ser desenvolvidas e implementadas.

Temas: Renda Ver mais

Apropriação De Tecnologias Sustentáveis Para Promoção Da Saúde

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Processos formativos e de mobilização comunitária para apropriação e reaplicação de tecnologias socioambientais por famílias localizadas na área de amortecimento do Parque Estadual da Pedra Branca, no Setor 1 da Colonia Juliano Moreira, visando um círculo virtuoso entre direito à terra e à cidade, qualidade de vida, saúde e sustentabilidade. A metodologia envolve a articulação de um conjunto de tecnologias socioambientais em um mesmo território atuando em unidades familiares, quintais e entorno, tendo em vista a promoção da saúde: habitações mais saudáveis e seguras, saneamento ecológico, aproveitamento de água da chuva, desinfecção solar da água, gestão saudável dos quintais e animais, gestão do resíduo orgânico com produção agroecológica e geração de renda, além de envolver as crianças e suas famílias em atividades de educação não formal sobre essas temáticas (Clubinho da Mata). Para contato e mais informações: Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica - tel: (21) 2448-9191 - Av. Sampaio Correia s/n - Colonia Juliano Moreira - Antigo Pavilhão Agrícola - Jacarepaguá - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 22713-375. Coordenador executivo: Gilson Antunes da Silva - gilson.silva@fiocruz.br - https://portal.fiocruz.br/campus-fiocruz-mata-atlantica - fb.com/fiocruzmataatlantica - @fiocruzmataatlantica

Temas: Alimentação Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Araucária+ | Ecossistema De Inovação Para A Criação De Valor Compartilhado

Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI)

A tecnologia consiste na estruturação de uma plataforma que conecta produtores rurais sustentáveis, mercado diferenciado, rede de Ciência & Tecnologia & Inovação, políticas públicas e investidores, resultando na geração de valor compartilhado para todos os envolvidos, incluindo incremento em renda para os produtores e em conservação do ecossistema de Floresta com Araucárias. No Araucária+, os produtores adotam práticas de produção sustentáveis de pinhão e de erva-mate. Estes são adquiridos por empresas inovadoras, articuladas pelo HUB (Agente Articulador do Projeto), dispostas a pagar um sobre-preço por produtos inovadores e sustentáveis.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Arte E Cultura Popular Para A Produção Agroecológica Comunitária Periférica

Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

A tecnologia social consiste na abordagem lúdica de práticas laborais na terra. Em outras palavras, abrange, no contexto territorial de uma horta comunitária, as etapas de preparo, plantio, manejo da terra e colheita, realizadas de forma simultânea e integrada com expressões artísticas e culturais, com destaque para a música e a dança.

Temas: Alimentação Meio ambiente Ver mais

Fale Conosco