Consumo e Produção Responsáveis | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Ecograna

Ecograna/Instituto Arapoti

A moeda social Ecograna surgiu da necessidade de proporcionar uma alternativa sustentável e lucrativa para os catadores de resíduos e a comunidade local ao promover a troca de resíduos por Ecograna que é aceita em comércios credenciados locais e na Horta Comunitária para a aquisição de produtos orgânicos produzidos a preços módicos movimentando assim a economia local de forma criativa, solidária e ambientalmente correta.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Encauchados De Vegetais Da Amazônia

Polo de Proteção da Biodiversidade e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (POLOPROBIO)

Encauchados de Vegetais da Amazônia é a nova borracha extrativa, na forma de artesanato, feito por mulheres, qualificadas e certificadas profissionalmente, em unidades produtivas coletivas ou familiares. Não é uma borracha na forma de matéria prima, mas são produtos de mercado fabricados a partir do látex nativo orgânico. Cadeia produtiva da borracha realizada totalmente na floresta, sem máquinas ou energia elétrica, gerando trabalho e renda, uma vida digna e com equilíbrio ambiental, mantendo a floresta em pé.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

Estratégias De Inclusão Produtiva E Sustentável De Empreendimentos De Catadores

INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE/UFRJ

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da UFRJ desenvolve projetos com populações em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Atualmente, o trabalho é realizado junto aos catadores de materiais recicláveis do Estado do Rio de Janeiro. A metodologia aplicada é dividida em três vertentes: social, econômica e tecnológica. Ela se dá através de dois processos: capacitação, voltada ao indivíduo; e assessoria, voltada ao empreendimento. Desenvolve-se junto ao grupo a apreensão de conhecimento teórico, oriundo da universidade, e prático, provindo de suas atividades no dia a dia.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Fale Conosco