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Joias Sustentáveis

Instituto Redecriar (Reciclando a Cidadania em Rede Interdisciplinar)

As inovações na Tecnologia Social Joias Sustentáveis representam as mudanças realizadas na TS certificada em 2011, a partir da elaboração de uma metodologia de transferência e reaplicação da mesma. O redesenho dessa TS se deu no âmbito do Projeto Moradia Urbana com TS, financiado pela Fundação Banco do Brasil entre 2015 e 2019. As metodologias de transferência e de reaplicação têm como foco o empoderamento da população atendida na medida em que são capacitados como multiplicadores da TS Joias Sustentáveis. População essa, constituída por moradores de residenciais de 20 municípios / 11 estados do Brasil, contemplados com a Política Habitacional-Programa Minha Casa Minha Vida, financiados pelo Banco do Brasil.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Jovens Agentes Multiplicadores E Promotores De Cidadania E Desenvolvimento

INSTITUTO MÃE TERRA

A Tecnologia social em destaque busca promover a formação social e a inclusão socioprodutiva de jovens indígenas da etnia Pataxó e de jovens de comunidades rurais e tradicionais de pesca do Sul da Bahia, por meio de oficinas de formação social básica; cursos de qualificação profissional nas mais diversas áreas e; ações de intervenção comunitária, estimulando e fortalecendo a autonomia e o protagonismo social juvenil e capacitando-os para atuarem como agentes multiplicadores e promotores da cidadania e desenvolvimento comunitário. A tecnologia social é fruto da execução de dois projetos específicos: um voltado a 64 comunidades rurais e de pesca de 10 municípios baianos, como estratégia de mitigação de impactos de uma multinacional de celulose, a empresa Veracel S.A, que envolveu mais de 150 jovens, culminando na realização do 1º Fórum de Protagonismo Social Juvenil do Sul da Bahia; e outro, direcionado a 12 aldeias indígenas de 02 municípios, patrocinado pela Petrobras S.A, que beneficiou mais de 300 jovens da etnia Pataxó, finalizado com a realização do 1º Encontro Territorial da Juventude Pataxó. Ambas as iniciativas fizeram o uso de metodologias interativas e participativas, atualmente classificadas como “metodologias integrativas”, tendo a participação comunitária como princípio educativo estruturante em todas as fases do processo, e cujas atividades tiveram por suporte o conhecimento da realidade, a reflexão e a ação.

Temas: Educação Renda Ver mais

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