Consumo e Produção Responsáveis | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Manejo Pesqueiro Paumari

OPERAÇÃO AMAZONIA NATIVA

O manejo de pirarucu do povo indígena Paumari do rio Tapauá, no Amazonas, consiste num conjunto de ações articuladas de ordenamento territorial, proteção dos rios e lagos, monitoramento do estoque de peixes e pesca autorizada para comercialização. Realizado com a marca identitária dos Paumari, conhecidos como o povo das águas, o manejo garante benefícios culturais, ambientais, sociais e financeiros. A atividade representa o ponto de virada para fortalecimento, união e qualidade de vida do povo Paumari. Para mais informações sobre o manejo de pirarucu do povo Paumari, acesse o site: www.amazonianativa.org.br.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Manejo Sustentável De Recursos Florestais Madeireiros Em Florestas De Várzea

Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM)

O manejo de recursos florestais é uma das tecnologias mais antigas desenvolvidas pela raça humana. Grupos tão antigos quanto algumas florestas já as modificavam em benefício próprio, plantando espécies comestíveis ou de uso medicinal próximas a seus povoamentos, ou retirando da floresta produtos florestais, madeireiros ou não, para a confecção de artesanato, vestimentas ou suas próprias casas. O manejo destes recursos foi quase esquecido pelas comunidades contemporâneas, mas buscamos, com sua capacitação no manejo florestal, fornecer o conhecimento e as ferramentas necessárias para o uso consciente da floresta, e assim empoderá-las de seu ambiente e reafirmar seu papel na sociedade.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Método Cidade Júnior

INSTITUTO CIDADE JÚNIOR

Cidade Júnior é um método educacional que promove a formação de estudantes por meio de cursos de qualificação profissional a partir da aplicação de conhecimentos técnicos-científicos durante as aulas na construção de um Plano de Negócios desenvolvido pelos familiares dos estudantes. Somado aos conceitos de sustentabilidade, dos ODS e dos Princípios do Pacto Global essa metodologia sensibiliza a comunidade por meio do fortalecimento de vínculos e do reconhecimento de saberes produtivos que os membros da família já possuem. E na Feira de Negócios realizada na Instituição de Ensino ocorre a mobilização de toda a comunidade, promovendo o desenvolvimento dos Negócios da região.

Temas: Educação Renda Ver mais

Metodologia De Incubação Para Empreendimentos De Economia Solidária

Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado

O objetivo é socializar a prática desenvolvida por mais de uma década, pela Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social/Itecsol Unijui, com o intuito de promover o crescimento econômico, inclusivo e sustentável, geração de trabalho digno e renda para grupos em vulnerabilidade social. A metodologia social está fundamentada numa pesquisa-ação, embasada nas experiências vivenciadas com empreendimentos e outras incubadoras de Economia Solidária, bem como com a incorporação recente de contribuições da metodologia baseada nas práticas estabelecidas pelo CERNE. Os resultados obtidos potencializam a socialização e replicação em outros empreendimentos econômicos solidári

Temas: Renda Ver mais

Mulheres Da Amazônia

Associação de Mulheres Cantinho da Amazônia

Agricultura familiar com diversificação da produção, geração de emprego, alternativas para melhoria na renda das famílias e incentivo as mulheres, que a partir da capacitação tem seu trabalho remunerado, sem discriminação por gênero. Figura numa importante estratégia de proteção da biodiversidade.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Fale Conosco