Consumo e Produção Responsáveis | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Manejo Pesqueiro Paumari

OPERAÇÃO AMAZONIA NATIVA

O povo indígena Paumari das terras indígenas do rio Tapauá, no sul do Amazonas, é referência no trabalho com o manejo sustentável de pirarucuu. A atividade é resultado de um intenso processo de mobilização social que vem desde 2008, quando os Paumari se organizaram a partir de experiências de outras populações, como dos moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá. Com o manejo de pirarucu, os Paumari avançaram no ordenamento de uso dos recursos naturais e na gestão territorial. Vigilância dos lagos, construção de etnomapas, zoneamento territorial e a contagem dos pirarucus são algumas das ações do processo de manejo. Realizado no Amazonas por unidades de conservação, terras indígenas e regiões de acordos de pesca conforme normativa do Ibama e do governo do Amazonas, o manejo de pirarucu vem contribuindo hoje com a conservação de 15 milhões de hectares de floresta. Mais informações: www.amazonianativa.org.br.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Manejo Sustentável De Recursos Florestais Madeireiros Em Florestas De Várzea

Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM)

O manejo de recursos florestais é uma das tecnologias mais antigas desenvolvidas pela raça humana. Grupos tão antigos quanto algumas florestas já as modificavam em benefício próprio, plantando espécies comestíveis ou de uso medicinal próximas a seus povoamentos, ou retirando da floresta produtos florestais, madeireiros ou não, para a confecção de artesanato, vestimentas ou suas próprias casas. O manejo destes recursos foi quase esquecido pelas comunidades contemporâneas, mas buscamos, com sua capacitação no manejo florestal, fornecer o conhecimento e as ferramentas necessárias para o uso consciente da floresta, e assim empoderá-las de seu ambiente e reafirmar seu papel na sociedade.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Método Cidade Júnior

INSTITUTO CIDADE JÚNIOR

Cidade Júnior é um método educacional que promove a formação de estudantes por meio de cursos de qualificação profissional a partir da aplicação de conhecimentos técnicos-científicos durante as aulas na construção de um Plano de Negócios desenvolvido pelos familiares dos estudantes. Somado aos conceitos de sustentabilidade, dos ODS e dos Princípios do Pacto Global essa metodologia sensibiliza a comunidade por meio do fortalecimento de vínculos e do reconhecimento de saberes produtivos que os membros da família já possuem. E na Feira de Negócios realizada na Instituição de Ensino ocorre a mobilização de toda a comunidade, promovendo o desenvolvimento dos Negócios da região.

Temas: Educação Renda Ver mais

Metodologia De Incubação Para Empreendimentos De Economia Solidária

Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado

O objetivo é socializar a prática desenvolvida por mais de uma década, pela Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social/Itecsol Unijui, com o intuito de promover o crescimento econômico, inclusivo e sustentável, geração de trabalho digno e renda para grupos em vulnerabilidade social. A metodologia social está fundamentada numa pesquisa-ação, embasada nas experiências vivenciadas com empreendimentos e outras incubadoras de Economia Solidária, bem como com a incorporação recente de contribuições da metodologia baseada nas práticas estabelecidas pelo CERNE. Os resultados obtidos potencializam a socialização e replicação em outros empreendimentos econômicos solidári

Temas: Renda Ver mais

Mulheres Da Amazônia

Associação de Mulheres Cantinho da Amazônia

Agricultura familiar com diversificação da produção, geração de emprego, alternativas para melhoria na renda das famílias e incentivo as mulheres, que a partir da capacitação tem seu trabalho remunerado, sem discriminação por gênero. Figura numa importante estratégia de proteção da biodiversidade.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Fale Conosco