Problema Solucionado
Considerando que o Instituto Cidade Júnior desenvolve cursos de Qualificação Profissional pautado na Lei da Aprendizagem e o maior desafio é manter a geração de renda para os jovens no momento que encerram o Contrato de Aprendizagem. Foi identificada a necessidade de desenvolver nos estudantes capacidades empreendedoras para atuarem no mercado de trabalho como colaboradores ou empresários, garantindo oportunidades de geração de renda. Nesse contexto, identificou-se a necessidade de estimular o desenvolvimento de competências e habilidades que os auxiliem na melhora do desempenho profissional. Para tanto, o Método Cidade Júnior foi implantado durante o desenvolvimento do curso, por meio do qual os estudantes constroem o Plano de Negócio de um empreendimento familiar. Nesse processo, considera-se que todas as informações levantadas sobre o negócio da família são adaptadas com a finalidade de melhorar os indicadores dos ODS no entorno de onde o negócio se desenvolve. Para a conclusão do Curso, a Feira de Negócios torna-se o encontro de diferentes negócios que são divulgados junto à comunidade, estimulando a continuidade destes pelos estudantes em conjunto com seus familiares.
Descrição
O Método Cidade Júnior esta fundamentado nos Princípios de sustentabilidade apresentados por Capra, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS e nos Princípios do Pacto Global. O desenvolvimento pedagógico da metodologia fundamenta-se nas teorias de Vigotsky, Piaget, Freire, Foucalt, Habermas, Heemann, Dewey, Doll Jr., Franco, e Cooperieder.
Considerando que existem diversas demandas locais, associadas às demandas globais, o método Cidade Júnior apresenta-se como uma diretriz a ser implantada no Planejamento do Conteúdos Curriculares, que pode ser adaptado às especificidades locais para o desenvolvimento da construção do conhecimento por meio de atividades realizadas no ambiente real e no ambiente virtual.
Essa metodologia apresenta condições aos Educadores e aos estudantes de transformarem a realidade em que vivem por meio da prática educacional, estimulando o pensamento criativo sob a ótica da sustentabilidade.
A FASE INICIAL de implantação do Método Cidade Júnior se desenvolve por meio do treinamento dos Professores e Equipe Técnica. Durante o treinamento ocorre a construção do Planejamento Interdisciplinar, o qual é estruturado de forma flexível a partir da organização de um Plano de Negócio.
Nesse formato, a proposta de planejamento interdisciplinar se desenvolve por meio da estrutura de um Plano de Negócio, tornando-se a diretriz de convergência entre os conteúdos das diferentes disciplinas. E com o propósito de garantir a sustentabilidade do Negócio em construção aplica-se análise sob a perspectiva dos conceitos de sustentabilidade, dos Princípios do Pacto Global e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A partir das propostas de divulgação e parcerias definidas no período de Planejamento Pedagógico realizado durante o treinamento, no início do Período Letivo, essas ações são organizadas a partir de diálogos construídos entre educadores e equipe técnica dos estabelecimentos de ensino e posteriormente com os estudantes durante a prática educacional, conforme descrição apresentada a seguir:
Com a aplicação do método Cidade Júnior, o início do processo de construção do conhecimento se desenvolve por meio da construção dos conceitos dos conteúdos planejados, conforme é apresentado nas Etapas da FASE SECUNDÁRIA:
Etapa 1 (conceito) - O educador inicia a abordagem acerca de um novo saber técnico-científico a partir do entendimento que os estudantes apresentam em relação aquele assunto.
Etapa 2 (conceito) - Nesta etapa de construção do conceito do conteúdo realizada pelos estudantes as relações estabelecidas com as Áreas de funcionamento de uma Cidade (Econômica, Cultural, Meio Ambiente e Política) facilitam a descrição ou interpretação de uma ideia ou assunto, pois o tema abordado no diálogo promovido pelo educador já foi vivenciado pelos estudantes nesse contexto.
Etapa 3(conceito) -Após estabelecer esse contato inicial de forma relacional com as Áreas de funcionamento da sociedade, de maneira crítica leva-se em consideração o uso desse conhecimento pela sociedade. Por exemplo: Se o conteúdo trabalhado é Fluxograma, analisa-se as condições de aplicabilidade desse processo organizacional por parte dos profissionais. Se houver alguma falha em uma das etapas do Fluxograma de entrega de mercadorias, analisa-se a causa da falha.
Etapa 4 (conceito) -Sob a mediação do educador desenvolve-se a análise e reflexão acerca do uso dos valores éticos pela sociedade em suas ações acerca dos relatos citados pelos estudantes durante o desenvolvimento do diálogo. A partir dessa depuração, o estudante compreende as causas e efeitos da condição atual do assunto em questão, possibilitando ainda que, de maneira superficial, apresentar soluções para os problemas identificados por meio de reflexão permeada pelos valores éticos. Identificando que a falha operacional em uma das etapas de um fluxograma está em atitudes irresponsáveis, e como solução para tal falha, identifica-se que atitudes responsáveis melhoram a qualidade de trabalho e de desenvolvimento da sociedade.
Etapa 5 - Nesta etapa inicia-se o profundamento do conhecimento técnico-científico por meio de leitura de textos e pesquisas sobre o conteúdo.
Etapa 6 - Na educação profissionalizante, a atividade realizada é a aplicação do conteúdo curricular na realidade de funcionamento de um Negócio empresarial/familiar, permitindo que o conteúdo abordado na aula seja o objeto de análise ou um dos elementos principais do objeto de estudo a ser aprofundado.
Etapa 7 - Nesta etapa são apresentados os resultados das atividades realizadas durante o período proposto no Planejamento Interdisciplinar, quando ocorre a Feira de Negócios.
Etapa 8 - A última etapa ocorre por meio da aplicação efetiva do conhecimento técnico-científico no funcionamento do Negócio que foi estudado e adaptado para melhor servir a sociedade.
O acompanhamento da implantação ocorre no formato presencial e/ou virtual.
Recursos Necessários
Para a implantação do Método Cidade Júnior é necessário:
- 01 profissional para realizar o treinamento e consultoria durante 12 meses para a equipe pedagógica e administrativa da Instituição de Ensino.
- 01 Apostila de Treinamento do Método Cidade Júnior para cada professor e membro da equipe pedagógica e administrativa da Instituição de Ensino;
- computadores com acesso a internet para montar o Plano Interdisciplinar;
- 01 Apostila Empreendedorismo Social do Método Cidade Júnior para cada estudante.
- Estadia e transporte para 01 pessoa nos 2 dias de treinamento que serão realizados na Instituição de Ensino.
Resultados Alcançados
Os Resultados Qualitativos identificados ao longo do período da realização de cursos profissionalizante com a aplicação do Método Cidade Júnior foram percebidas a partir de pesquisas realizadas com questionários, entrevistas e depoimentos com registros.
- As percepções dos estudantes sobre o aprendizado realizado por meio do Método Cidade Júnior são positivas, pois conseguem ver a utilidade dos conteúdos na sua vida.
- As percepções dos professores sobre o desenvolvimento das aulas por meio do Método Cidade Júnior são positivas, porque os estudantes demonstram maior interesse para participarem das aulas.
- As percepções dos familiares sobre o desenvolvimento das aulas por meio do Método é muito boa, pois aproxima os jovens da família e de sua história, pois reconhecem o valor do trabalho que é produzido.
- As percepções da comunidade sobre o desenvolvimento do Método Cidade Júnior é positiva porque os jovens conseguem interagir com o conhecimento apresentando melhorias para a sociedade.
Os Resultados Quantitativos identificados durante o período de aplicação do Método Cidade Júnior foram observados por meio de fatos registrados em Planejamento Pedagógico e eventos realizados no Instituto Cidade Júnior com seus parceiros.
- Quantidade de Municípios que tiveram cursos realizados com a aplicação do Método Cidade Júnior: 5 Municípios (Curitiba, Foz do Iguaçu, Campo Largo e São Paulo até 2017 e desde 2018 em Campina Grande do Sul também).
- Quantidade de turmas de Cursos Profissionalizantes desenvolvidos com o Método Cidade Júnior: 107 turmas até 2016 e a partir de 2017 até o momento foram atendidas mais 84 turmas, totalizando 188 turmas atendidas até o momento.
- Quantidade de jovens que participaram dos Cursos Profissionalizantes com o uso do Método Cidade Júnior: 3.200 jovens / famílias até 2016 e a partir de 2017 até o momento foram atendidos mais 2.100 jovens/famílias, totalizando 5.300 jovens/famílias atendidos até o momento.
- Quantidade de Instituições que aplicaram e aplicam o Método Cidade Júnior: 6 Instituições (UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - SEST SENAT - Curitiba/PR, Instituto Cidade Júnior, SETEP - PR Secretaria do Estado de Trabalho e Emprego do Paraná, SEED - PR Secretaria do Estado de Educação, PROVOPAR de Campo Largo - PR e FAS - Fundação de Ação Social de Curitiba, Faculdade de Campina Grande do Sul - FACSUL - PR e UFPR).
- Quantidade de empresas privadas que financiam o desenvolvimento do Programa de Aprendizagem por meio do Método Cidade Júnior: 154 empresas privadas de Curitiba e Região Metropolitana - PR.
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