Consumo e Produção Responsáveis | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Paespe: Inclusão Social E Cidadania Através Da Educação

Empresa Junior de Engenharia Quimica e Engenharia Ambiental

o Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado desenvolve atividades com 360 pessoas em vulnerabilidade social, sendo 200 alunos da rede pública de ensino e 160 adultos (pais e parentes). Essas atividades englobam 12 das 17 ODS estabelecidas pela ONU: 1- ERRADICAÇÃO DA POBREZA; 3- SAÚDE E BEM ESTAR; 4-EDUCAÇÃO DE QUALIDADE; 5-IGUALDADE DE GÊNERO; 6- ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO; 8-TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO; 9-INDUSTRIA, INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA; 10- REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES; 11- CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS; 12- CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEL; 14- VIDA NA ÁGUA; 15- VIDA TERRESTRE.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Pequi: O Ouro Do Cerrado

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

O quilombo de Pontinha possui cerca de 200 unidades familiares e sua base de subsistência é a extração de uma minhoca gigante. Desde 2012 estão sendo desenvolvidas ações para o uso do pequi e de outros frutos do cerrado desse território como alternativa de renda e a partir de 2015 iniciou-se a produção de óleo de pequi, polpa em conserva, cremes, castanhas, doces e outros produtos (marca “Pontinha de Sabor”) que apresentam inserção no mercado local e regional. Com isso o cerrado vem sendo valorizado e a atividade se consolida. Foram adquiridos os equipamentos necessários para dar suporte à produção e prevê-se em breve a instalação de uma agroindústria junto à escola.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Pescando Com Redes 3G

INSTITUTO BRASILEIRO DE DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE - IABS

Criação de ferramentas usando a tecnologia 3G para os pescadores e marisqueiras (artesanais e indígenas) possibilitando segurança na navegação, monitoramento e gestão dos barcos e comunidade (produção e financeira), geração de trabalho e renda, abertura de mercado local e segurança alimentar.

Temas: Renda Educação Ver mais

Poço De Carbono Juruena

Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena

Esta TS tem como objetivo central, demonstrar a viabilidade técnico-econômica de um projeto de Sequestro de carbono realizado através da implantação de sistemas agroflorestais – SAFs, que maximizem a geração de renda e a fixação do carbono no Município de Juruena, região noroeste do Estado.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Possíveis Empreendedores

Design Possível

Metodologia e formação técnica e empreendedora voltada para grupos produtivos de segmentos como artesanato e costura, compostos por pessoas em situação vulnerabilidade social. A formação leva em conta a realidade do grupo e é composta por módulos que desenvolvem técnica, produtos, preço, plano de negócios e coesão do grupo.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

Primeira Carcinicultura Comunitária Com Licenciamento Ambiental Do Brasil

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DOS CRIADORES DE CAMARÃO DE ICAPUÍ-ACCI

Um modelo literalment comunitário e coletivo, onde, tudo é de todos, tudo é feito por todos, tudo é feito coletivamente, tudo é dividido em partes iguais, independente do nível de escolaridade, da função que exerce, da posição no corpo institucional da entidade ou de qualquer que seja a situação

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

Produção Sustentável De Óleos Vegetais Aromáticos E Medicinais E Produtos Afins

Associação Vida Verde da Amazônia

A produção sustentável de óleos vegetais e cosméticos naturais tornou-se uma alternativa econômica para as mulheres da cidade de Silves no Amazonas e parceiros comunitários, aplicando e preservando, assim, seus conhecimentos tradicionais e populares sobre o manejo de plantas nativas.

Temas: Renda Meio ambiente Ver mais

Programa Catavida

Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo

Cert. em 2011 e 2013. Tecnologia focada na cooperação como estratégia de inclusão social, especialmente no tocante à geração de trabalho e renda de trabalhadores/catadores de materiais recicláveis no município de Novo Hamburgo/RS. O objetivo principal é a inclusão social dos trabalhadores e trabalhadoras, que embora promovam significativo impacto econômico e ambiental através do seu trabalho, por vezes são excluídos da sociedade. Atualmente há 100 catadores vinculados ao Programa, dos quais mais de 40% são mulheres, por vezes as únicas responsáveis pela renda familiar. Além de geração de renda e inclusão social, a reciclagem promove a sustentabilidade ambiental no município.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Programa De Agroecologia

Prefeitura Municipal de Farroupilha

O Programa visa fomentar o enfoque agroecológico no âmbito do município de Farroupilha, estimulando a adoção das bases metodológicas e científicas da agroecologia na produção rural, auxiliando a comercialização de produtos agroecológicos e divulgando seu consumo entre a população. Contempla estratégias e ações de iniciação e progresso pelos caminhos da transição agroecológica para os produtores convencionais, de suporte ao desenvolvimento para os produtores já existentes e de criação e ampliação de canais de comercialização e comunicação relacionados aos produtos agroecológicos. Desta forma, cumpre-se com a missão de promoção do desenvolvimento rural sustentável e da qualidade de vida.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Programa De Coleta Seletiva, Nem Tudo É Lixo

Município de Santa Terezinha de Itaipu

O Programa de Coleta Seletiva, nem tudo é lixo foi criado em 2004, esta iniciativa implementada pelo município de Santa Terezinha de Itaipu foi reestruturada em 2014, através de uma simples organização de coleta e divulgações. Antes da reestruturação do programa os catadores coletavam cerca de 30 tonelada de materiais ao mês, já no de 2014 a média passou para 110 toneladas/mês, chegando ao índice de 85 % da participação da população na separação dos materiais recicláveis gerados no município. A renda média dos catadores antes do projeto era de 450,00 reais, agora passou para 1.300,00 por catador ao mês. Além disso aumentou 40% a vida útil do Aterro Sanitário.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Fale Conosco