Problema Solucionado
O desemprego e a falta de renda tem sido um dos problemas sociais mais presentes no dia-a-dia das famílias, neste sentido, são muitos os motivos que contribuem para esta realidade
Implantar um modelo social de desenvolvimento sustentável em que a comunidade pudesse trabalhar e conviver de forma coletiva e harmoniosa para garantir a integração entre seus associados no dia-a-dia das atividades, pois, problemas de conflitos ou pequenos conflitos em projetos comunitários tem sido um dos maiores comprometedores, e, é o que tem levado a maioria dos projetos para o fracasso social e financeiro.
sustentabilidade produtiva, econômica, social e ambiental na atividade de cultivo de camarão marinho e comercialização do mesmo para superar o problema do desemprego e falta de renda na comunidade.
Descrição
Para superar o problema do desemprego e a decadência da produção de lagosta pescada pela comunidade através da pesca artesanal, a Associação resolveu através de seu líder comunitário e então Presidente da Associação, José Maurício, encontrar uma alternativa para gerar renda para os pescadores e suas famílias, foi aí que surgiu a grande e brilhante ideia de se formar um grupo e procurar apoio para se construir um projeto de cultivo de camarão em cativeiro.
Com a assessoria de um engenheiro de pesca (Marcelo Augusto), elaboramos o projeto e conseguimos recurso reembolsável em instituição financeira, e , assim construímos o nosso próprio "CAMINHO" trabalho, e assim, hoje com 15 (quinze anos de atuação o nosso projeto mantem e vem melhorando as condições de vida de todos os associados.
Seguindo um plano de ação estratégico, e um regimento interno, adotamos diretrizes que fazem todo diferencial para a sustentabilidade econômica e social desta Tecnologia Social pois, fazendo parte desta solução, administrativamente, nosso pro-labore é totalmente igual para todos, e as sobras são reservados 60% e 40% são divididos em partes iguais.
Para a evolução social no que concerne às relações e convivência do grupo no dia-a-dia, se faz extremamente necessário a mediação e capacitação na área das relações humanas, e, com o passar dos tempos podemos afirmar que o grupo hoje, já se comporta com uma visão diferenciada com disciplina e visão de futuro com vistas à sustentabilidade. esses pequenos conflitos, que sabemos, é um grande paradigma social em todo nosso país nos projetos de grupos associativos que comprometem e chegam a destruir inúmeras iniciativas de geração de trabalho e renda através da tecnologia social.
Recursos Necessários
Considerando 1 - hectare de terra para uma família para se construir um viveiro de engorda de camarões, será necessário a escavação do viveiro no próprio terreno, assim formando um tanque onde será abastecido com água, que será fertilizada com fertilizantes agrícolas para a produção de microalgas que servirá de alimento natural para os camarões, precisa-se de energia elétrica trifásica, bombas hidráulicas para abastecer e garantir a renovação da água durante o cultivo, um caiaque de fibra com remo para o arraçoamento da alimentação do camarão, ração para camarões, mão de obra especializada em cultivo de camarões, pós-larva de camarões.
Segue relação de materiais:
1 hectare de terra
Construção do viveiro
Fonte d`água (poço, rio ou mar)
Energia elétrica
Bomba hidráulica
Fertilizante
Kaiaque, Remo
Pós-larva (alevinos de camarões)
Ração para camarões
5 aeradores
Mão de obra (uma pessoa)
Período de cultivo em um ciclo: 90 dias.
Resultados Alcançados
Nossos resultados são relevantes no que se refere às quantidades e qualidades, pois, começando pelas qualidades, nossa realidade anterior ao projeto se configurava sem perspectivas de garantia de uma vida melhor e sem esperança de um trabalho digno e que viesse a, pelo menos, garantir a manutenção das necessidades básicas de nossas famílias. Nossa qualidade de vida mudou de tal forma que temos depoimentos de associados que dizem que acham que estão sonhando, pois, a satisfação em trabalhar no que é nosso, sem ser explorado por patrões com salários injustos, nos da a certeza de que a união faz a força.
Em termos quantitativos, podemos dizer que o que, esse projeto tem nos proporcionado é algo de maravilhoso, pois, a maioria dos sócios não tinham um transporte, e hoje todos tem uma moto e alguns já tem até um carro, reformamos nossas casas, compramos novos eletrodomésticos, em algumas situações ainda ajudamos nossos pais e familiares.
Fizemos investimentos na infraestrutura da fazenda, com compra de equipamentos, manutenção dos viveiros, reformamos nossa cozinha, temos café da manhã, almoço, lanche à tarde e o jantar dos trabalhadores da noite.
Estamos com uma cooperativa já criada para atuar na parte comercial.
Tecnologias Sociais Semelhantes
Fossa Séptica Biodigestora De Placas
Apropriação De Tecnologias Sustentáveis Para Promoção Da Saúde
Maes - Módulos Agroecológicos Sucessionais
Fossa Alta Comunitária