Objetivo
Através da Aprendizagem Solidaria, o PAESPE busca trazer ensino gratuito e de qualidade para 200 alunos/ano, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com o objetivo de ampliar suas oportunidades de ingresso no ensino superior através da democratização do ensino e difusão de conhecimento.
Os 06 objetivos específicos do PAESPE para responder aos desafios citados constam:
(1) Fomentar o ingresso de jovens em vulnerabilidade socioeconômica no Ensino Superior;
(2) Capacitação de adultos em vulnerabilidade socioeconômica;
(3) Reduzir a evasão no ensino superior: atividades realizadas para os universitários egressos do PAESPE.
(4) Incluir Digitalmente indivíduos em vulnerabilidade socioeconômica;
(5) Promoção de cidadania: prestação de atendimentos clínicos, psicológicos e odontológicos para os jovens participantes do PAESPE, matriculados como alunos de extensão da UFAL;
(6) Aproximar os familiares dos jovens: realizar reuniões com pais/responsáveis.
Problema Solucionado
Alagoas é o estado com maior índice de crianças e adolescentes de até 14 anos vivendo em situação de pobreza, são 66%, o que representa 530.429 em números absolutos. E como resultado disso, o estado de Alagoas teve pela terceira vez consecutiva o pior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do país em todos os níveis de ensino, no que se refere ao ranking das redes de ensino estadual do Brasil. A taxa de evasão escolar para o Estado para o ensino fundamental chega a 40% e no ensino médio a 50%. Onde mais da metade dos alunos do ensino médio não estudam na série ideal de acordo com sua idade, e o governo tem um déficit de 2 mil professores para dar aulas na rede pública. Ao longo dos últimos 12 anos, o Centro de Tecnologia (CTEC) da Universidade Federal de Alagoas, através de um grupo de professores e alunos, vem desenvolvimento um Programa de formação de recursos humanos para alunos da 1ª a 3ª série do ensino médio das escolas da rede pública de ensino, com razoável êxito: cerca de 55% dos estudantes que participaram do Programa ingressaram em um curso superior na UFAL sem contar as outras Instituições de Ensino Superior do Estado.
Descrição
O Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas teve sua 1ª turma no ano de 1992, conforme consta no livro “PAESPE: o espelho que não pode quebrar”, editado Q Gráfica, 2008, de autoria do Prof. Roberaldo Carvalho de Souza, na Escola Estadual Laura Dantas em Maceió. Naquela oportunidade o Programa (ainda como um projeto) tinha um alto índice de risco para não ser bem-sucedido devido aos vários problemas inerentes à infraestrutura do local, além do longo estado de greve em que se encontravam os professores do Estado. Depois do sucesso da 1ª turma, o projeto tornou-se um Programa bem estruturado tendo o projeto PAESPE, o projeto PAESPE JR e o curso de Informática Básica como polos principais das várias atividades desenvolvidas pelo Programa. Os procedimentos metodológicos para a execução das atividades constantes no Programa são descritos em detalhes abaixo. Divulgação do Programa. Os contatos com as escolas públicas, atualmente num total de 69, são feitos através de telefonemas, ofícios e visitas para divulgar o Programa nas Escolas situadas na região circunvizinha ao campus A. C. Simões da UFAL, além de entrevistas na imprensa escrita e falada. A seleção desses alunos consta, em uma primeira etapa, de um exame escrito de assuntos de matemática do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e, em uma segunda fase, de um estágio de reciclagem técnico-científico, enfatizando e divulgando os conceitos humanísticos, culturais, patrióticos e de cidadania. Para o curso de
Informática Básica os alunos participantes (pais e parentes dos PAESPIANOS, preferencialmente) devem ser adultos sem nenhum, ou quase nenhum, conhecimento de
informática. Inscrição. Podem se inscrever estudantes matriculados na rede estadual de ensino entre 1ª e 3ª série do ensino médio. As informações e as inscrições para o curso de Informática acontecem na sala de permanência do PET Ciência e Tecnologia/ CONEXÕES DE SABERES-CTEC. Infraestrutura. Toda a infraestrutura do CTEC/UFAL é disponibilizada para o Programa, tais como, os laboratórios de Hidráulica, Geotecnia, Materiais de Construção, Estruturas, Solos, Saneamento e Informática. Especificamente a UFAL disponibiliza uma sala de aula de 120 m2 com condicionador de ar, 80 carteiras, contando com quadro branco, canetas, apagador, computador, TV de 70” e projetor multimídia. Todo o trabalho administrativo do Programa é realizado pela equipe de coordenação (visitas técnicas, contato com as escolas, divulgação, certificados, declarações, aprontar a sala para o professor, etc.). Metodologia. A metodologia adotada para a consecução dos objetivos desta proposta consta de aulas expositivas com giz (ou caneta para quadro branco) e quadro, podendo ser usado retroprojetor e projetor de slides, palestras, com auxílio da TV e projetor multimídia, sobre os mais diversos temas, procurando imprimir uma postura ética e política aos alunos participantes. Para os PAESPIANOS será adicionada utilização de sessões de vídeos e visitas técnicas enfocando aspectos de interdisciplinaridade e transversalidade. Para o PAESPE Jr. as aulas são ministradas por Professores e alunos bolsistas de IC de Biologia, Matemática e dos Programas de Educação Tutorial de Letras e Conexões de Saberes/Ciência e Tecnologia da UFAL sob a orientação de Professores de suas respectivas áreas. O aluno selecionado no PAESPE JR estudará assuntos relacionados à matemática da 5ª a 9ª série do 1º grau, aulas de informática básica com o intuito de aprender a formatar texto e pesquisar na internet. Para aqueles alunos selecionados para o PAESPE, os assuntos são aqueles das disciplinas inseridas no edital do ENEM. Para o Curso de Informática Básica as aulas serão ministradas pelos componentes dos PET’s Conexões de Saberes/ Ciência e Tecnologia, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental sob a orientação do prof. Roberaldo Carvalho de Souza onde são abordados conceitos básicos e funcionais da utilização do computador, noções de Word, Excel e uso da internet.Para os 200 alunos participantes dos 02 projetos (PAESPE e PAESPE JR), além das aulas tradicionais e inovadoras relativas às disciplinas citadas na metodologia, palestras motivacionais e de orientações diversas proferidas por profissionais e professores da UFAL, esses alunos têm reuniões tutoriais com o Coordenador do PAESPE e sua equipe pelo menos uma vez por mês. Esses alunos ao longo do ano participam de atividades multidisciplinares as quais constam de oficinas de primeiros socorros (SAMU nas escolas), oficinas de Educação Sexual, oficinas de Xadrez como ferramenta pedagógica de aprendizado, oficinas sobre conscientização dos Recursos Hídricos, Oficinas de Fabricação de Sabão Ecológico, oficinas de Orientação Acadêmica (Tutoria), oficinas sobre melhorar o aprendizado através da Psicologia, palestras
motivacionais e orientação profissional, visitas técnicas aos vários Laboratórios da UFAL, Complexo Lagunar Mundaú-Manguaba, Radar Meteorológico, Museus e Porto de Maceió, entre outras.
Recursos Necessários
PROJETO PAESPE (80 alunos) – sala de aula 120 m2, 02 condicionadores de ar (72000 BTU); 80 carteiras, contando com quadro branco, canetas, apagador, computador, TV
de 70” e projetor multimídia. PROJETO PAESPE JR (120 alunos) – 02 salas de 80 m2, 02 condicionadores de ar (48000 BTU); 120 carteiras, contando com quadro branco,
canetas, apagador, computador, TV de 70” e projetor multimídia. Recursos para o PROGRAMA: sala de 80 m2 de informática com 40 computadores e cadeiras, devidamente
instalados com todos os programas originais e uma TV de 70” e projetor multimídia. 01 sala de 36 m2 para a coordenação do PAESPE onde estão instalados 08 computadores
e cadeiras para atender aos alunos em suas pesquisas. 01 mesa para reuniões com 15 cadeiras. biblioteca setorial do PAESPE a qual consta de livros do ensino fundamental
e do 2º grau de língua portuguesa, física, matemática, química, biologia, história, geografia, livros paradidáticos de diversos autores, romances diversos, entre outros, num total
de cerca de 1.000 volumes. Kits didáticos de física, química, matemática e biologia.
Resultados Alcançados
O PAESPE adota três parâmetros conceituais: Extensão Universitária: processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. Desenvolvimento Sustentável: com ações voltadas à redução de grandes problemas de ordem econômica, ambiental e social. Projeto com ênfase em geração de renda: com o protagonismo dos envolvidos, busca a autonomia das comunidades, com foco na geração de renda, preservação do ambiente natural, preocupação com os impactos de longo prazo na sustentabilidade social, econômica e ambiental. O PAESPE privilegia as comunidades que apresentam carências socioeconômicas e tecnológicas, contemplando: • Ações características da Extensão Universitária (articuladas com a pesquisa e o ensino desenvolvidos na UFAL); • Promoção do protagonismo dos estudantes (participação ativa e orientada nas ações propostas); • Multidisciplinaridade da equipe executora; • Adesão voluntária da equipe da UFAL; e • Participação ativa e de corresponsabilidade da comunidade. Os alunos do PAESPE tem uma formação completa, seja para o meio acadêmico ou para desenvolvimento de suas atividades profissionais. O curso de informática básica é inserido visando maior capacitação dos alunos e seus familiares, visto que atualmente
grande parte das atividades giram em torno da informatização, o que assegura que estes indivíduos dispõem de uma ferramenta que os garante diferenciação no mercado de trabalho. É notória a contribuição para a formação profissional e cidadã dos alunos do ensino superior. Os ministrantes das aulas trabalham com uma visão multidisciplinar das necessidades dos alunos, uma vez que as dificuldades numa determinada matéria ou disciplina, quase sempre são resultantes de uma ausência de contextualização de conteúdos que não foram devidamente assimilados. O aluno do PAESPE desenvolve sua autonomia educacional, superando as questões envolvidas nas dificuldades de aprendizagem e nos desafios que a educação enfrenta diante da competição acirrada do mundo em que vivemos. O PAESPE trabalha com alunos da Rede Pública, os quais normalmente encontram mais dificuldade para ingressar na Universidade por conta das deficiências em suas escolas. As aprovações são expressivas e motivadoras para a equipe executora. O PAESPE orienta e acompanha seus egressos. Além da aprovação em uma IES, forma cidadãos, os inserindo no mercado de trabalho.
Público atendido
Adolescentes
Adulto
Alunos do Ensino Médio
Alunos do Ensino Superior
Famílias de Baixa Renda
Jovens
Mulheres
Comentários