Resultados da busca

Antenados Produtora

Instituto Ramacrisna

A tecnologia visa oferecer novas perspectivas de vida e promover o empoderamento de jovens acima de 16 anos, em situação de vulnerabilidade social, moradores em área rural e/ou periferia de cidade do interior, através da qualificação profissional no segmento de fotografia, cinegrafia, edição de imagens e redação. Essa formação possibilita se tornarem potenciais produtores de conteúdo e agentes transformadores da sociedade em que vivem, gerando trabalho e renda através da prestação de serviços a empresas e organizações sociais, produzindo reportagens, coberturas fotográficas e vídeos institucionais, tornando-se um grupo autossustentável e autônomo, possibilitando a replicação da tecnologia.

Temas: Educação Renda Ver mais

Arquitetura Na Periferia

INSTITUTO DE ASSESSORIA A MULHERES E INOVAÇÃO -­ IAMÍ

Arquitetura na Periferia é um método de assessoria técnica a pequenos grupos de mulheres em situação de vulnerabilidade social, que as reúne e capacita para a independência do instalar, construir, reformar e melhorar as suas casas. Desenvolvido a partir da pesquisa de mestrado da arquiteta Carina Guedes, em 2013/14 pela EAD-UFMG, o método tem como premissas a autonomia das participantes, a cooperação e o trabalho coletivo. Trata-se de um processo no qual as participantes são apresentadas às práticas e técnicas de projeto e planejamento, e recebem um microfinanciamento para conduzirem suas obras com autonomia e sem desperdícios.

Temas: Educação Habitação Ver mais

Escola De Pais: Fortalecimento Familiar Para Prevenir O Acolhimento De Crianças

Aldeias Infantis SOS Brasil

A "Escola de Pais" existe para reverter a fragilização de vínculos afetivos, fortalecendo as relações familiares e comunitárias para criar um ambiente seguro e protetor para crianças, adolescentes e jovens com risco de perda do cuidado parental. Iniciado em Foz do Iguaçu no ano de 2015, atua diretamente no núcleo familiar, com visitas domiciliares, oficinas temáticas, seminários de integração das famílias com a rede local e encaminhamentos para a rede de apoio (CRAS, CREAS). Atendeu 147 famílias, tendo sido evitados até o mês de fevereiro de 2017 pelo menos 32 acolhimentos, deixando de onerar o município em mais de R$770.000,00, que seriam alocados para o serviço de acolhimento.

Temas: Educação Saúde Ver mais

Espaço Meninas - Inclusão Social De Meninas Em Liberdade Assistida

Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas

O Espaço Meninas abrange atendimentos individuais e grupais de caráter reflexivo às adolescentes que estão em cumprimento de medida de liberdade assistida (LA) e a seu grupo familiar, com enfoque no desenvolvimento pessoal e social, abordando demandas pertinentes ao gênero, universo infracional. Este espaço de atendimento exclusivo para adolescentes acontece na instituição há 19 anos.

Temas: Educação Saúde Ver mais

Estratégias Para O Empoderamento Das Catadoras De Mangaba Em Sergipe

Embrapa Tabuleiros Costeiros

Produção de conhecimentos sobre o extrativismo e o papel das mulheres na conservação da biodiversidade, apoio à mobilização das mulheres nos âmbitos nacional, estadual e local e disponibilização de informações e análises sobre o extrativismo para as instituições são os pontos principais da TS.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Inclusão Socioprodutiva De Jovens Agricultores Familiares

Casa Familiar Agroflorestal do Baixo Sul da Bahia

Esta tecnologia consiste na inclusão socioprodutiva de jovens agricultores familiares rurais na região do Baixo Sul da Bahia (CFAF), através da formação profissional técnica em florestas por alternância, com oportunidade de implantação de projetos educativos-produtivos (PEP´s) em suas propriedades visando geração de trabalho e renda para as unidades-família comprometidos com a produção sustentável, segurança alimentar, consciência ambiental, utilizando tecnologias de baixo impacto que viabilize a produção de alimentos saudáveis e, contudo, a melhoria da qualidade de vida das famílias e das comunidades nas quais estão inseridos permitindo o alcance da sustentabilidade.

Temas: Educação Renda Ver mais

Maes - Módulos Agroecológicos Sucessionais

Associação de Produtores Agroflorestais

Oferecer às famílias de agricultores e agricultoras, em especial às mulheres, condições para iniciar a produção de alimentos em sistemas agroecológicos garantindo a soberania alimentar e gerando renda através da comercialização de sua produção agroecológica/orgânica nos programas governamentais de aquisição de alimentos, bem como em outros canais de comercialização direta aos consumidores . Para tanto, o MAES promove cursos e oficinas em Agroecologia (Sistemas Agroflorestais Sucessionais) e acesso a Mercados para as famílias rurais da região, priorizando a troca de experiências e saberes entres as famílias atendidas.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Meninas De Sinhá - Cultura Transformadora

Grupo Cultural Meninas de Sinhá

O grupo de alegres senhoras com idade entre 56 a 88 anos atua de forma decisiva em sua comunidade, o Alto Vera Cruz em Belo Horizonte, oferecendo oficinas gratuitas mas, também, levando sua arte em forma de shows, bate-papos, encontros e oficinas para vários lugares. Para manter as atividades realizam shows, oficinas tendo já percorrido mais de 30 cidades no Brasil e foram mostrar sua graça por duas vezes em Wroclaw, Polônia, sendo consagradas por onde passam, como um exemplo a ser seguindo por todos os idosos do mundo.

Temas: Saúde Educação Ver mais

Metodologia Themis De Acesso À Justiça

Themis - Gênero, Justiça e Direitos Humanos

Visa ao enfrentamento e à superação dos obstáculos que impedem o acesso das mulheres à justiça. Em seu cerne está a educação jurídica popular voltada à formação de mulheres com baixa renda.

Temas: Educação Ver mais

Mulheres Protagonistas No Beneficiamento De Produtos Agroecológicos

Cooperativa Agropecuária de Alagoas

Em 2013, a Cooperativa Agropecuária de Alagoas foi criada com o intuito de promover a agroecologia e a melhoria da renda dos agricultores familiares do município de Flexeiras – Alagoas. Entretanto, apenas em 2016, identificaram a oportunidade de trabalhar com o beneficiamento de alimentos da sociobiodiversidade local. Objetivando a geração de renda das mulheres do campo, construíram a Casa de Beneficiamento de Produtos Agroecológicos de doces e geleias de frutas, além de outros produtos como o bolos, pães e biscoitos. Adaptaram o local à legislação sanitária e profissionalizaram as mulheres cooperadas por meio de cursos de formação. Firmaram parcerias para venda dos produtos.

Temas: Alimentação Meio ambiente Ver mais

Fale Conosco