Resumo
A Tecnologia Social se baseia na Confecção de absorventes com tecidos laváveis e reutilizáveis. A Tecnologia produz esses itens de higiene menstrual de forma coletiva e cooperada entre as participantes. Cada representante possui um papel importante diante das habilidades que possuem. Enquanto algumas cortam medidas da matéria prima para diferentes tamanhos, outras costuram essas peças enquanto outro grupo fica responsável pela finalização dos materiais. Os absorventes ecológicos guardam compromissos com os três pilares do conceito ASG (Meio Ambiente, Social e Governança). É Ambientalmente correto, pois não gera resíduos descartáveis e possibilita o reuso dos materiais, é Socialmente responsável pois agrega mulhereres em torno de uma causa comum em sua realidade social, gerando empoderamento, acesso à dignidade por produtos de higiene menstrual de baixo custo e reutilizável e sensibilização com a ampliação do alcance da solução, na medida em que divulga o material para mulheres de classes sociais menos providas de recursos. Além disso, possui governança madura, pois o agrupamento de mulheres buscam a produção para gerar renda comum, cujos resultados são compartilhados e celebrados entre todas as participantes.
Objetivo
Ampliar o acesso a absorventes ecológicos e de baixo custo para mulheres em situação de vulnerabilidade no Brasil, contribuindo para a melhoria da dignidade de mulheres de baixa renda e da preservação do meio ambiente com a redução da geração de resíduos descartáveis.
Problema Solucionado
A tecnologia social possibilita a solução de diversos problemas relacionados à falta de acesso a absorventes por mulheres de baixa renda no Brasil.
Desta forma, além de possibilitar uma alternativa de baixo custo para a ampliação desse acesso a absorventes, a tecnologia social contribui para a redução de resíduos descartáveis gerados pelos absorventes convencionais, uma vez que a tecnologia social é baseada na confecção de absorventes reutilizáveis. Além desses dois aspectos práticos, a tecnologia também atua para minimizar o problema de falta de emprego e renda de mulheres em vulnerabilidade gerando uma alternativa de atividade produtiva para sua ocupação. Por fim, o caráter associativo e coletivo da tecnologia social busca solucionar problemas vinculados à baixa autoestima de mulheres nessas condições de baixa renda, muitas vezes vítimas de violência doméstica e de restrição orçamentária. O projeto fomenta o despertar associativo e libertador dessas mulheres a fim de que elas reconheçam suas capacidades produtivas e o seu essencial papel na geração de soluções para o seu meio de convívio e realidade social
Descrição
A tecnologia social possui um caráter de replicação e de geração de emprego e renda para mulheres em vulnerabilidade social. Além disso contribui para a redução de geração de resíduos descartáveis e contribui para a melhora da autoestima de mulheres que hoje não fazem uso desse item de higiene.
A tecnologia se baseia na seguintes sistematização
1°) Compra de materiais específicos. Nesta etapa as mulheres se organizam para efetuar a compra de tecido atoalhado em conjunto, além disso, compram tecidos coloridos, e tecido liso. A compra conjunta possibilita maior força de negociação de descontos junto a fornecedores, contribuindo para o caráter de baixo custo do material.
Materiais de uso contínuo empregado na produção: Tesoura Grande, Linha, Caneta azul e Agulha
2º) Corte e preparação. Após a compra dos materiais, as mulheres se organizam para o corte das peças de acordo com os tamanhos desejados. Os cortes são orientados por meio de um molde específico a fim de garantir padronização e manutenção dos tamanhos previamente estabelecidos.
3º) Costura e arremates. Nesta etapa, as mulheres utilizam os tecidos cortados nos moldes ara realizar a costura de acordo com a orientação da pré marcação. Depois de costurado, as peças são viradas do avesso para que se possa realizar a costura por cima da peça e por fim a realização dos arremates.
4º) Após a costura da peça estar concluída, inicia-se a etapa de prega dos botões. Esses botões são pregados para possibilitar o fechamento da peça após sua conclusão. Para pregar os botões, é utilizada uma máquina de botões.
5º) Por fim, após a prega dos botões, os produtos são dobrados e embalados para comercialização.
Recursos Necessários
- Tecido Atoalhado
- Linha de costura
- Botões nº 12
- Máquina de costura
- Máquina de pregar botões
- Tesoura
- Agulhas de costura
- Canetas de marcação de tecido
Resultados Alcançados
A tecnologia tem alcançado resultados fantásticos de adesão de mulheres para a produção dos itens de higiene. Após o início da iniciativa, a tecnologia social agrega um grupo de 6 mulheres e um lider do sexo masculino, juntos conseguem produzir em torno de 20 absorventes por dia e 400 por mês.
Público atendido
Mulheres
Adolescentes
Tecnologias Sociais Semelhantes
Adolescentes Protagonistas
Saneamento Básico Na Área Rural - Fossa Séptica Biodigestora
Secador Solar De Madeira
Resgatando Gerações: Medidas Socioeducativas Aos Adolescentes Infratores