Saúde e Bem Estar | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

A Célula Ao Alcance Da Mão

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Criação de réplica do corpo humano em dimensões macro e microscópicas. Coleção com 64 peças em gesso, resina e outros materiais para facilitar o estudo da estrutura e funcionamento do organismo por videntes e deficientes visuais. Atende a professores, estudantes e a toda a comunidade.

Temas: Educação Saúde Ver mais

A Chácara Da Horta (La “Chacra Huerto” - Perú)

Asociación Rural Amazónica Andina Choba-Choba (PERU)

A tecnologia camponesa amazônica conhecida como "Chacra Huerto" é praticada por mais de 20 mil pequenos agricultores nativos e não-nativos em solos inclinados, dependentes da aleatoriedade de precipitação e microclimas. É uma recriação nos sistemas agrícolas tradicionais de "derrubar e queimar", dos pomares tradicionais milenarizados. Tem as características de ser pequeno, múltipla e diversificada e de concentrar uma alta diversidade e densidade de culturas transitórias, árvores e animais domésticos. Eles imitam os ecossistemas naturais e estão em sintonia com as condições socioculturais, econômicas e agroecológicas das famílias. Eles surgem como alternativas à pressão populacional.

Temas: Alimentação Meio ambiente Ver mais

A Descoberta Da Língua Escrita

Arrastão Movimento de Promoção Humana

A tecnologia social “A descoberta da língua escrita” é um conjunto de didáticas inovadoras de leitura e produção da escrita com crianças e adolescentes, com foco em promover o gosto de ler no prazer pela leitura e literatura, contribuindo para a formação do pensamento crítico.

Temas: Educação Ver mais

Abordagem Sistêmica Comunitária

Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim

A Abordagem Sistêmica Comunitária trabalha o equilíbrio biopsicossocioespiritual de cada pessoa promovendo a saúde mental. As pessoas são empoderadas, fortalecendo sua autoestima e vínculos com a comunidade, promovendo melhoria na qualidade de vida individual e comunitária. A tecnologia social do MSMC acolhe as pessoas, sem distinção de gênero, orientação sexual, ideologia, religião ou etnia e cuida universalmente dos usuários promovendo prevenção, cura e inclusão socioeconômica. Assim, a tecnologia socioterapêutica do MSMC produz uma autopoiese - capacidade do sistema de se manter vivo e autoprodutivo.

Temas: Saúde Ver mais

Academia Estudantil De Letras

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

A “Academia Estudantil de Letras – AEL” configura-se em espaço de leitura que explora a função humanizadora da literatura, sensibilizando, provocando reflexões e favorecendo o exercício do protagonismo infanto-juvenil e adulto. O projeto desenvolve a competência leitora e escritora; assegura o acesso e a apreciação de textos literários, contribui com a ampliação do universo cultural, elevando a autoestima. Promove a inclusão social no processo de aquisição da linguagem, por metodologia lúdica, configurando-se em estratégia pedagógica de motivação prazerosa, que apresente resultados positivos de transformação da vida dos educandos.

Temas: Educação Ver mais

Acolhida, Recuperação E Inclusão Social De População De Rua Adulta.

Associação Solidários Amigos de Betânia

Betânia, fundada em 1999, visa aproximar-se de moradores de rua com responsabilidade, ternura e compaixão, para recuperarem sua dignidade e cidadania através da educação, capacitação profissional, recuperação da dependência química, da auto-estima e da saúde, com enfoque socioeducativo.

Temas: Saúde Renda Ver mais

Agricultura Familiar E Desenvolvimento (Ag. Fam. Des. Económico Local- Honduras)

Secretaria de Desarollo e Inclusión Social (HONDURAS)

O planejamento da produção escalonada da agricultura familiar e seu vínculo com as escolas sustentáveis implica uma série de esforços das famílias participantes; E, implicitamente, um processo de otimização de todos os recursos disponíveis: solo, água, insumos de produção, trabalho familiar, financiamento, acesso a um mercado contínuo e sustentável. Nossa experiência se origina no desenvolvimento de oportunidades de economia familiar, permitindo o fornecimento permanente nas escolas de produtos frescos, como vegetais, hortaliças, ovos, frutas frescas e silvestres, produtos do mar, entre outros.

Temas: Alimentação Ver mais

Agricultura Urbana E A Revolução Dos Baldinhos

Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (CEPAGRO)

A "Revolução dos Baldinhos" é um projeto sócio-ambiental de agricultura urbana e gestão comunitária de resíduos orgânicos. É a sensibilização para coleta e transformação dos resíduos em adubo pelo processo de compostagem. É realizado pelos jovens da comunidade para melhoria da saúde das famílias.

Temas: Meio ambiente Alimentação Ver mais

Agroecologia Na Comunidade

ACSSUS

É o uso de técnicas, aplicação de métodos para proporcionar adubos naturais às plantas das hortas orgânicas no Munícipio de Parintins, a partir de compostos orgânicos pelo processamento de diversos componentes residuais, dejetos, aproveitamento de materiais procedentes de restos de folhagens, estrumes E FRUTÍFERAS REGIONAIS,bem como uso de materiais inoculantes que contribuírão para a aceleração do processo devido a maior quantidade em termos proporcionais de microorganismos que poderão difundir a exemplo das bactérias aeróbicas e anaeróbicas. o desafio dessa tecnologia foi ter sido a partir de inoculantes regionais apresentados resultado como a redução de 120 dias para 60 a decomposição

Temas: Alimentação Meio ambiente Ver mais

Agroextrativismo, Uma Alternativa Sustentável Para A Agricultura Familiar

Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão (ASSEMA)

Agroextrativismo é um sistema de produção que combina a agropecuária com o extrativismo do coco babaçu, alicerçado em princípios ecológicos, sociais, ambientais, econômicos, políticos, culturais e éticos.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Fale Conosco