Saúde e Bem Estar | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Tanques Em Lajedos De Pedra

Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS)

Visando reduzir a vulnerabilidade de famílias rurais do semiárido frente à escassez de água e a irregularidade na distribuição de chuvas, foi resgatada e aplicada uma técnica que permite a captação de água de chuva. Esta técnica se refere aos tanques construídos em lajedos de pedras. O trabalho consiste em desassorear uma venda já existente na rocha e otimizar seu entorono para captação e aumplilação do volume de água armazenada. Quando o lajedo é declinado se torna mais viável otimizar a área como captação de água e canalizar para cisternas uma vez que a cisterna se constitui um local mais adequado para o armazenamento.

Temas: Recursos Hídricos Alimentação Ver mais

Tecnologia Assistiva De Baixo Custo Para Pessoas Com Deficiência

Associação Cultural Educacional Social e Assistencial Capuava – ACESA Capuava

A ACESA Capuava desenvolve uma Tecnologia Social através da construção de dispositivos de Tecnologia Assistiva com materiais de baixo custo, visando proporcionar à pessoa com deficiência que dispõe de poucos recursos financeiros, acesso a soluções que proporcionem maior independência, autonomia, qualidade de vida e inclusão social.

Temas: Saúde Educação Ver mais

Tecnologia Social De Aproveitamento De Água De Chuva Na Amazônia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Esta TS objetiva minimizar os índices de incidência de doenças hidrotransmissíveis entre as populações residentes em área isoladas da região Amazônica, por meio da ampliação do cesso à água potável. O Sistema de Aproveitamento de Água de Chuva (SAAC) é apresentado e discutido com a comunidade. Realiza-se diagnóstico socioeconômico, ambiental e construtivo da moradia. São realizadas ações de educação sanitária, ambiental e cidadania. As pessoas interessadas recebem o projeto do SAAC (de acordo com seu perfil), construção, instalação, recebem manual de operação e manutenção dos SAACs e treinamento. Também há monitoramento do funcionamento dos SAACs e seus efeitos sobre a comunidade.

Temas: Recursos Hídricos Saúde Ver mais

Telinha Na Escola

Associação de Educação, Cultura e Meio Ambiente Casa da Árvore

O Telinha na Escola é uma estratégia de estímulo de apropriação das tecnologias de informação, comunicação e mobilidade dentro do ambiente escolar por meio de produção criativa e desenvolvimento de práticas pedagógicas junto às redes públicas de ensino de Recife, Fortaleza, Palmas e Goiânia.

Temas: Educação Ver mais

Trote Solidário E A Doação De Órgãos E Tecidos

Grupo de Atuação Brasileiro para Realização de Transplantes Infantis e Estudos do Tubo Neural (GABRIEL)

O trote solidário da doação de órgãos e tecidos visa a mudança de conceito e comportamento durante o ingresso na vida acadêmica, introduzindo na universidade a cultura de paz, propondo ações de cidadania que ajudem a transformar as humilhações e agressões usuais em ações solidárias em saúde.

Temas: Educação Saúde Ver mais

Trupe Da Saúde

Universidade Livre da Cultura

A Trupe da Saúde utiliza a linguagem do palhaço para a humanização do ambiente hospitalar. É formada por atores profissionais que visitam semanalmente 5 hospitais de Curitiba. Através da poesia, música, brincadeiras corporais e do improviso, transformam o espaço e estimulam alterações positivas.

Temas: Saúde Educação Ver mais

Fale Conosco