Problema Solucionado
O trote violento é uma prática medieval com mais de 800 anos de existência e hoje está sendo abolida na maioria das universidades. Em parceria, a Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC) de Indaiatuba e o Grupo de Atuação Brasileiro para Realização de Transplantes Infantis e Estudo do Tubo Neural (GABRIEL) criaram uma forma de recepcionar os calouros a partir da sensibilização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, convidando-os a multiplicar as informações recebidas e a participar de uma competição saudável entre os diversos cursos oferecidos pela FATEC. A equipe que demonstrar maior comprometimento com a causa é premiada pela organização da faculdade. Com o envolvimento dos calouros, a informação é multiplicada e resulta, a cada semestre, na sensibilização de aproximadamente 1.500 pessoas (Campus de Indaiatuba).
Descrição
A GABRIEL é uma organização que atua desde 2000 no incentivo à doação de órgãos e tecidos. No ano de 2002, transferiu sua sede para a cidade de Indaiatuba, SP, dando prosseguimento ao trabalho iniciado na capital. Em 2010, o trabalho desenvolvido pela GABRIEL em Indaiatuba mereceu a atenção da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba (FATEC-ID), que convidou a organização a ajudá-los na implantação de uma nova forma de trote solidário. Foi então escolhido o tema "Doação de órgãos e tecidos". A partir daí, montou-se uma nova forma de recepção dos calouros, que a cada semestre são convidados a participar de uma ação solidária responsável por esclarecer a população sobre dúvidas a respeito da doação de órgãos e tecidos. A ação consiste em recepcionar os calouros com uma exposição do 1º Salão Nacional de Humor sobre Doação de Órgãos, iniciativa da GABRIEL que tem em seu acervo 200 obras dividas entre 4 categorias: cartum, charge, caricatura e história em quadrinhos, que abordam o tema de forma lúdico, porém crítica e bem humorada. Logo após, os alunos são convidados a assistirem palestra sobre o assunto em que são esclarecidas suas dúvidas através de uma roda de conversa. A ação ministrada pela GABRIEL e organizada pela FATEC consiste em passar informações básicas sobre como as doações e transplantes de órgãos e medula óssea acontecem no Brasil através de palestra com apresentação em PowerPoint, filmes e interação entre palestrantes e alunos. A partir daí, um coordenador da faculdade propõe aos alunos uma competição entre as diversas turmas, que deverão se empenhar em agendar palestras em seu meio (empresa, igreja, associações, clubes etc.), participar de ações em locais públicos, incentivar amigos e parentes a solicitarem o "Cartão do Doador" emitido pelo Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) , entre outros. Todas as ações acontecem com a supervisão da GABRIEL. Ao final de dois meses após o início do ano letivo, os resultados são contabilizados e comunica-se à equipe vencedora. Como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela equipe vencedora, a faculdade promove uma confraternização entre calouros vencedores, professores, coordenador da disciplina, coordenador do trote, Centro Acadêmico, Diretoria da Faculdade e representantes da ONG. Com a aplicação dessa tecnologia social, a comunidade acadêmica ganha com a introdução da cultura de paz na faculdade e passa a ter melhor compreensão sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Ao multiplicar as informações recebidas, os alunos também beneficiam a comunidade, que irá compartilhar o saber e também multiplicá-lo.
Recursos Necessários
-Material didático para realização de palestra em slides (PowerPoint);
-Material de divulgação: folhetos explicativos, cartazes e banners;
-Confecção de camisetas.
Resultados Alcançados
No segundo semestre de 2010, quando iniciamos o Trote Solidário na FATEC-ID, foram recepcionados 350 calouros que agendaram cerca de 10 palestras e solicitaram cerca de 800 Cartões do Doador. Em 2011, no primeiro semestre, foram recepcionados 320 calouros, confeccionados cerca de 700 cartões, oito palestras, uma ação junto à população realizada em supermercado de maior movimento da cidade em que os alunos pré-cadastraram cerca de 50 pessoas para se inscreverem como doadores de medula óssea na campanha agendada no campus da faculdade e distribuíram cerca de 1000 folhetos explicativos durante ação externa. No dia 14 de maio de 2011, foi realizada campanha de cadastramento de doadores de medula óssea em parceria com o Hemocentro da UNICAMP onde foram inscritos 131 novos doadores junto ao Registro de Doadores de Medula (REDOME), que é administrado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), sob supervisão do Ministério da Saúde. Todos os cadastrados foram sensibilizados pelos alunos. Para o segundo semestre, realizaremos, com a turma de calouros que ingressar em agosto, campanha de doação de sangue. Outro resultado alcançado foi o envolvimento dos alunos veteranos na causa, propiciando a realização de pesquisas em 2010 sobre doação de órgãos, que foram consideradas de excelência pelo teor e amostragem, sendo encaminhada ao Sistema Nacional de Transplantes e para a Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos (SPOT) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), cujo teor encontra-se disponível nos links.
Outras unidades da FATEC no Estado de São Paulo, ao tomarem conhecimento da ação realizada em Indaiatuba, já estão solicitando a implantação da tecnologia social em seu campus.
A sensibilização e mobilização dos envolvidos é tão significativa que os professores têm agendado palestras em faculdades de outros municípios onde lecionam, fazendo que a ação saia dos muros da FATEC e se estenda para outras faculdades. No ano de 2011, cidades como Jundiaí, Campinas e Valinhos solicitaram palestras sobre o tema.
Comentários