Saúde e Bem Estar | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Jardins Filtradores - Sistema De Saneamento Ecológico

Instituto Ambiental Daterra de Permacultura e Sustentabilidade

Os jardins filtradores (banhados construídos ou zonas de raízes) aliam a dinâmica de depuração da matéria orgânica dos banhados naturais com conceitos de engenharia e biologia, mitigando impactos antrópicos decorrentes do lançamento de esgoto doméstico. Consistem em filtros de areia, brita, vegetados, para o tratamento do esgoto. De fácil construção e manutenção, constitui tecnologia social de difusão acessível. Solução simples e eficaz para demandas de saneamento, contribui para saúde pública e conservação ambiental. Respaldada pelo Comitê da Bacia do Rio dos Sinos e do Rio Ibicuí, a tecnologia tem sido implantada e difundida aliando educação e resolução de problemas socioambientais.

Temas: Recursos Hídricos Saúde Ver mais

Jogo De Tabuleiro Como Estratégia Lúdica Para Ensino E Aprendizagem Do Tema Gast

Universidade Federal Fluminense

A gastroenterite é uma doença de distribuição cosmopolita importante à saúde pública, é a principal causa de morbidade e mortalidade em crianças menores de cinco anos de idade. Assim, entende-se a importância do conhecimento da educação em saúde para o desenvolvimento intelectual e social dos alunos. A presente tecnologia utiliza metodologias alternativas lúdicas como facilitador de aprendizagem. Uso de jogo de tabuleiro e cartilha educativa avaliam os mecanismos de transmissão, prevenção, controle e tratamento. O jogo é constituído por 10 tabuleiros; 12 pinos; 10 dados, 36 cartas-perguntas e 16 cartas-curiosidadesabordam também questões voltadas para educação sanitária

Temas: Educação Saúde Ver mais

Jovens Comunicadores – Rede De Comunicação Comunitária No Enfrentamento A Fake News

Associação Experimental de Mídia Comunitária - BEMTV

O Projeto Jovens Comunicadores vem desenvolvendo ações de comunicação popular em favelas dos Municípios de Niterói, São Gonçalo e Rio de Janeiro para ampliar acesso as informações seguras sobre direitos, saúde e enfrentamento a desinformação (fake News), por meio de compartilhamento por redes sociais, alcançando mais de 100.000 mil pessoas por conteúdo enviado simultaneamente, durante os anos de 2021. 2022 e 2023. Os jovens participam de encontros formativos diários em temas relacionados à tecnologia da informação e comunicação, e de forma articulada produzem / adaptam informações para transmissão em suas listas de transmissão, de forma a ampliar os direitos sociais e enfrentar a desinformação.

Temas: Educação Saúde Ver mais

Fale Conosco