Saúde e Bem Estar | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Dispositivo Automático Para Proteção Da Qualidade Da Água De Chuva Das Cisternas

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

O dispositivo automático, denominado DesviUFPE, foi desenvolvido para desvio das primeiras águas de chuva no início de eventos de precipitação. O DESVIUFPE é bastante simples, confeccionado em tubos de PVC, faz esse descarte de forma automática, permitindo que os moradores se isentem da preocupação de levantar, muitas vezes de madrugada, para desviar as águas que levariam impurezas às cisternas.

Temas: Recursos Hídricos Saúde Ver mais

Disseminação Inovadora De Tecnologias Sustentáveis Para Pequenos Cafeicultores

Associação de Cafeicultura Orgânica do Brasil - ACOB

Pequenos e médios produtores de importantes regiões cafeeiras foram beneficiados por uma nova abordagem de sustentabilidade que também favorece a cadeia do café como um todo. Um modelo de parceria entre a Associação de Cafeicultura Orgânica do Brasil (ACOB), cooperativas, institutos de pesquisa, exportadores, torrefadores, e doadores estrangeiros proporcionou a milhares de cafeicultores conhecimento para a implementação de práticas eficientes e sustentáveis de produção, obtendo assim ganhos em produtividade, qualidade do café, agregação de valor, acesso a melhores mercados, técnicas de adaptação às mudanças climáticas e envolvimento crescente de mulheres na gestão dos negócios.

Temas: Renda Alimentação Ver mais

Doutores Das Águas Atendimento Médico E Odontológico Pelos Rios Da Amazônia

DOUTORES DAS ÁGUAS

A tecnologia social Doutores das Águas: atendimento médico e odontológico pelos Rios da Amazônia, tem como o foco principal melhorar a qualidade de vida da população de comunidades ribeirinhas em afluentes do Rio Negro, entre os estados de Amazônia e Roraima, e em comunidades em afluentes do Rio Madeira no estado do Amazonas, por meio da assistência médica, odontológica e ações educacionais para a saúde e bem-estar. Todos os anos no mês de abril uma equipe multidisciplinar de voluntários percorre 10 comunidades ribeirinhas com uma população total aproximada de 2.000 pessoas. Para isso além dos profissionais envolvidos a tecnologia conta com um barco ambulatório estruturado com salas de atendimento médico e odontológico, farmácia, estoque e dependências para a equipe de voluntários que se dedicam a esse trabalho.

Temas: Saúde Educação Ver mais

Fale Conosco