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Resultados da busca

Mobiliários Adaptados Em Pvc – Tubos E Conexões

Instituto de Reabilitação Integrada

O PVC (tubos e conexões) tem permitido a fabricação de diversos itens que estão atendendo as necessidades da criança com disfunção neuromotora; e por ser um material de fácil manuseio, não necessita de nenhum tipo de maquinário pesado para sua utilização.

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Metodologia De Mensuração De Impacto Social

Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíaco e ao Transplantado do Coração (ACTC)

Programa de mensuração, quantitativo e qualitativo, do impacto do trabalho junto a crianças e adolescentes com cardiopatia grave. A metodologia foi de identificação e escolha dos indicadores utilizados e elaboração e aplicação dos instrumentos de mensuração consolidados em prontuário eletrônico.

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Metodologia De Promoção Da Saúde Em Jovens Por Meio Do Ensino Da Arte

Instituto Unimed-BH

A metodologia incentiva a promoção da cidadania, bem-estar e qualidade de vida de jovens de comunidades socialmente vulneráveis, por meio da capacitação artística e empoderamento pessoal, sendo realizada em acordo com as etapas: diagnóstico sociocultural, identificação de público-alvo, definição de parceiros e modalidades artísticas a serem ofertadas, estruturação do espaço, acompanhamento e monitoramento de resultados.

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Mutirão Ciranda - Jovens E Mulheres Da Agricultura Familiar (Serta)

Serviço de Tecnologia Alternativa

O Mutirão Ciranda é uma metodologia desenvolvida pelo Serta, no âmbito da formação Técnica-Profissional de nível médio em Agroecologia, a qual oportuniza 405 horas/intervenção dos 600 estudantes, jovens e mulheres agricultoras/as familiares, na extensão da prática dos conhecimentos adquiridos na Escola do Serta transformação das circunstâncias locais de suas famílias e comunidades. Fazendo o uso das diretrizes da agroecologia, educação popular, economia solidária e permacultura como itinerário pedagógico, fortalecendo os atores locais como sujeitos da mudança de forma autogestionária, apoiando as famílias a permanecerem e sobreviverem dos desafios e oportunidades do campo.

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Mapas Táteis Urbanos

Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM) - FAAM

O projeto deverá colaborar na informação e orientação de deficientes visuais e pessoas com acuidade visual diminuída junto à cidade por meio da construção, sistematização, divulgação de informações e diretrizes para a elaboração de mapas táteis urbanos visando ao domínio público desses conhecimentos

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Meninas De Sinhá - Cultura Transformadora

Grupo Cultural Meninas de Sinhá

A tecnologia foi criada de forma intuitiva por Valdete Cordeiro que, preocupada com o uso de remédios antidepressivos por muita mulheres em sua comunidade, resolveu convidá-las para um primeiro encontro. Naquele dia somente 4 compareceram. Uma falava dos seus problemas e a outra comparava sua vida com a da outra. Automaticamente essa comparação causou alterações na própria visão de si, do outro e da própria vida. Valdete, preocupada com o uso dos remédios pensou em atividades como artesanato, tapeçaria e outras para movimentar o corpo, como biodança e as brincadeiras infantis: corre-cotia, rouba-bandeira e também as cantigas de roda. Nestas atividades, Valdete percebeu que as mulheres gostavam mais de cantar e de brincadeiras infantis. O canto transformador tomou conta dos espaços mais do que todas as outras atividades, demostrando assim o caminho cultural por meio das cantigas de roda e versos que brotavam como plantas curativas na roda feminina. Por algum tempo o artesanato foi deixado de lado pois o canto era mais forte. Percebeu-se que, além do uso de remédios temos outros problemas que, ao longo dos 27 anos da instituição foram absorvidos como não menos importantes: A Socialização que ameniza o abandono familiar; O aprendizado como forma de melhorar a mente e instigar as alunas; A geração de renda como forma de aumentar a renda per capita familiar. Desde 2016 retornamos com atividades de bordado e artesanato como uma forma de contribuir para a solução dos problemas percebidos no grupo de mulheres.

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Mouse Inclusivo

Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

O Mouse Inclusivo consiste em uma tecnologia assistiva que tem como objetivo reproduzir as funções de um mouse de computador para pessoas com deficiências motoras ou algum tipo de limitação. Por ser resistente e possuir caráter ergonômico, pode ser utilizado por pessoas com sequelas de paralisia cerebral, deficiências intelectuais e dispraxia, sendo possível utilizá-lo com os membros inferiores e outras partes do corpo, e seu design amigável e intuitivo facilita a adaptação do usuário ao recurso. O Mouse Inclusivo se tornou um importante meio de acesso de pessoas com deficiência a computadores, proporcionando a realização de atividades educativas que antes não eram possíveis.

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Mini Gentilezas

ASSOCIAÇÃO ARGILANDO

Mediante construção em rede, com foco na arrecadação e distribuição de produtos de higiene pessoal, se caracteriza pela metodologia replicável em 78 cidades, desenvolvida e implementada com a participação coletiva da comunidade que, representada pela sua simplicidade, oferece uma solução efetiva para construção de cidades sustentáveis sobre três eixos de atuação: Protagonismo social: através do voluntariado; Conscientização pela cultura da doação, como instrumento possível para a redução da desigualdade, desenvolvimento pessoal, responsabilidade social e gestão ambiental; Atendimento a pessoas em situação de rua, no que diz respeito ao acesso a saúde e combate à violência simbólica.

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Movimento Down

MAIS - MOVIMENTO DE AÇÃO E INOVAÇÃO SOCIAL

O acesso à informação faz toda a diferença, por meio de informações atualizadas e de qualidade, é possível compreender que assim como qualquer pessoa, quem nasce com síndrome de Down vem ao mundo cheio de potencialidades. O Movimento Down envolve a articulação de ações digitais e iniciativas em rede, apoiadas pela produção e difusão de conteúdos que incidem diretamente para o apoio ao desenvolvimento, melhor qualidade de vida e efetiva inclusão em todos os espaços da sociedade.

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Metodologia Ssa

Instituto Inocência

A metodologia SSA (Saber, Sentir e Agir) é uma abordagem voltada para a prevenção do abuso sexual infantil, que busca capacitar as crianças a se protegerem contra possíveis situações de abuso, capacitando também, a população em geral de como proceder frente ao tema ou a relatos de vítimas. Ela se baseia em três pilares fundamentais: Saber: A primeira parte envolve ensinar às crianças o conhecimento necessário sobre seus corpos e suas partes íntimas. Isso inclui educá-las sobre anatomia básica e explicar a importância de cuidar de seu próprio corpo sem apresentar qualquer tipo de conotação pejorativa ou sexualizada ou inapropriada para a faixa etária do ouvinte.. Sentir: A segunda etapa visa desenvolver a capacidade das crianças de reconhecerem seus próprios sentimentos e sinais de que algo não está certo ou que a intenção de outra pessoa não é apropriada. Isso envolve ajudá-las a compreender e confiar em seus instintos e sentimentos desconfortáveis. Agir: A terceira e última parte da metodologia incentiva as crianças a agirem de maneira assertiva e eficaz quando se depararem com uma situação de abuso potencial. Isso inclui a promoção de ações como correr, gritar e buscar ajuda imediatamente até que alguém possa lhe ajudar e cessem as tentativas ou a recorrência da violência. As crianças também são encorajadas a contar para alguém de confiança caso isso tenha acontecido no passado, para serem acolhidas e tratadas.. Essa abordagem é implementada de maneira lúdica e adaptada de acordo com a faixa etária atendida. Músicas autorais e atividades interativas são usadas para tornar o aprendizado mais envolvente e facilitar a retenção das informações. O objetivo principal da metodologia SSA é capacitar as crianças a se prepararem e evitarem situações de abuso sexual. Ela visa promover a conscientização, a confiança e a ação assertiva, ajudando as crianças a se protegerem de possíveis ameaças e a buscar ajuda quando necessário. Essa abordagem tem se mostrado eficaz na prevenção do abuso sexual infantil, ao desenvolver nas crianças compreenção do que o abuso, oferecendo passo a passo para enfrentar a situação e especialmente para que não guarde segredo caso ocorra. Uma metodologia testada e validada que proporciona segurança e autonomia para a criança.

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