Objetivo
Desenvolver a capacidade das crianças para compreenderem o que é o abuso e se protegerem diante de possíveis situações de violência, incentivando-as a buscar ajuda quando necessário. Além disso, apoiar os pais, professores e o sistema público de ensino na conscientização e educação sobre o assunto, promovendo a disseminação de informações adequadas às faixas etárias, estimulando à confiança e à tomada de atitudes preventivas contra essas violações tanto para crianças quanto para adultos responsáveis..
Problema Solucionado
O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial na exploração sexual de crianças e adolescentes, por ano são 500 mil vítimas, a cada 24 horas 320 crianças e adolescentes são explorados sexualmente no país e esse número pode ser ainda maior, já que apenas 7 em cada 100 casos são denunciados, segundo dados do Instituto Liberta. De acordo com o Disque 100, plataforma do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), foi registrado um aumento de 68% das denúncias de violações sexuais contra crianças e adolescentes nos quatro primeiros meses do ano. A UNICEF (Organização das Nações Unidas para Infância) estima que 2 em cada 3 crianças sofrerá violências na infância, 1 a cada 3 violência sexual.
A metodologia SSA busca minimizar e solucionar o problema do abuso sexual infantil, combatendo, prevenindo e restaurando, fornecendo às crianças conhecimento, habilidades e recursos emocionais para se protegerem contra possíveis situações de abuso. E caso isso já tenha ocorrido que ela possa romper o silêncio e buscar ajuda, ser tratada e restaurada das mazelas que acompanham tantas vidas mesmo depois de adultas. Estudos apontam mais de 250 consequências negativas ao longo de toda a vida da vítima. Além de instruir os pais, professores, cuidadores sociais, a população em geral da ocorrência constante e continuada deste tema tão delicado e complexo, facilitando o entendimento, compreenção do que abuso é muito além dos casos de estupro, e que a falta de “vestigio” físico não torna menos grave o crime, desmistificar tabus e fortalecer a comunicação entre pais e filhos, escolas e estudantes de maneira simples e sem dano, proporcionando uma rotina de cuidados que gera incontáveis benefícios através do uso da metodologia, trazendo ferramentas eficazes no combate a abusos e violências congêneres, capacitando crianças, adolescentes, jovens, adultos e redes de ensino. Evitando ou minimizando assim, os casos decorrentes, promovendo a prevenção e o cuidado.
Descrição
A metodologia SSA foi fundada e implementada pelo Instituto Inocência com o objetivo de tornar um assunto negligenciado e de difícil trato em uma oportunidade de ampliar a comunicação e tornar mais próximo o relacionamento de pais (ou responsáveis) e filhos. O tema “proibido” ganha leveza e eficácia, lidando com simplicidade e linguagem clara e assertiva na instrução e monitoramento dos pequenos. Esta é utilizada em todas as ações e projetos desenvolvidos pela Instituição, como pilar fundamental no trabalho. As principais áreas em que a metodologia é aplicada são:
- Nas peças teatrais, onde todo o espetáculo é baseado nas etapas SABER, SENTIR e AGIR, usando ferramentas auxiliares para a melhor fixação, como músicas autorais e repetição. Os atores abordam de forma lúdica os ensinamentos sobre as partes íntimas e cuidado com o corpo, e como proceder frente a uma situação de tentativa ou perigo. Já foram realizadas as seguintes peças teatrais: Chapeuzinho Vermelho; O Encantado Caminho dos Tijolos Amarelos; e As Cores da Inocência.
- Na Ciranda Inocente, uma tarde com circuito de brincadeiras e atividades lúdicas, músicas, cirandas autorais, que ensinam sobre os cuidados com o corpo e como proceder em caso de uma tentativa de abuso.
Contação e recriação de histórias/estórias (diversas) ensinando atravez da metodologia o saber libertador que o conhecimento pode trazer tanto para criança quanto para familiares, que por vezes replicam práticas abusivas sem ter a conciência de que é errado.
- Nas palestras de sensibilização e capacitação para enfrentamento do tema no meio escolar e comunidade em geral. Estas são realizadas com professores, orientadores, sendo oferecida também aos Comissários da Infância e toda rede municipal de atenção e proteção da criança e adolescente, são fornecidas estratégias, material didático para abordagem em sala de aula, percepção e condução dos casos suspeitos, além de orientação a denúncia às autoridades competentes, através da metodologia SSA e materiais auxiliares.
- Na oficina de produção textual “Autor”, visando promover a confiança na escrita, aprimorar as habilidades de comunicação e inspirar um amor duradouro pela criação literária. Este desenvolve-se com base na Metodologia SSA, desenvolvendo-se da seguinte forma:
Primeiro módulo
SABER - Estrutura narrativa: leitura e interação com diferentes gêneros textuais para ampliar seu repertório de escrita; compreensão da estrutura e elementos da narrativa; criação de histórias coletivas e individuais.
SENTIR - Poesia: leitura e interação com poemas; compreensão da estrutura e elementos da poesia a partir dos sentimentos; escrita criativa de uma poesia.
AGIR - Releitura: leitura e interação com os contos de fadas; compartilhar das histórias lidas e a escrita individual de uma história baseada no conto lido, permitindo-lhes criar narrativas e textos originais.
AGIR - Autobiografia: Interação com objetos que remetem à história de uma pessoa, bem como a leitura de sua biografia; construção de um livreto autobiográfico, em que cada criança conta sua história e momentos vividos que possam inspirar futuros leitores.
Segundo módulo
SABER - Entrevista: leitura e interação com o gênero textual entrevista; compreensão da estrutura e elementos desse tipo textual; criação de perguntas e realização de uma entrevista..
SENTIR - Fábula: leitura e interação com fábulas; compreensão da estrutura e elementos da fábula a partir dos ensinamentos morais; escrita coletiva de uma fábula, encorajando-as a criar mundos fictícios, personagens cativantes e cenários envolventes em suas histórias.
AGIR - Carta Pessoal: leitura de uma carta escrita pela professora; compreensão da estrutura e elementos da carta pessoal; escrita de uma carta pessoal direcionada à outras crianças..
AGIR - Diário: Compreensão da estrutura do gênero textual diário e início da escrita de um diário pessoal.
Terceiro módulo
SABER - Resumo: leitura e compreensão de sua estrutura; interação com diferentes formatos de resumo, como esquemáticos, mapa mental, entre outros; escrita de um resumo a partir dos textos lidos.
SENTIR - Resenha crítica: diálogo acerca dos livros favoritos e suas histórias de modo a suscitar opiniões acerca das obras apresentadas; escrita de uma resenha crítica do livro escolhido.
AGIR - Artigo de opinião: leitura e compreensão de sua estrutura; debate acerca de temáticas relacionadas aos Direitos das crianças; escrita de um artigo de opinião direcionado à essa temática, permitindo que as crianças expressem suas ideias, pensamentos e emoções por meio da escrita, incentivando a auto expressão.
AGIR - Dissertação: leitura e compreensão de sua estrutura; debate acerca de temáticas relacionadas aos Direitos das crianças; escrita de uma dissertação direcionado à essa temática, a fim de que os alunos exponham suas opiniões e construam um olhar crítico diante dos problemas sociais que os cercam.
Quarto módulo
Correção do Módulo 1: Refacção dos textos produzidos no Módulo 1, aprimorando as habilidades de escrita, incluindo gramática, ortografia, pontuação e organização textual.
Correção do Módulo 2: Refacção dos textos produzidos no Módulo 2, aprimorando as habilidades de escrita, incluindo gramática, ortografia, pontuação e organização textual.
Correção do Módulo 3: Refacção dos textos produzidos no Módulo 3, aprimorando as habilidades de escrita, incluindo gramática, ortografia, pontuação e organização textual.
Reescrita: Escolha do texto produzido que mais lhe agradou para fazer a produção final, a qual poderá ser publicada, aumentando a autoconfiança das crianças em relação à escrita, mostrando-lhes que suas palavras e histórias têm valor.
No final de cada módulo é oferecido um lanche às crianças
* A abordagem adotada é flexível e adaptada de acordo com a idade das crianças envolvidas na oficina, bem como com os objetivos específicos que se pretende alcançar*
Recursos Necessários
Devido a Tecnologia Social ser um conhecimento re-aplicável, esta poderá ser utilizada de diversas formas em diferentes projetos.
Para que a metodologia seja desenvolvida da melhor maneira possível, é necessário que haja uma capacitação dos profissionais que irão desenvolver as atividades, para isso contaremos com um curso de capacitação online desenvolvido pela equipe do Instituto Inocência. Esta, contará com aulas divididas em módulos, tratando do conhecimento da metodologia SSA, instruções para o desenvolvimento desta junto às crianças, ensinamentos para a capacitação de pais e professores com a finalidade de ampliar o conhecimento, instrumentos auxiliares para a construção do ensino, entre outros.
Para a reaplicação das oficinas é necessário: recurso para o aluguel da sala de aula e materiais escolares, pagamento do profissional que ministrará as oficinas.
Para a reaplicação das cirandas é necessário: recursos para a locação de brinquedos infláveis, aluguel do som, lanches para ser oferecidos ao final da atividade e compra de materiais para as atividades recreativas como cones, cordas, bolas, bambolês, arcos, etc.
Para a reaplicação das palestras é necessário: curso de capacitação, recurso para o aluguel da estrutura, compra de projetor e equipamentos e pagamento do palestrante, despesas de locomoção e manutenção (alimentação, hospedagem etc). .
Para a reaplicação de teatros é necessário: curso de capacitação, equipe de trabalho, desenvolvimento de cenário, figurino, locação da estrutura (espaço, palco, som, iluminação etc), despesas de locomoção e manutenção/custeio da equipe (alimentação, hospedagem etc).
Resultados Alcançados
Em cerca de 6 anos de atuação, com diversos projetos a Instituição teve resultados expressivos alcançando cerca de 50 mil (cinquenta mil) crianças e famílias em ações presenciais, em dezenas de cidades do estado e fora do estado, assessorando ações inclusive fora do Brasil, fornecendo a metodologia SSA e outros métodos de abordagem e orientação contra o abuso sexual e violências. São projetos de espetáculos teatrais, musicalização, recreação, cirandas, contação de histórias, cinema, caça ao tesouro, campanhas virtuais em mídias sociais, rádios, programas de televisão e jornais. Como também a criação e desenvolvimento de palestras, mobilizações, metodologias, capacitações, treinamentos, orientações jurídicas e clínicas, tratamento e acompanhamento de casos, criação de materiais didáticos, parcerias de trabalho com órgãos e instituições, abordando além do abuso sexual infantil, violência doméstica, violência de gênero, drogas, bullying, cyberbullying, perigos virtuais, trabalho infantil, suicídio, hábitos saudáveis, segurança emocional e diversos outros temas que contribuem para o desenvolvimento e proteção integral da infância/adolescência.
Os municípios já alcançados pelas ações realizadas utilizando a metodologia SSA como ferramenta de auxílio foram: Matelândia/PR, Medianeira/PR, São Miguel do Iguaçu/PR, Iguatu/PR, Juiz de Fora/MG, Vera Cruz do Oeste/PR, Ramilândia/PR , São Pedro/PR, Céu Azul/PR, Santa Tereza/Pr, Verê/Pr, Dois Vizinhos/Pr, Cafelândia/Pr, Capitão Leonidas Marques/Pr, Maringá/PR, Foz do Iguaçu/PR, Cascavel/Pr, Vitória/ ES, Juazeiro/ BA, Manaus/AM, Casa Nova/ BA e Argentina.
Público atendido
Crianças
Adolescentes
Adulto
Alunos do ensino basico
Alunos do ensino fundamental
Alunos do ensino medio
Lideranças comunitarias
Jovens
População em geral
Profissionais da saude
Tecnologias Sociais Semelhantes
Adolescentes Protagonistas
Saneamento Básico Na Área Rural - Fossa Séptica Biodigestora
Secador Solar De Madeira
Resgatando Gerações: Medidas Socioeducativas Aos Adolescentes Infratores