Problema Solucionado
Os mobiliários confeccionados em PVC (tubos e conexões) são inovadores na área de reabilitação física/neurológica e vêm contribuir na complementação desse serviço. Além de buscar um material de baixo custo para atender a população de baixa renda, outros fatores contribuíram na seleção do PVC para confecção desses mobiliários. O PVC é um material que proporciona regulagem e acompanha o crescimento da criança com disfunção neuromotora, evitando um gasto financeiro para aquisição de novo equipamento; é um material que permite um bom design buscando uma melhor aceitação pelo paciente e seus familiares; é leve e de fácil manuseio e transporte; é higiênico, de fácil limpeza e pode ser utilizado tanto para manter posicionamento como para favorecer a independência pessoal de seu usuário; é um material que pode atender as demandas de seus usuários tanto no ambiente domiciliar como escolar e de lazer; por fim, é um material durável. Essas vantagens encontradas no PVC têm permitido a fabricação e criação de diversos equipamentos que estão atendendo às necessidades da criança com disfunção neuromotora.
Descrição
Com a proposta de manter custo baixo, essa tecnologia visa a capacitar profissionais da reabilitação e pais de crianças com disfunção neuromotora através de cursos. Os cursos apresentam duas propostas (I e II), cada uma com um total de 16 horas, sendo distribuído em conteúdo teórico e prático. Cada proposta é oferecida separadamente, mediante acordo entre organizadores e ministrantes.
O conteúdo teórico conta com o auxílio de recursos visuais, bem como o oferecimento de apostila.
Para a realização das aulas práticas, são previamente selecionadas crianças com distúrbios neuromotores, as quais participam de forma voluntária, fazendo os participantes a avaliação das mesmas, com suas respectivas medidas antropométricas, para posterior confecção dos mobiliários. Os participantes (em torno de 36-48 indivíduos) são divididos em grupos, de forma que cada grupo confeccionará um ou dois mobiliários de acordo com a complexidade ou com número de participantes. Ao final do curso, as crianças selecionadas são beneficiadas com os mobiliários confeccionados.
Recursos Necessários
1- furadeira comum
1- furadeira de bancada
1- serra tico-tico
- arco de serra
- ferro de solda
- rebitadeira
- martelo de borracha
- chave de fenda
- chave philips
- alicate comum
- alicate ponta fina
- tesoura de cortar latão
- cortador de cano (32MM)
- fita métrica
- estilete
Resultados Alcançados
O curso já foi ministrado em diversas regiões do país totalizando 32 cursos até o ano de 2010. Esses dados estão disponíveis no site dos Mobiliários Adaptados em PVC (http://www.mobiliariosadaptadospvc.com . Foi criada uma cooperativa em Piraquara/PR com apoio da ISAE-FGV/Paraná e parceria com a prefeitura local. Também foram criados laboratórios para a confecção dos equipamentos em curso de Terapia Ocupacional de duas universidades (Santo André/SP e Joinville/SC) com a parceria de empresas que fabricam tubos e conexões em PVC, tendo como objetivo atender a população dessas regiões. A maioria dos participantes dos cursos é de profissionais que atuam em instituições como APAE, Pestalozzi etc. Esse curso também é oferecido como disciplina do curso de pós-graduação lato sensu “Terapia ocupacional: uma visão dinâmica em neurologia” da UNISALESIANO, em Lins/SP.
Comentários