Saúde e Bem Estar | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Pais – Produção Agroecológica Integrada E Sustentável

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Nacional)

Tecnologia Social de apoio à agricultura familiar, inspirada na experiência de pequenos produtores da localidade de Brejal, município de Petrópolis (RJ), que optaram por fazer uma agricultura sustentável, sem uso de produtos tóxicos, com a preocupação de preservar o meio ambiente.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Pão Para Todos: Módulos-Piloto De Espaços Físicos Equipados

Associação de Vilas: “É Preciso Repartir o meu Viver com Todos”

A Tecnologia Social tem o objetivo de formar indivíduos de comunidades pobres para trabalharem com panificação, tentando ajudar na solução do problema da falta de alimentos nesses locais. A formação é feita por meio de oficinas.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Peixe Na Mesa, Planta Na Mata

Fundação de Desenvolvimento Agropecuário do Espírito Santo (Fundagres)

A Associação de Agricultores Familiares da Comunidade do Espírito Santo, ASAFACES, de origem quilombola, se destaca pela produção agrícola de baixo impacto ambiental, sendo 04 as propriedades que se destacam na produção agroecológica. O projeto buscou aprimorar a agricultura integrada agroecológica, implantando a piscicultura do peixe nativo lambari, a olericultura, a produção de mudas de espécies nativas e a produção de energia solar, que movimenta o sistema de recirculação e filtragem da água da piscicultura, sendo esta utilizada para a irrigação das hortas e das mudas. Tais sistemas produtivos são ensinados a jovens e adultos da comunidade, aumentando a produção de alimentos saudáveis

Temas: Educação Alimentação Ver mais

Percurso Sensorial

Associação Slow Food do Brasil

O percurso sensorial é uma ferramenta para trabalhar a relação das pessoas com os alimentos. Tem o objetivo de despertar as pessoas para perceberem as qualidades sensoriais, culturais e ecológicas dos alimentos. Para isso, foi dado um viés educativo e lúdico à análise sensorial, usada no setor de alimentos e bebidas. A atividade se divide em 6 bases, uma para cada sentido e uma polissensorial, estimulando que os alimentos sejam vivenciados com todos os sentidos. Serve para todas as idades e públicos, e se adapta a cada contexto e região com seus produtos locais, sensibilizando o público para um novo olhar pro alimento, atuando na promoção da educação alimentar e do gosto.

Temas: Alimentação Meio ambiente Ver mais

Pesquisador Cooperado

Cooperativa dos Pescadores e Artesãos de Pai André e Bonsucesso (Coorimbatá)

O Estatuto da COORIMBATÁ possibilita que pesquisadores de universidades ou outras entidades que se dediquem à pesquisa científica sejam associados. Os Pesquisadores Cooperados direcionam suas pesquisas para soluções de problemas do empreendimento econômico solidário nas diferentes áreas. Estes Pesquisadores atuam como articuladores de diferentes entidades governamentais ou não governamentais da sociedade para que atuem de modo integrado na solução dos problemas e/ou na elaboração de projetos e em rede, para a captação de recursos para os empreendimentos e/ou para as entidades parceiras. O Pesquisador Cooperado participa da gestão da Cooperativa, dos projetos e compartilha os riscos.

Temas: Renda Alimentação Ver mais

Pitanga Rosa: Agroecologia, Saúde E Qualidade De Vida

Associação Pitanga Rosa

Pitanga Rosa, está localizada na Linha Faxinal dos Rosas, comunidade rural do município de Chapecó, SC. É coordenada pela Associação Pitanga Rosa, constituída por mulheres e suas famílias com a finalidade de resgatar e preservar, a partir de um trabalho voluntário e coletivo, as sementes e mudas crioulas, para cultivo e processamento de plantas medicinais. Além disso, conscientizar da importância da alimentação saudável e do uso da fitoterapia para prevenção e tratamento das doenças e produção de alimentos livres de agrotóxicos. A formação dessa TS partiu da iniciativa de um grupo de mulheres que na sua maioria, tiveram militância no Movimento Mulheres Camponesas.

Temas: Meio ambiente Saúde Ver mais

Plantas Medicinais: Alternativa De Inclusão Social

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Amazônia Oriental

A Instalação de hortos e oficinas de manipulação de plantas medicinais nas comunidades quilombolas, ribeirinhas e carcerárias permitiu que a tecnologia trouxesse novas oportunidades de melhoria na qualidade de vida através do aumento de renda, contribuindo para a reintegração do preso à sociedade.

Temas: Renda Saúde Ver mais

Primeira Infância Melhor (Pim)

Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul

A visitação domiciliar é a tecnologia de intervenção do Primeira Infância Melhor. Tal tecnologia possibilita a aproximação do Programa com as realidades atendidas favorecendo um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto, resultando em propostas singulares de intervenção, pertinentes a cada realidade. A visita domiciliar prevê a valorização da família, do domicílio e da comunidade enquanto espaços privilegiados para a promoção da saúde e do bem-estar. A atividade realizada diretamente nas casas permite que a equipe do PIM conheça a estrutura e a dinâmica familiar, identifique potencialidades e fatores de risco.

Temas: Saúde Ver mais

Produção Agroecológica De Alimentos Em Meio Urbano

Pólis Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais

Conjunto e associação de diferentes técnicas de plantio ecológico, aproveitando pequenos espaços e utilizando matérias-primas reaproveitadas para a instalação de técnicas sustentáveis que visam à integração de todo o ambiente, permitindo rápido acesso ao alimento saudável de baixo custo.

Temas: Alimentação Saúde Ver mais

Programa Agita São Paulo

Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul

O Programa Agita São Paulo usa um método inovador de intervenção na comunidade que consiste no uso da teoria da gestão móbile do modelo ecológico da atividade física como forma de promoção, manutenção e recuperação da saúde, para a população de mais de 40 milhões de pessoas do estado de São Paulo.

Temas: Saúde Ver mais

Fale Conosco