Problema Solucionado
A inatividade física tem a maior prevalência entre os fatores de risco para mortalidade cardiovascular em todos os países e ainda mais nos países em desenvolvimento. Para avaliar o nível de atividade física (NAF) da população do estado de São Paulo, foram entrevistados 2.001 indivíduos de 14 a 77 anos de idade (953 do sexo masculino e 1048 do feminino) em julho de 2002, numa amostra quanto a gênero, grupo etário e nível socioeconômico, selecionados de 29 cidades de grande, médio e pequeno porte e classificados em muito ativo, ativo, irregularmente ativo e sedentário. O sedentarismo foi maior nas classes A (55,3%) e E (60%), sendo que nas classes B, C e D a porcentagem variou de 42% a 49%. Os resultados demonstraram similaridade entre os gêneros, sendo 54,5% e 52,7% de homens e mulheres considerados ativos e muito ativos, respectivamente. Analisados por região, as pessoas do litoral foram mais ativas (66,5%) que as do interior (53,4%) e da área metropolitana (39,4%). O NAF não diferiu entre os grupos etários, sendo que a maior parte dos ativos (55,3%) estava no grupo mais jovem (15-29 anos), 52,5% no grupo de 30-49, 53,6% no grupo de 50-69 e 47% no grupo acima de 70 anos.
Descrição
O Agita Galera é uma das intervenções mais importantes, tendo mobilizado 5.400 escolas públicas de São Paulo nos últimos 13 anos, compreendendo mais de 250.000 mil professores, seus alunos e famílias. O programa tem o apoio oficial da Secretaria de Estado da Educação. Mudanças significativas foram observadas no nível de conhecimento da mensagem da atividade física para a saúde e no nível de atividade física de crianças e adolescentes nas escolas públicas quando comparadas às escolas privadas. Uma comemoração específica no mês de setembro é realizada para abordar a importância da prática da atividade física para grupos idosos, demonstrando a importância da manutenção do estilo de vida ativo para a manutenção da saúde e qualidade de vida durante todo o processo de envelhecimento.
Todo mês ocorre a reunião do Colegiado, em que as instituições parceiras discutem as diretrizes do que é realizado pelo programa. Outra reunião mensal é realizada com os representantes dos Departamentos Regionais de Saúde (DRS), que busca sincronizar ações. O calendário e relato estão disponíveis em www.agitasp.org.br. Com os demais países das Américas formou-se a Rede de Atividade Física das Américas (RAFA), cujas estratégias são discutidas (www.rafapana.org) constantemente. Em duas a três ocasiões anuais, é organizado o Curso Agita Mundo de Atividade Física e Saúde Pública que já está em sua 15ª edição. Em termos mundiais, com presença em 72 países, foi organizado o Agita Mundo Network (www.agitamundo.org).
Recursos Necessários
Elaboração de material técnico de apoio pedagógico para treinamento e capacitação de pessoal; material audiovisual, apostilas, manuais, volantes, folders e cartazes. Produção e divulgação de um periódico mensal: newsletter Agita NEWS, produção e manutenção do conteúdo da pagina WEB: www.agitasp.org.br. Coordenação de reuniões ordinárias mensais de Colegiado do Programa Agita São Paulo, coordenação de reuniões ordinárias mensais com representantes dos Departamentos Regionais de Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e de municípios paulistas parceiros do programa.
Resultados Alcançados
Dentre as ações pontuais uma das mais importantes e significativas é a celebração do Dia Mundial da Atividade Física. Tal evento foi instituído após a presença da Diretora Geral da OMS nas celebrações do Dia Mundial da Saúde de 2002, que foi realizado com o tema Agita Mundo, Move for Health, como reconhecimento da OMS ao sucesso do Agita São Paulo. Hoje ainda este dia é comemorado por todos os Parceiros em Âmbito Local, Regional Estadual e Internacional abrangendo países em todos os continentes, sendo que em 2010 mais de 5000 eventos foram realizados em todo o planeta. Em São Paulo está caminhada já esta em sua 9º edição sempre no mês de Abril, da Avenida Paulista até Assembléia Legislativa próximo ao Parque do Ibirapuera com cerca de aproximadamente 30 mil pessoas sempre contando com grande cobertura de mídia.
Levantamentos estatísticos realizados em todo o estado o têm demonstrado: 520 mil pessoas por ano passaram a caminhar 5 vezes por semana, por pelo menos 30 minutos; diminuição no porcentual de pessoas sedentárias, que caiu em torno de 70%; aumento no nível de atividade física em adultos e idosos, sendo esse impacto sempre maior entre mulheres. Atraídos pelo sucesso do Agita, o Center for Disease Control dos EUA procurou analisar o programa Agita São Paulo e chegou à conclusão que o programa não somente é custo-efetivo, mas também “cost-saving”, ou seja, cada real aplicado no programa reverte em lucro após 12 meses.
Esses resultados significam um menor número de consultas médicas, de exames laboratoriais e internações hospitalares, menor gasto com medicamentos, menos dias de ausência no trabalho. O Banco Mundia,l no seu Relatório nº 32, BR-576, 2005, avaliou esses números e chegou a conclusão que o Agita São Paulo significa uma economia de US$ 310 milhões por ano no setor saúde do estado.
Em função desses impactos o programa tem recebido o apoio da Associação Paulista de Medicina - APM e da Associação Médica Brasileira - AMB, entrando definitivamente nos eventos científicos de diversas sociedades médicas e cursos de formação médica. Parceria importante foi realizada com a APM que permitiu a publicação de artigos na revista cientifica da instituição que alcança cerca de 90.000 médicos Parceria realizada com a TV Cultura permitiu, sem ônus, 26 programas de 40 minutos de duração cada, sobre várias questões relacionadas à atividade física e saúde.
Comentários