Problema Solucionado
As comunidades ribeirinhas da Amazônia são marcadas por uma identidade sociocultural própria, adaptando saberes e técnicas para a manutenção da sua sobrevivência. A distância geográfica dos grandes centros e o difícil acesso dessas comunidades contribuem para a limitação do acesso aos direitos básicos de saúde, bem-estar e educação. Muitas pessoas só procuram atendimento médico como última opção, pois é necessário o deslocamento para municípios mais próximos ou para Manaus, o que demanda tempo e investimento em recursos. A dificuldade de logística, falta de assistência e a limitação no acesso à informação muitas vezes, tem como consequência o agravamento dos mais diversos problemas na área da saúde médica e odontológica. A Doutores das Águas durante as suas expedições, proporciona um atendimento médico e odontológico de qualidade nas comunidades Ribeirinhas fazendo com que essas populações não tenham a necessidade de se deslocarem por longas distâncias para serem atendidas e medicadas.
Descrição
A Doutores das águas nasceu em 2011 por iniciativa de um grupo de praticantes da pesca esportiva, composto por diferentes profissionais, que percebeu as necessidades e a carência das comunidades ribeirinhas dos rios da Amazônia. A ideia da tecnologia foi levar atendimento médico e odontológico para essa população, inicialmente o atendimento era realizado em estruturas adaptadas nas próprias comunidades e a partir de 2015 passou a contar com um barco ambulatório, que é equipado com 4 consultórios odontológicos completos, com cadeiras e raio X, esterilizadores, e equipamentos necessários para os procedimentos odontológicos, além de 4 consultórios médicos, sala de pequenas cirurgias, equipamento para ultrassonografia, farmácia com estoque de medicamentos para distribuição após consulta médica,. A estrutura foi projetada especialmente para atender às necessidades das atividades a fim de dinamizar o atendimento médico e odontológico e expandir o número de beneficiados. O barco foi construído com o apoio financeiro de doadores do setor privado, a estrutura desenvolvida proporciona agilidade no atendimento médico odontológico e ações educativas que são desenvolvidas por cerca de 50 voluntários, que desde 2011 uma vez por ano no mês de abril percorrem 10 vilas da região Amazônica, atendendo também pessoas de vilas próximas, abrangendo uma população total aproximada de duas mil pessoas.
Antes da chegada do barco na comunidade, específica, a população dos arredores, incluindo outras comunidades vizinhas são avisados, por meio de suas lideranças, da data específica da chegada da embarcação. Na manhã do atendimento, a população, logo cedo recebe um alerta sonoro, informando da presença do barco. Os comunitários vão se organizando e se apresentando para as orientações sobre higiene corporal e higiene bucal, bons hábitos de higiene e de cuidados com a alimentação, geralmente em um salão social comunitário na escola, ou no salão social da igreja local. Em seguida, sob a supervisão dos odontólogos todos são encaminhados para a escovação de dentes, evidenciação de placa bacteriana, e depois para o cadastro individual para atendimento odontológico e médico junto com seus familiares.
Ao final do atendimento médico e odontológico recebem todos os medicamentos prescritos, incluindo vermífugo, vitaminas, material para escovação dental (escova de dentes, creme dental e fio dental) e materiais como óculos para leitura, ferramentas, sementes, vermífugos e carrapaticidas para os animais domésticos. As gestantes passam por exame ultrassonográfico, bem como pacientes que necessitam de tal exame para fechamento de diagnóstico. Pacientes que apresentem condição de sáude que requer tratamento mais especializado são encaminhados, ou orientados, pela equipe médica para procurarem atenção especializada nos municípios próximos.
Diferentes procedimentos de saúde são oferecidos, gratuitamente, à população, incluindo: coleta de fezes para exames, testes de insulina, coleta de material para exame de Papanicolau. Por meio dessas ações é possível melhorar as condições de saúde dessas comunidades, realizar a prevenção e o diagnóstico de algumas doenças, realizar procedimentos odontológicos e médicos prioritários possíveis, atendimento domiciliar para pacientes com necessidades especiais, acamados e/ou com dificuldade de locomoção, e até mesmo atendimentos de emergência médica e odontológica com vistas a melhoria da qualidade de vida e bem-estar dessas populações carentes de serviços públicos de atendimento em saúde.
O número de voluntários, a estrutura permite que a equipe de profissionais de saúde consiga atender todas as pessoas que se deslocam até o barco ambulatório.
Também é disponibilizado aos beneficiários a confecção gratuita de próteses dentárias com entrega em poucas horas. O material coletado para exames laboratoriais é levado para laboratórios parceiros (doadores em São Paulo. O resultado dos exames de coleta de material do colo de útero é encaminhado para as mulheres e dependendo dos resultados a equipe do projeto viabiliza encaminhamento para tratamento em unidades de saúde do estado, caso necessário. Estes resultados também permitem que os médicos possam planejar as ações dos anos seguintes, inclusive na composição da equipe médica.
As ações educativas implementadas são fundamentais para o sucesso nos resultados; por meio da abordagem de cuidados com a saúde bucal e corporal é possível sensibilizar a população com o objetivo de prevenção de diversas doenças e assim caminhar sempre no sentido de prevenção a saúde da população atendida e para que ao longo dos anos a evolução na qualidade da saúde na região seja elevada. As ações desenvolvidas só são possíveis graças à receptividade, parceria e o apoio das comunidades, da dedicação dos voluntários que compõe a equipe multidisciplinar de alta competência que se dispõe a realização desse trabalho com excelência e de parcerias de instituições e pessoas físicas que realizam doações de materiais e recursos financeiros.
Recursos Necessários
Barco ambulatório com estrutura de 4 consultórios odontológicos completos, com cadeiras e raio x, esterilizador, 4 consultórios médicos, sala de pequenas cirurgias, farmácia, refeitório, cozinha, acomodações para funcionários, 8 suítes e dois quartos com capacidade para até 36 voluntários e área para estoque de materiais. Para cada expedição os recursos necessários são alimentação, combustível,medicamentos, uniformes e jalecos,medicamentos,materiais para distibuição com kits de escova e pastas de dentes,materiais para atendimento odontológico e médico, material de limpeza, material de comunicação insitucional, transfers, e passagens aéreas dos voluntários.
Resultados Alcançados
Na expedição de abril de 2019, além dos serviços prestados, e relatados acima, a equipe dos Doutores das Águas contaram com:
(i) uma Nutricionista (voluntária) encarregada de realizar uma pesquisa de campo com vistas a coletar informações sobre os hábitos alimentares das populações atendidas. O resultado deste trabalho será utilizado para: análise da qualidade da alimentação dos ribeirinhos e o impacto na saúde dos mesmos; para o acompanhamento do desenvolvimento das crianças após o desmame do leite materno e a introdução de outros alimentos,( uma vez que foram identificados aspectos de desnutrição e baixo crescimento em muitas delas), para reforçar as ações educativas, e para o planejamento e implementação de ações educativas visando a melhoria e diversificação da alimentação dessa população; (ii) a expansão das atividades de educação com a presença de uma especialista que se dedicou ao treinamento de membros das comunidades, líderes, professores, dentre outros, como multiplicadores, em: cultivo de horta com oleáceas mais adaptadas à região amazônica, compostagem, e uso de defensivos naturais, facilmente encontrados na região.
Desde 2011 foram realizadas 09 expedições tendo como resultado mais de 11.000 atendimentos entre a área médica e odontológica. O número de atendimentos vem aumentando a cada ano. Os resultados na área odontológica são expressivos em relação à diminuição no número de cáries percebidos ao longo do período do projeto e a diminuição de procedimentos de extração de dentes. Na área médica com a realização de exames como o preventivo de cancêr do cólo útero e o exame de fezes foi possível diagnosticar doenças e planejar ações futuras. Em 2018, com a doação de uma aparelhagem de ultrasson, foi possível iniciar os exames pre natais de ultrassonografia que foram incorporados ao atendimento.Além disso, através de depoimentos do público alvo, é possível perceber a satisfação da população e a confiança em relação as ações desenvolvidas.
Comentários