Problema Solucionado
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de um bilhão de pessoas conviva com algum tipo de deficiência (World Report on Disability, 2011) e estima-se ainda, que 18,3 milhões de cidadãos com deficiência(s) estão lutando, pela conquista plena de seus direitos e cidadania. O Brasil possui 45.606.048 milhões de pessoas com deficiência (IBGE, 2010), e a demanda atual por Tecnologia Assistiva está crescendo cada vez mais, por possibilitar que pessoas com deficiência tenham condições de ter acesso à educação, maior autonomia, qualidade de vida e inclusão social. Pois, é uma ferramenta para o “empoderamento”, ou seja, equiparação de oportunidades da pessoa com deficiência, na sociedade atual.
Diante dessa demanda e da falta de recursos financeiros de grande parte da população, os dispositivos de Tecnologia Assistiva de baixo custo são a solução mais próxima que podemos oferecer nos dias de hoje. A ACESA Capuava desenvolve alguns tipos de Tecnologia Assistiva acessível para seus usuários que dispõe de baixo poder aquisitivo, através da construção de dispositivos de Tecnologia Assistiva com materiais de baixo custo.
Descrição
A descrição da metodologia e procedimentos adotados seguem no item Anexos/Links desta plataforma com a legenda: Solução/Resultados - Descrição da Tecnologia
Recursos Necessários
1- Impressora,
1- Plastificadora,
1- Computador.
Materiais como:
placas de madeira de 80 cm x 80 cm e espessura mínima 15 mm;
serra elétrica ou manual;
lixas para madeira;
velcro preto macho e fêmea;
velcro adesivo preto macho e fêmea;
tapetes antiderrapantes para pratos de 40 cm x 30 cm;
arame resistente fino;
tesouras médias;
tesouras grandes;
tesouras pequenas;
cabo plástico;
bolas “emborrachadas”;
espaguetes para piscina;
tubos de plástico;
varas de guarda-chuva;
argolas de metal;
elástico;
réguas;
tintas;
EVA;
madeira cilíndrica;
folhas de papel Panamá,
folhas de papel Paraná;
prendedores de roupa;
palitos de sorvete;
livros infantis;
biscuit;
elásticos;
placas de isopor;
tecidos;
pratos de alumínio;
colheres de sobremesa;
colheres de sopa;
garfos;
bordas internas para prato;
ventosas para pratos;
tábuas de madeira;
pregos;
martelos;
Fitas-métricas;
feltro;
lápis de cor;
lápis de escrever;
caneta hidrocor;
pincéis grossos;
rolos para pintura;
giz de cera;
pistolas cola quente;
refis de cola quente;
cola super bonder;
cola universal;
cola cascorez;
cola de sapateiro.
Resultados Alcançados
Através do uso da Tecnologia Assistiva de baixo custo conseguimos atender em torno de 40 pessoas com deficiência usuários da organização, construindo dispositivos individualizados de acordo com a necessidade de cada um, treinando os uso dos dispositivos e orientando os familiares. Podemos observar que essas pessoas apresentaram maior nível de independência e autonomia nas atividades de vida diária e escolar.
Difundimos nossa Tecnologia Social realizando dois (2) treinamentos sobre a confecção e uso de Tecnologia Assistiva de baixo custo para professores da rede de educação pública e privada da região de Campinas, em parceria com a Escola THEMA Educando (Encontros & Conexões Pedagógicas), atingindo em torno em torno de 20 profissionais que poderão utilizar essa tecnologia em seus espaços de atuação junto a pessoa com deficiência, atingindo um número ainda maior de pessoas.
Comentários