Objetivo
A tecnologia visa oferecer novas perspectivas de vida e promover o empoderamento de jovens entre 15 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade social, moradores em área rural e/ou em periferia das cidades, capital ou interior do estado, através da qualificação profissional no segmento de fotografia, cinegrafia, edição de imagens e redação. Essa formação possibilita se tornarem potenciais produtores de conteúdo e agentes transformadores da sociedade em que vivem, gerando trabalho e renda através da prestação de serviços a empresas e organizações sociais, produzindo reportagens, coberturas fotográficas e vídeos institucionais, tornando-se um grupo autossustentável e autônomo, e possibilitando ainda a replicação da tecnologia.
Problema Solucionado
Bairros de periferia e/ou área rural de cidades do interior ou aglomerados localizados nos grandes centros, vivem os mesmos dramas. As famílias são numerosas, mononucleares em sua maioria e mantidas, geralmente, pela mãe ou avó. Os filhos convivem com a ausência do pai, comumente desconhecido, desaparecido ou alcoolizado. Moram em construções improvisadas, sobrevivem com ajuda de programas sociais e enfrentam várias dificuldades: infraestrutura deficiente, desemprego, alcoolismo, violência, alto índice de homicídios, tráfico de drogas, dentre outros. A renda familiar é muito baixa em razão da pouca escolaridade e nenhuma qualificação profissional dos adultos, que vivem de bicos e serviços pontuais.
Essa realidade descrita acima, presente na maioria das regiões em situação de vulnerabilidade social de nosso estado e país, motivou o Instituto Ramacrisna a desenvolver projetos que envolvessem os jovens, promovendo sua dignidade e possibilitando-lhes descobrir seu potencial, habilidades e competências, uma estratégia para afastá-los do trabalho inadequado, do uso e tráfico de drogas e de incentivo à continuidade dos estudos. Um dos projetos é o Grupo de Jovens Comunicadores Antenados onde aprendem fotografia, vídeo, edição de imagens e reportagens.
Descrição
Foi contratado um profissional, formado em jornalismo, para atuar como coordenador técnico. Os participantes, alunos de ensino médio, perceberam seu potencial e hoje temos jovens já graduados e outros em curso na área de comunicação. Desenvolvem atividades em cinegrafia, edição de imagens, fotografia, tratamento de fotos, criando vídeos, reportagens, curta metragens, fotos e fanzine. Têm participação ativa nas diversas mídias eletrônicas como blog (com mais de 212.896 acessos em 11 de maio de 2019), Facebook, twitter, e-mails, etc.
A proposta é que o jovem seja responsável pela construção de seu conhecimento e, motivado pelo uso de novas tecnologias, perceba o seu significado em diversos contextos, aprenda, colabore, sinta-se desafiado. A produção em conjunto tem como ponto de partida temas de interesse do grupo a partir do uso dos diversos recursos disponibilizados. Ao dividir com o grupo a tarefa de produzir um vídeo, por ex., os participantes compartilham responsabilidades diferenciadas, lidam com desafios que envolvem a relação com o outro e sua diversidade e até mesmo a resolução de problemas próprios da tarefa.
Nestes 12 anos de existência, o Antenados registrou avanços em sua metodologia, recebeu reconhecimentos, ganhou autonomia e hoje é referência em comunicação. Atuam em ritmo extremamente dinâmico, circulam em diversos espaços educacionais e culturais o que requer atualização diária. São necessárias pesquisas, estudos, reuniões, e isso possibilita aos participantes experiências significativas de aprendizagem e o aprimoramento do português.
Antenados é um programa inovador que tem o jovem como elemento central de toda a prática construtiva, desde a elaboração, execução e avaliação. O jovem descobre formas de se inserir na vida pessoal e social como pessoa e cidadão, tem uma participação social relevante, estimulando outros jovens e as comunidades através de suas notícias veiculadas em reportagens, curtas metragens, jornais impressos, fotografia. O amadurecimento dos jovens com percepção clara de responsabilidades, direitos e deveres assim como o desenvolvimento de competências e habilidades favoreceu a criação de produtos de alta qualidade que receberam o respeito e admiração da comunidade e da sociedade em geral.
Como resultado, em novembro de 2014, foi inaugurado um novo espaço com 200 m². O local, conta com:
- equipamento de última geração,
- ilha de edição,
-redação,
-sala de aula
-cinemateca aberta ao público externo
- museu do áudio visual e comunicação.
A inauguração consolidou uma circunstancial que já vinha sendo vivenciada pelos Antenados desde 2008, ao serem contratados para realizar coberturas remuneradas de treinamentos, eventos, fotos e até vídeos institucionais, por empresas e organizações sociais. Após fazer análise de mercado, consultar profissionais da área e realizar reuniões da diretoria da Ramacrisna com os Antenados, decidiu-se formalizar essa ação de prestação de serviços do grupo.
Em razão da experiência já adquirida na cobertura das ações da Ramacrisna realizadas desde o início do projeto Antenados e as atividades realizadas para outras organizações e empresas, criou-se a Antenados Produtora, com o diferencial de ser especializada em Terceiro Setor, já que teve sua origem nesse segmento.
Atualmente a Produtora Antenados conta com um quadro de pessoal dividido em: 5 instrutores CLT- 44 horas semanais; 12 assistentes CLT – 20 horas semanais e 20 alunos na escola de Multimídia Antenados a cada semestre.
A Escola tem o objetivo de promover aprendizagem para jovens de 15 a 22 anos, estudantes do ensino médio de escolas públicas, nas áreas de comunicação e audiovisual. Os alunos recebem aulas teóricas e práticas de jornalismo, redação, fotografia, cinegrafia e edição de imagens, além de ter que desenvolver um trabalho prático para conclusão do curso. Além de promover a formação desses jovens, a escola visa renovar seu quadro de Assistentes.
A Produtora Antenados tem conta bancária, CNPJ de filial do Ramacrisna e seus instrutores além do salário recebem os resultados positivos das produções em partes iguais.
Recursos Necessários
Local: sala iluminada e ventilada com no mínimo 50 m².
Equipamentos: máquina fotográfica semiprofissional, lentes intercambiáveis, flash, 2 computadores sendo um para edição de imagens e outro para textos, 1 filmadora, 1 impressora.
Material de consumo: softwares para edição de imagens e tratamento de fotos e pacote Office. Baterias, papel branco, cartuchos de impressora, pen drives. Mobiliário: mesas, cadeiras e armários.
Resultados Alcançados
Os resultados individuais alcançados pelos jovens foram:
-elevação do nível de escolaridade,
-promoção da cidadania,
-educação profissional;
-aprimoramento do uso escrito e falado da língua portuguesa;
-socialização ao interagir com os mais diversos ambientes e profissionais; desenvolvimento de uma visão crítica em relação a situações e novos conhecimentos adquiridos;
-elevação do nível de autoestima e autoconfiança dos adolescentes e jovens.
Além de possibilitar a profissionalização dos jovens, a Antenados Produtora gera recursos para sua manutenção e continuidade dos estudos deles.
Durante os sete anos de atividades, foram realizadas: 1147 produções audiovisuais entre reportagens e matérias; 13 curtas-metragens; 23 documentários; 8 vídeos institucionais; 19 jornais impressos com tiragem de mil exemplares cada; 1 revista; 109 fanzines. Além de participações em cursos, seminários, eventos, programas de rádio, TV e prêmios recebidos.
Ministraram cursos nas faculdades Pitágoras e PUC Betim, escolas públicas e particulares sobre diversas áreas da comunicação. –
Participaram em 2009 e 2010 do festival de curtas da ONG Favela é isso ai! -Com a temática de meio ambiente realizaram 15 vídeos, que foram exibidos na TV Betim. –
Responsáveis pelo CRIARTE, único Ponto de Cultura da cidade, produziram 15 shows em todo o município entre 2011 e 2013.
Em março de 2012, comemorou cinco anos com exposição aberta ao público, Projeto Antenados –5 Anos Transformando Vidas, no Museu Paulo Gontijo, em Betim, durante 14 dias, visitada por 1.500 pessoas.
Prêmios:
2008 Menção Honrosa Prêmio Cidadãos do Mundo – Jornal Hoje em Dia.
2010 Prêmio Aluísio Pimenta.
2014 Exibição de vídeo no 5º Encontro Nacional dos Pontos de Cultura que integram o Programa Cultura Viva – Natal/RN
2015 Tecnologia Social Fundação Banco do Brasil
Clientes da Produtora Antenados
Colégio Arnaldo
CMRR- Centro Mineiro de Referência em Resíduos
IX – X e XI Encontro Nacional do Terceiro Setor
Cemig
Polo de leitura Ler & Ler- Instituto C&A
Soc. Amigos do Petrovale;
Petrobras - Projeto Por Um Time Chamado Ramacrisna
Hospital Risoleta Neves;
CEMAIS- Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais
Cia. Seguros Porto Seguro;
Assessoria Imprensa Pessoa Comunicação
Agencia Melt Comunicação
Orcca - Organização Regional de Combate ao Câncer
APAE BH
Partage Shopping Betim
EMGE- Escola Mineira de Engenharia
ASMUBE- Associação dos Servidores Municipais de Betim
FBAC- Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados
Creche Bom Pastor
CDL Betim
Rotary- Distrito 4760
Aurea Bella Jóias
Público atendido
Adolescentes
Jovens
Tecnologias Sociais Semelhantes
Adolescentes Protagonistas
Saneamento Básico Na Área Rural - Fossa Séptica Biodigestora
Secador Solar De Madeira
Resgatando Gerações: Medidas Socioeducativas Aos Adolescentes Infratores