Paz, Justiça e Instituições Eficazes | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Abc Dos Direitos Humanos: Da Fome A Cidadania

Centro dos Direitos Humanos de Nova Iguaçu

A tecnologia social "ABC dos Direitos Humanos: da fome à cidadania" é uma abordagem inovadora e integrada, desenvolvida pelo Centro dos Direitos Humanos de Nova Iguaçu. Com enfoque na Segurança Alimentar, a iniciativa engloba a formação de lideranças locais, criação de viveiros, hortas e jardins comunitários, cursos sobre conservação alimentar, e elaboração de uma cartilha sobre Direitos Humanos e Insegurança Alimentar. A metodologia busca promover a sustentabilidade e a inclusão social em comunidades urbanas marginalizadas, destacando-se pela adaptabilidade a diferentes realidades e sua capacidade de integração de conhecimentos locais.

Temas: Alimentação Meio ambiente Ver mais

Abordagem Sistêmica Comunitária

Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim

A Abordagem Sistêmica Comunitária trabalha o equilíbrio biopsicossocioespiritual de cada pessoa promovendo a saúde mental. As pessoas são empoderadas, fortalecendo sua autoestima e vínculos com a comunidade, promovendo melhoria na qualidade de vida individual e comunitária. A tecnologia social do MSMC acolhe as pessoas, sem distinção de gênero, orientação sexual, ideologia, religião ou etnia e cuida universalmente dos usuários promovendo prevenção, cura e inclusão socioeconômica. Assim, a tecnologia socioterapêutica do MSMC produz uma autopoiese - capacidade do sistema de se manter vivo e autoprodutivo.

Temas: Saúde Ver mais

Agendas Locais 2030

Casa Fluminense

As Agendas Locais 2030 são planos de ação populares feitos por moradores para documentar problemas de um determinada comunidade e propor políticas públicas que os solucionem.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Animador Comunitário

ChildFund Brasil – Fundo para Crianças!

A tecnologia Animador Comunitário é uma abordagem voltada para o voluntariado e a proteção infantil, fundamentada na capacitação continuada de pessoas com perfil ou atuação como lideranças comunitárias. Seu foco é disseminar conhecimentos sobre direitos para que as pessoas possam exercitar a cidadania e se comprometer com a causa das crianças e adolescentes. Voluntários são inseridos na organização comunitária, atuando como agentes multiplicadores em suas comunidades e são engajados na construção de mudanças sociais voltadas para o interesse coletivo, através da participação em instâncias de controle social das políticas públicas e do envolvimento em movimentos populares.

Temas: Educação Ver mais

Antenados Produtora

Instituto Ramacrisna

A tecnologia visa oferecer novas perspectivas de vida e promover o empoderamento de jovens acima de 16 anos, em situação de vulnerabilidade social, moradores em área rural e/ou periferia de cidade do interior, através da qualificação profissional no segmento de fotografia, cinegrafia, edição de imagens e redação. Essa formação possibilita se tornarem potenciais produtores de conteúdo e agentes transformadores da sociedade em que vivem, gerando trabalho e renda através da prestação de serviços a empresas e organizações sociais, produzindo reportagens, coberturas fotográficas e vídeos institucionais, tornando-se um grupo autossustentável e autônomo, possibilitando a replicação da tecnologia.

Temas: Educação Renda Ver mais

Associação Quero Na Escola

Quero na Escola

A Quero na Escola constrói pontes entre escolas e outros setores da sociedade que resultam rapidamente em ações efetivas dentro das próprias escolas ou dos projetos de estudantes. A partir de grandes temas e de metodologias de escuta e empatia, elaboramos projetos que se tornam canais convidativos para professores e estudantes nomearem suas necessidades. Com as demandas específicas mapeadas, sensibilizamos a sociedade como um todo para o tema e engajamos pessoas que entendam da temática e queiram participar apoiando uma escola ou grupo. Por fim, organizamos ações que se alinham a cada projeto e atendem a solicitações genuínas de cada território.

Temas: Educação Ver mais

Aventuras De Aprendizagem: Escola Do (Im)Possível

Instituto Tecnologia Cultural e do Meio Ambiente

Abordagem inovadora de ensino-aprendizagem denominada “aventuras de aprendizagem” que dialoga teatro imersivo, novas tecnologias e gamificação com temáticas socioambientais. São experiências de educação imersiva que integram estudante e conteúdo através de narrativas fantásticas e que colocam o aluno como protagonista de uma narrativa de aprendizagem transversal ao currículo, exercitando competências conforme a faixa etária. Nestas experiências, ele reconhece o seu potencial de agente transformador da sociedade enquanto avança em sua trajetória educacional. A abordagem tem se mostrado uma ferramenta poderosa na construção de um mundo mais humano e sustentável. Os esforços são concentrados no desenvolvimento de atividades com temáticas socioambientais, visando gerar impacto positivo na vida das comunidades participantes e contribuir para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas..É uma resposta à necessidade contínua e premente de preparar jovens e docentes para os desafios contemporâneos. O mundo está em constante evolução, com a tecnologia desempenhando um papel fundamental na vida cotidiana. Compreendemos que a nossa tecnologia social não é apenas uma abordagem artístico-pedagógica inovadora, mas também uma necessidade urgente em um mundo em constante mudança.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Bases Florestais Nos Presídios

CEDAE - Companhia Estadual de Águas e Esgotos

O projeto "Bases Florestais nos Presídios" é uma tecnologia social inovadora que visa à reintegração social de apenados enquanto contribui para a conservação e restauração dos mananciais de abastecimento público. A metodologia envolve a criação de viveiros de mudas florestais nativas da Mata Atlântica dentro de unidades prisionais, onde os detentos recebem oportunidade de trabalho, capacitação profissional e geração de renda. Enquanto os internos em regime fechado trabalham na produção das mudas florestais, aqueles em regime semiaberto saem diariamente da unidade prisional, para plantar e cuidar destas mudas até que as mesmas se tornem uma floresta. Além de fornecer habilidades profissionais, o projeto oferece aos apenados a oportunidade de contribuir positivamente para a sociedade, ajudando na restauração de áreas degradadas, na conservação da biodiversidade e na mitigação das mudanças climáticas. Essa tecnologia social não apenas proporciona benefícios ambientais, mas também tem um impacto transformador no aspecto social. Ao capacitar, empregar e remunerar os apenados em atividades específicas para empregos verdes, o projeto aumenta suas chances de emprego após o cumprimento da pena, reduzindo a reincidência prisional. Além disso, o envolvimento em atividades significativas e ambientalmente conscientes melhora a autoestima e autoconfiança dos detentos, promovendo sua reintegração bem-sucedida na sociedade. O Projeto "Bases Florestais nos Presídios" representa uma abordagem inovadora que unifica a reabilitação de apenados, a conservação ambiental e a conscientização social, criando um impacto positivo tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente.

Temas: Meio ambiente Recursos Hídricos Ver mais

Centro De Tecnologia Social Para Promoção Da Qualidade De Vida Da Mulher

Associação de Prevenção do Câncer na Mulher (ASPRECAM)

O projeto propõe criar um Centro de Referência e Excelência gerador de conhecimento e ações para mobilização social e otimização da rede SUS e SUAS na promoção da saúde da mulher e prevenção da violência contra esta; criar bases de dados para integrar as ações , fomentando o Banco de Dados Social.

Temas: Saúde Educação Ver mais

Clube De Vantagens Musas

Instituto Empodera

O Clube de Vantagens Musas, faz parte do Programa Conexão Musas que tem como objetivo conectar mulheres para fortalecer os seus talentos, competências, cuidados, bem-estar, desenvolvimento pessoal e autonomia econômica a fim de reduzir as suas vulnerabilidades. Anualmente desenvolvemos o processo de mapeamento de talentos de mulheres, articulamos e formamos as mulheres, criamos produtos Upciclyng, damos visibilidade e facilitamos a venda de produtos. Para isso, as musas entram para o clube. Uma vez participante do Clube, as musas recebem os benefícios como: formações, vendas coletivas, processos de criação em conjunto, formação nos processos de upcycling. No Clube de Vantagens, as mulheres que envolvidas no processo, não somente as mulheres em situação de vulnerabilidade. Todas as mulheres que tem como moeda o tempo de vida, isto é, o tempo de todas as mulheres tem o mesmo valor.

Temas: Educação Renda Ver mais

Fale Conosco