Paz, Justiça e Instituições Eficazes | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Abordagem Sistêmica Comunitária

Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim

A Abordagem Sistêmica Comunitária trabalha o equilíbrio biopsicossocioespiritual de cada pessoa promovendo a saúde mental. As pessoas são empoderadas, fortalecendo sua autoestima e vínculos com a comunidade, promovendo melhoria na qualidade de vida individual e comunitária. A tecnologia social do MSMC acolhe as pessoas, sem distinção de gênero, orientação sexual, ideologia, religião ou etnia e cuida universalmente dos usuários promovendo prevenção, cura e inclusão socioeconômica. Assim, a tecnologia socioterapêutica do MSMC produz uma autopoiese - capacidade do sistema de se manter vivo e autoprodutivo.

Temas: Saúde Ver mais

Antenados Produtora

Instituto Ramacrisna

A tecnologia visa oferecer novas perspectivas de vida e promover o empoderamento de jovens acima de 16 anos, em situação de vulnerabilidade social, moradores em área rural e/ou periferia de cidade do interior, através da qualificação profissional no segmento de fotografia, cinegrafia, edição de imagens e redação. Essa formação possibilita se tornarem potenciais produtores de conteúdo e agentes transformadores da sociedade em que vivem, gerando trabalho e renda através da prestação de serviços a empresas e organizações sociais, produzindo reportagens, coberturas fotográficas e vídeos institucionais, tornando-se um grupo autossustentável e autônomo, possibilitando a replicação da tecnologia.

Temas: Educação Renda Ver mais

Centro De Tecnologia Social Para Promoção Da Qualidade De Vida Da Mulher

Associação de Prevenção do Câncer na Mulher (ASPRECAM)

O projeto propõe criar um Centro de Referência e Excelência gerador de conhecimento e ações para mobilização social e otimização da rede SUS e SUAS na promoção da saúde da mulher e prevenção da violência contra esta; criar bases de dados para integrar as ações , fomentando o Banco de Dados Social.

Temas: Saúde Educação Ver mais

Conexões De Saberes - Diálogos Entre A Universidade E As Comunidades Populares

Observatório de Favelas do Rio de Janeiro

Desenvolvido pelo MEC/SECAD junto a Instituições Federais de Ensino Superior, em parceria com o Observatório de Favelas do Rio de Janeiro. Prevê o estreitamento dos vínculos entre academia e comunidades populares e a melhoria das condições para permanência de universitários de origem popular.

Temas: Educação Ver mais

Construção Compartilhada De Soluções Locais

Centro de Promoção de Saúde (CEDAPS)

Metodologia de planejamento conjunto a partir de diagnóstico participativo, planejamento de intervenções, sistematização e avaliação de ações formuladas pelos atores sociais que vivenciam os problemas identificados. Aplica-se a diferentes segmentos, cenários e contextos sociais.

Temas: Saúde Ver mais

Escola De Pais: Fortalecimento Familiar Para Prevenir O Acolhimento De Crianças

Aldeias Infantis SOS Brasil

A "Escola de Pais" existe para reverter a fragilização de vínculos afetivos, fortalecendo as relações familiares e comunitárias para criar um ambiente seguro e protetor para crianças, adolescentes e jovens com risco de perda do cuidado parental. Iniciado em Foz do Iguaçu no ano de 2015, atua diretamente no núcleo familiar, com visitas domiciliares, oficinas temáticas, seminários de integração das famílias com a rede local e encaminhamentos para a rede de apoio (CRAS, CREAS). Atendeu 147 famílias, tendo sido evitados até o mês de fevereiro de 2017 pelo menos 32 acolhimentos, deixando de onerar o município em mais de R$770.000,00, que seriam alocados para o serviço de acolhimento.

Temas: Educação Saúde Ver mais

Metodologia Themis De Acesso À Justiça

Themis - Gênero, Justiça e Direitos Humanos

Visa ao enfrentamento e à superação dos obstáculos que impedem o acesso das mulheres à justiça. Em seu cerne está a educação jurídica popular voltada à formação de mulheres com baixa renda.

Temas: Educação Ver mais

Primeira Infância Melhor (Pim)

Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul

A visitação domiciliar é a tecnologia de intervenção do Primeira Infância Melhor. Tal tecnologia possibilita a aproximação do Programa com as realidades atendidas favorecendo um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto, resultando em propostas singulares de intervenção, pertinentes a cada realidade. A visita domiciliar prevê a valorização da família, do domicílio e da comunidade enquanto espaços privilegiados para a promoção da saúde e do bem-estar. A atividade realizada diretamente nas casas permite que a equipe do PIM conheça a estrutura e a dinâmica familiar, identifique potencialidades e fatores de risco.

Temas: Saúde Ver mais

Programa Interinstitucional De Acessibilidade Rural

Escritório de Desenvolvimento Rural de Botucatu

Baseado na tecnologia de localização dos aparelhos GPS, foi criado um sistema para melhorar o acesso da população rural a todos os serviços prestados pelos órgãos públicos na zona rural do município, principalmente nos atendimentos de emergência de saúde e segurança nas propriedades rurais.

Temas: Renda Saúde Ver mais

Território Inventivo

Observatório de Favelas do Rio de Janeiro

O Território Inventivo é um projeto do Observatório de Favelas realizado no maior território popular da cidade do Rio de Janeiro, a Favela da Maré. Esta tecnologia social reúne processos formativos e ações de reconhecimento dos saberes e práticas populares como potências socioculturais, tendo em vista a formulação de proposições que contribuam para superar as profundas desigualdades sociais que se fazem presentes na cidade. Mobilizando referências conceituais e metodológicas inovadoras, nosso projeto é uma tecnologia social de formação e elaboração participativa de arranjos territoriais urbanos para desenvolvimento social, cultural e econômico.

Temas: Educação Habitação Ver mais

Fale Conosco