Resultados da busca
Arquitetura Na Periferia
INSTITUTO DE ASSESSORIA A MULHERES E INOVAÇÃO - IAMÍ
Arquitetura na Periferia é um método de assessoria técnica a pequenos grupos de mulheres em situação de vulnerabilidade social, que as reúne e capacita para a independência do instalar, construir, reformar e melhorar as suas casas. Desenvolvido a partir da pesquisa de mestrado da arquiteta Carina Guedes, em 2013/14 pela EAD-UFMG, o método tem como premissas a autonomia das participantes, a cooperação e o trabalho coletivo. Trata-se de um processo no qual as participantes são apresentadas às práticas e técnicas de projeto e planejamento, e recebem um microfinanciamento para conduzirem suas obras com autonomia e sem desperdícios.
Temas: Educação Habitação Ver mais
Antenados Produtora
Instituto Ramacrisna
A tecnologia visa oferecer novas perspectivas de vida e promover o empoderamento de jovens acima de 16 anos, em situação de vulnerabilidade social, moradores em área rural e/ou periferia de cidade do interior, através da qualificação profissional no segmento de fotografia, cinegrafia, edição de imagens e redação. Essa formação possibilita se tornarem potenciais produtores de conteúdo e agentes transformadores da sociedade em que vivem, gerando trabalho e renda através da prestação de serviços a empresas e organizações sociais, produzindo reportagens, coberturas fotográficas e vídeos institucionais, tornando-se um grupo autossustentável e autônomo, possibilitando a replicação da tecnologia.
Temas: Educação Renda Ver mais
Absorventes Ecológicos E Inclusivos
Economia Solidaria do Sol Nascente
A Tecnologia Social se baseia na Confecção de absorventes com tecidos laváveis e reutilizáveis. A Tecnologia produz esses itens de higiene menstrual de forma coletiva e cooperada entre as participantes. Cada representante possui um papel importante diante das habilidades que possuem. Enquanto algumas cortam medidas da matéria prima para diferentes tamanhos, outras costuram essas peças enquanto outro grupo fica responsável pela finalização dos materiais. Os absorventes ecológicos guardam compromissos com os três pilares do conceito ASG (Meio Ambiente, Social e Governança). É Ambientalmente correto, pois não gera resíduos descartáveis e possibilita o reuso dos materiais, é Socialmente responsável pois agrega mulhereres em torno de uma causa comum em sua realidade social, gerando empoderamento, acesso à dignidade por produtos de higiene menstrual de baixo custo e reutilizável e sensibilização com a ampliação do alcance da solução, na medida em que divulga o material para mulheres de classes sociais menos providas de recursos. Além disso, possui governança madura, pois o agrupamento de mulheres buscam a produção para gerar renda comum, cujos resultados são compartilhados e celebrados entre todas as participantes.
Temas: Renda Saúde Ver mais
Amara Cozinha Saudável
Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário - IBEAC
A Amara Cozinha nasceu em 2017 com a proposta de geração de renda, autonomia e empoderamento feminino para que mulheres possam superar principalmente situações de violências. Com um propósito maior, as Amaras promovem a conscientização e o acesso à alimentação saudável pela venda de produtos, prestação de serviços e formações em suas comunidades. Está localizada no extremo Sul da cidade de São Paulo, na Sede Parelheiros Saudável Territórios Abraçados, espaço coordenado e mantido pela parceria IBEAC (Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário) e CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento), atingindo famílias, grupos e organizações de 6 bairros do entorno – Barragem, Colônia, Jardim Silveira, Nova América, São Norberto e Vargem Grande.
Temas: Alimentação Renda Ver mais
Afreektech
Movimento Black Money
Afreektech representa uma abordagem abrangente de inclusão digital, impulsionando a transformação do ecossistema empreendedor negro com ênfase nas áreas de comunicação, educação e geração de negócios voltados para a comunidade negra. Nosso diferencial reside na promoção do letramento identitário e na adoção de um mindset inovador no ecossistema afroempreendedor. Por meio de hackathons e programas de aceleração para carreiras e negócios voltados para a comunidade negra, buscamos conferir uma verdadeira autonomia e liberdade, utilizando a tecnologia como meio para promover justiça econômica. Atuamos de maneira efetiva no estímulo ao empreendedorismo e à inovação destinados à população afrobrasileira. Enfatizamos a educação como pilar essencial, direcionada à busca por oportunidades e ao desenvolvimento de habilidades e competências para empreendedores e jovens negros. Nossa metodologia é solidamente fundamentada na Transformação Digital, visando não apenas trazer, mas capacitar a comunidade negra para uma participação ativa e bem-sucedida no mercado digital.
Temas: Educação Renda Ver mais