Cidades e Comunidades Sustentáveis | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais

Resultados da busca

Agendas Locais 2030

Casa Fluminense

As Agendas Locais 2030 são planos de ação populares feitos por moradores para documentar problemas de um determinada comunidade e propor políticas públicas que os solucionem.

Temas: Educação Meio ambiente Ver mais

Arquitetura Na Periferia

INSTITUTO DE ASSESSORIA A MULHERES E INOVAÇÃO -­ IAMÍ

Arquitetura na Periferia é um método de assessoria técnica a pequenos grupos de mulheres em situação de vulnerabilidade social, que as reúne e capacita para a independência do instalar, construir, reformar e melhorar as suas casas. Desenvolvido a partir da pesquisa de mestrado da arquiteta Carina Guedes, em 2013/14 pela EAD-UFMG, o método tem como premissas a autonomia das participantes, a cooperação e o trabalho coletivo. Trata-se de um processo no qual as participantes são apresentadas às práticas e técnicas de projeto e planejamento, e recebem um microfinanciamento para conduzirem suas obras com autonomia e sem desperdícios.

Temas: Educação Habitação Ver mais

Banco De Alimentos - Comida Boa

Centrais de Abastecimento do Paraná

O Projeto Banco de Alimentos - Comida Boa tem como seu principal objetivo distribuir adequadamente os hortigranjeiros recebidos diariamente, doados pelos comerciantes atacadistas e os produtores rurais da Ceasa/PR, alimento esse que perderam seu valor comercial, mas ainda são próprios para o consumo humano. O programa segue princípios e diretrizes das leis estaduais e federais, distribuindo alimentos gratuitamente para a população em situação de insegurança alimentar. Beneficia entidades do Sistema Único de Assistência Social, famílias vulneráveis e vítimas de catástrofes. Desde 2020, a mão de obra é fornecida pelo DEPEN, reabilitando monitorados com treinamento profissional.

Temas: Alimentação Meio ambiente Ver mais

Bioconstrução Comunitária Em Povos E Comunidades Tradicionais

Comissão Ecumenica dos Direitos da Terra

Bioconstrução aponta possibilidade rústica que vêm permitindo ao Povo Truká-Tupan uma relação biossemiótica com os sistemas da natureza e o exercício de uma cogestão. Coletar amostras de barro de diversos locais, para averiguar a proporção de terra, areia e material orgânico, com o intuito de identificar o barro mais adequada para a produção de tijolos.Após selecionado, o barro é misturado e peneirado com cimento, testando as possibilidade de misturas nas seguintes proporções de 1:12, 1:10 e 1:8 para avaliar suas respectivas resistência, O endurecimento do tijolo ocorre através da "cura" mantendo umido por um período de 28 dias.

Temas: Habitação Meio ambiente Ver mais

Caminhos Da Favela (Caminos De La Villa - Argentina)

Asociación Civil por la Igualdad y la Justicia (ARGENTINA)

"Caminhos da Favela" é um portal multimídia que torna visíveis as condições de vida em mais de 20 bairros segregados da Cidade de Buenos Aires, trazendo a seus 275.000 habitantes uma ferramenta de diagnóstico comunitário das diferentes prestações de serviços e monitoramento e controle das obras públicas. A ferramenta, que inclui os traçados urbanos de todas as favelas da cidade, permite georreferenciar esses dados, ao mesmo tempo contribuiu contribuiu para remediar outro déficit que era a ausência dessas favelas nos mapas oficiais da cidade de Buenos Aires e a falta de mapas on-line que mostrassem com precisão o seu tecido urbano.

Temas: Habitação Ver mais

Casas Adaptadas À Eventos Climáticos Extremos Em Áreas Úmidas

Ecoa - Ecologia e Ação

CASAS ADAPTADAS à eventos climáticos extremos, para regiões alagáveis como o Pantanal, são habitações planejadas e construídas com materiais sustentáveis, resistente a água e ao fogo, que permitem conforto térmico, físico e salutar às famílias. Cada unidade habitacional possui um sistema de captação de água pluvial e tratamento de esgoto, bem como um sistema de geração de energia fotovoltaica. Na sua base estruturas em aço galvanizado, padronizadas/ universais que permitem a montagem da CASA em 8 dias, pois é formada por sistemas de encaixes parafusáveis, sendo, portanto, rapidamente desmontável e transportada em caso de alterações ambientais garantindo seguridade e autonomia às famílias

Temas: Habitação Saúde Ver mais

Construção De Habitação Em Assentamentos

Associação Estadual de Cooperação Agrícola (AESCA)

Esta tecnologia permite a maximização de recursos destinado a construção de moradias em assentamentos de reforma agrária possibilitando a construção de um projeto arquitetônico maior, utilizando a metodologia de mutirão e autoconstrução pelas famílias beneficiadas.

Temas: Habitação Ver mais

Construção De Moradias De Emergência

Um Teto Para Meu País

O TETO implementa soluções na área de habitação, com a construção de moradias emergenciais em assentamentos precários para famílias carentes, cujas casas geralmente são de papelão, chão de terra e quase sem telhado. A tecnologia do TETO as substitui por casas de emergência feitas de madeira.

Temas: Habitação Ver mais

Construindo Feiras De Base Agroecológica-Cultural

Universiade Federal do Piaui

A TS construção de feiras de base agroecológica-cultural articula iniciativas institucional/comunitárias para viabilizar a comercialização de produtos da agricultura sustentável e da arte/artesanato do município, cuidando em realçar a dimensão política, cultural, educativa e formativa da Agroecologia. Adota o pensamento complexo; metodologias horizontais de trabalho; diálogos com rurais e urbanos, com artesãs e artistas; instituições; com experts de cada área. Constitui equipes de alunos e docentes objetivando consolidar vias para a segurança alimentar, visibilidade da arte/artesanato, empoderamento de mulheres, melhoria da renda e dos cuidados ambientais.

Temas: Alimentação Renda Ver mais

Criação De Bibliotecas Comunitárias Vaga Lume

Associação Vaga Lume

A metodologia Vaga Lume de criação de bibliotecas comunitárias é baseada no tripé Estrutura-Capacitação-Gestão, ou seja, a entrega de recursos materiais é acompanhada da formação de pessoas e do incentivo à gestão comunitária, sempre valorizando a cultura local.

Temas: Educação Ver mais

Fale Conosco