Objetivo
Objetivo geral:
Empoderar crianças e jovens de comunidades rurais da Amazônia a partir da promoção da leitura e da gestão de bibliotecas comunitárias como espaço vivo para compartilhar saberes.
Objetivos específicos:
Ampliar as competências pessoais, sociais e cognitivas
Aprimorar o desenvolvimento escolar
Fortalecer lideranças locais
Amazônia percebida por seu valor socioambiental
Possibilitar que crianças e jovens adquiram maior conhecimento do mundo
Garantir a aquisição de habilidades de leitura de crianças e jovens
Valorizar a identidade das comunidades
Aproximar as comunidades escolares das realidades brasileiras
Problema Solucionado
Segundo dados do IDEB, a Amazônia Legal apresenta as piores taxas de educação do país, com índices preocupantes de alfabetização e altas taxas de evasão escolar. Dentre os diversos dessa região que a organização atua, destacam-se os altos níveis de desigualdade social 41% da população encontra-se em situação de pobreza; o baixo investimento na região e a ausência de equipamentos culturais, apenas 13% das bibliotecas públicas brasileiras se encontram nos 9 estados da Amazônia. A população também enfrenta constantes ameaças relacionadas ao desmatamento e ao desmonte de políticas de valorização da cultura local e dos povos originários com consequências evidentes, como a taxa de analfabetismo de 9,4%. É nesse contexto que a Vaga Lume atua há 23 anos, promovendo o acesso à leitura e buscando contribuir para a solução desses problemas por meio da promoção da leitura, da gestão comunitária e da valorização cultural. Por meio da metodologia desenvolvida, contribuímos para a melhoria no desempenho escolar das crianças, possibilitamos que elas entrem em contato com um mundo de possibilidades, engajamos jovens e moradores das comunidades e incentivamos a cultura local.
Descrição
A metodologia da Vaga Lume é implementada a partir de 5 passos:
(1) Acesso à literatura e infraestrutura da biblioteca: doação de livros de literatura, criteriosamente selecionados considerando a diversidade de estilos de texto, linguagens, assuntos e gêneros. São priorizados livros que promovam o contato do leitor com diferentes visões de mundo e que exaltam os traços, as cores e as expressões culturais das crianças e jovens amazônicos valorizando suas marcas identitárias negras e indígenas, contribuindo assim para o processo de empoderamento das comunidades. Os livros também são acompanhados de uma estrutura básica composta por estantes, esteiras, carteirinhas e cadernos de memória. Todos os anos as bibliotecas recebem o acervo e o material de infraestrutura para as bibliotecas. Algumas das bibliotecas têm sede própria e outras estão localizadas em salas da escola, centros comunitários ou até mesmo na casa de voluntários.
(2) Capacitação de Mediadores de Leitura e Multiplicadores de metodologia: formação de voluntários que qualifiquem o acesso ao livro e à leitura e que possam fazer a ponte entre os livros e as crianças. Os mediadores de leitura e multiplicadores também são capacitados na organização do espaço da biblioteca, orientados pela equipe técnica sobre a disposição do acervo de forma a incentivar a leitura nas crianças. As capacitações têm como objetivo valorizar a cultura local e formar os voluntários na metodologia.
(3) Apoio ao Engajamento Comunitário: a Vaga Lume incentiva os voluntários a gerirem a biblioteca de modo que ela seja incorporada como um equipamento da comunidade. Dessa forma, eles são responsáveis por sua manutenção, funcionamento e também pela organização de assembleias com a comunidade para discutir temas de interesse coletivo, como educação e cidadania. As atividades de cada biblioteca são monitoradas e apoiadas pela Vaga Lume ao longo do ano.
(4) Valorização da Cultura Local: fortalecimento da cultura de cada comunidade por meio do incentivo à realização de rodas de histórias, nas quais os moradores mais antigos das comunidades relatam mitos, lendas, causos e histórias contados oralmente de geração em geração, que são registrados em livros artesanais ricos em vocabulários e ilustrações da região. Os livros produzidos pelas comunidades são distribuídos para as 86 bibliotecas na rede, possibilitando também a troca de culturas entre comunidades.
(5) Intercâmbio Cultural – Programa Rede: Promoção de um diálogo intercultural entre jovens das comunidades da Amazônia e escolas e organizações sociais do Sudeste brasileiro, em uma experiência para compartilhar saberes acerca de suas identidades e comunidades. O Programa Rede é composto por cinco ciclos de trocas que ocorrem ao longo de um ano entre pares de troca (jovens e educadores de uma comunidade rural amazônica e uma instituição do Sudeste).
Recursos Necessários
-Despesas Fixas (aluguel, água, luz, telefone, despesas administrativas, recursos humanos);
-Formação continuada de multiplicadores;
-Gestão - Expedições de Monitoramento;
-Para implantação de 1 biblioteca:
Kits para Bibliotecas (no mínimo 300 livros, 2 estantes, 1 livreira e 2 tapetes)
Formação - Cursos de mediação de leitura (material pedagógico, alimentação e transporte)
Expedições de Diagnóstico – seleção de comunidades e potenciais voluntários (logística)
Expedições de Monitoramento – avaliação e acompanhamento (logística)
Resultados Alcançados
As bibliotecas criadas pela Vaga Lume são diferentes de um espaço silencioso, são um espaço para compartilhar conhecimento, onde crianças e adultos têm acesso a informações e entretenimento; um espaço para apoiar a gestão da comunidade, identificando líderes e mobilizando centenas de voluntários de todas as idades. Os beneficiários são crianças e adolescentes que frequentam e têm acesso a atividades culturais e educativas das bibliotecas comunitárias. No entanto, as ações também impactam a comunidade como um todo, além das externalidades positivas alcançadas em decorrência do investimento na educação, professores, voluntários e as famílias também se envolvem no projeto e participam das formações.
Desde 2001, foram ministrados cursos que formaram 6.472 voluntários em mediação de leitura. Além disso, foram doados 195.408 livros de literatura e produzidos 289 livros artesanais que representam a tradição e cultura local. Ao incentivar a leitura, a iniciativa produz um efeito impulsionador do processo de alfabetização e do desenvolvimento de competências pessoais, sociais e cognitivas, contribuindo para o desenvolvimento escolar e de habilidades de leitura das crianças e adolescentes.
Após 23 anos de atuação, são muitos os casos de crianças e adolescentes que frequentaram as bibliotecas, formações e eventos da Vaga Lume e hoje estão no ensino superior. Os depoimentos dos voluntários recolhidos pela equipe indicam que a participação nas atividades e o contato com a leitura foram essenciais para que as crianças almejassem a continuidade dos estudos. Também são muitos os voluntários que participam ativamente de mobilizações políticas em defesa do livro e da leitura.
A equipe coleta os dados anualmente por meio de questionários sobre o acesso às bibliotecas comunitárias; o perfil das escolas das comunidades; o perfil dos voluntários; o as atividades educacionais e culturais realizadas; e o uso contínuo de ferramentas de gestão comunitária que promovem a apropriação local e dão sustentabilidade ao programa. Assim, mensuramos resultados e utilizamos como ferramenta de planejamento, permitindo direcionamento dos investimentos.
Público atendido
Alunos do Ensino Básico
Alunos do Ensino Fundamental
Alunos do Ensino Médio
Adolescentes
Crianças
Lideranças Comunitárias
População Ribeirinha
Povos Indígenas
Povos Tradicionais
Jovens
Comentários