Consumo e Produção Responsáveis | Tecnologias Sociais | Transforma! - Rede de Tecnologias Sociais It's Over 9000!

Resultados da busca

Banco Comunitário Verde Vida

Instituto Verde Vida

O Banco Comunitário Verde Vida, que tem como sua entidade gestora o Instituto Verde Vida, dispõe de uma moeda social intitulada Moeda Verde, com circulação nos bairros abrangentes da Bacia do Rio Aribiri e nos comércios credenciados, podendo ser resgatada na forma de Troca Solidária na sede da instituição. A Troca Solidária tem como iniciativa promover a troca de materiais recicláveis (alumínio, plástico e óleo saturado) pela moeda social e/ou por alimentos dispostos no Mercado Solidário presente na própria sede do Banco Comunitário. Cada reciclável é pesado e revertido em um valor simbólico em moeda social. O projeto é vinculado às finanças solidárias no âmbito da Economia Solidária.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Banco De Alimentos - Comida Boa

Centrais de Abastecimento do Paraná

O Projeto Banco de Alimentos - Comida Boa tem como seu principal objetivo distribuir adequadamente os hortigranjeiros recebidos diariamente, doados pelos comerciantes atacadistas e os produtores rurais da Ceasa/PR, alimento esse que perderam seu valor comercial, mas ainda são próprios para o consumo humano. O programa segue princípios e diretrizes das leis estaduais e federais, distribuindo alimentos gratuitamente para a população em situação de insegurança alimentar. Beneficia entidades do Sistema Único de Assistência Social, famílias vulneráveis e vítimas de catástrofes. Desde 2020, a mão de obra é fornecida pelo DEPEN, reabilitando monitorados com treinamento profissional.

Temas: Alimentação Meio ambiente Ver mais

Banco Social Assubank - Microcrédito Pago Com "Lixo" Reciclável

Instituto de Desenvolvimento Amazônia Sustentável - IDEASSU

O Assubank, conhecido como Banco Social Moeda Verde, é uma iniciativa de finanças solidárias implantada na cidade de Igarapé-Açu, no estado do Pará. Seu principal objetivo é oferecer acesso a microcrédito em moeda social — a Moeda Verde, com valor equivalente ao real — para pequenos empreendedores que empreendem por necessidade e, muitas vezes, estão excluídos do sistema financeiro tradicional. A proposta inovadora do Assubank está na forma alternativa de pagamento das parcelas do microcrédito. Os empreendedores podem quitar suas dívidas por meio da entrega de resíduos recicláveis, como papel, papelão, plástico, metal, vidro, óleo de cozinha usado e lixo eletrônico. Esses materiais são entregues diretamente à ReciclAssu — cooperativa de reciclagem criada a partir das ações do projeto Movimento Moeda Verde — onde são pesados, precificados e o valor correspondente é abatido do saldo devedor do empréstimo. Essa solução conecta inclusão financeira, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento comunitário. Ao transformar resíduos em moeda, o Assubank promove a educação ambiental, reduz o descarte inadequado de lixo, gera renda e fortalece a economia local por meio de uma lógica de economia circular. Além disso, a iniciativa fortalece a organização comunitária, estimula práticas cooperativas e valoriza o protagonismo das populações de baixa renda na construção de alternativas sustentáveis para seus próprios territórios.

Temas: Meio ambiente Renda Ver mais

Fale Conosco