O Projeto No Clima da Caatinga implantou um sistema integrado de gestão de resíduos sólidos em comunidades rurais do entorno da Reserva Natural Serra das Almas, no município de Crateús/CE. A iniciativa teve como objetivo promover a conservação do bioma Caatinga, reduzir emissões de gases do efeito estufa e gerar renda por meio da reciclagem e da compostagem.
Foram realizadas oficinas de educação ambiental com moradores, lideranças, jovens e agricultores, promovendo a separação de resíduos secos e úmidos. Foram instalados 30 coletores em seis comunidades, e estabelecida parceria com a prefeitura para coleta semanal dos recicláveis, que são destinados à Associação de Catadores de Crateús – Recicratiú.
Além disso, foram construídos 14 módulos de compostagem em 14 comunidades, beneficiando diretamente 75 agricultores. Cada composteira produz cerca de 40 sacas de adubo orgânico, utilizado na agricultura familiar e comercializado como fonte de renda. Desde o início do projeto, cerca de 14 toneladas de resíduos foram recicladas, e o modelo passou a ser referência para replicação em outras regiões do semiárido.
Capacitação técnica de catadores de materiais recicláveis para o processamento seguro e mais rentável de resíduos eletrônicos descartados pela população e pelas empresas, de forma a : gerar maior renda para os catadores, criar um sistema para destinação correta desses resíduos pela população e auxiliar as empresas a se ajustarem à PNRS.