A tecnologia é uma alternativa de geração de emprego e renda em Assentamentos na região semiárida mediante a implementação do manejo florestal sustentado. O Plano de Manejo é submetido e aprovado pelo órgão ambiental e, além da autorização do manejo florestal, obtém-se a regularização ambiental.
O SAF usa a matéria orgânica como fonte de nutriente e consorcia de forma adensada espécies de diferentes ciclos de vida e que ocupam diferentes alturas. Esta tecnologia social de baixo impacto tem como resultados: colheita facilitada, aumento na produção e diminuição de mão de obra na capina.
Escola de Ensino Fundamental Benjamin Felisberto da Silva
A Tecnologia das plantas medicinais foi desenvolvida no ano de 2005 e replicada no ano de 2007 nesta Instituição de Ensino, devido à necessidade e precariedade da saúde das crianças e da comunidade, pela dificuldade de acesso a Unidade de Saúde, o que estava dificultando a aprendizagem.
Associação Estadual dos Pequenos Agricultores de Goiás - AEPAGO
A utilização das sementes crioulas visa resgatar a biodiversidade, cultura dos povos, garantir a soberania alimentar e gerar renda. O resgate, multiplicação e distribuição de sementes realizado pela AEPAGO possui 11 anos. Já se produziu 1500 ton de sementes de arroz, feijão e milho. Possui duas linhas: com as famílias guardiãs que são acompanhadas e capacitadas para reproduzir as sementes e outra com famílias produtoras orientadas para a condução da lavoura. O trabalho é acompanhado por pesquisadores da EMBRAPA que promovem capacitações através de tecnologias simples e apropriadas para produção e armazenamento das sementes.